Pesquisa do Blog

30 de out de 2009

BRUXA x SACI. Quem leva a melhor no dia de Halloween?


origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., ou 2 mil anos a traz.

Em sua origem, o halloween não tinha nenhuma relação com bruxas. Na verdade tratava-se de um festival do calendário celta da Irlanda, mais precisamente ”festival de Samhain”, que significa fim de verão e era celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava como o próprio nome diz, o fim da estação do verão. Esta data era considerada pelo povo celta como o Ano Novo, uma data sagrada, pois se acreditava que neste período de festa, a linha tênue entre o mundo material (mundo terrestre), o mundo dos ancestrais (mundo dos mortos) e o mundo divino (mundo dos Deuses), uniam-se.
A Igreja Católica, via esta comemoração como coisa do mal, e determinou que o 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos (All Saint’s Day), também chamado de All-hallows. A véspera deste dia, portanto, era chamada de All-Hallows Eve, que depois virou Halloween.

A forma de como o Halloween é festejado hoje, data do século IX. No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (no Brasil, comemora-se o Dia de finados), os cristãos iam de vila em vila pedindo doces, conhecidos como “bolos de alma” (pequenos quadrados de pão com groselha). Acredita-se que esta seja a origem da frase mais ouvida pelos americanos nesta data “Gostosura ou Travessura”.

Mas, onde ficam as bruxas nesta história?
Bem, elas desempenham papel importante, afinal Halloween significa “O Dia das Bruxas”. Segundo várias lendas, as bruxas se reunião duas vezes durante o ano: a primeira data no dia 30 de abril e a segunda no dia 31 de outubro, e seus encontros eram sempre realizados ao badalar da meia noite. Sinistro.

Aqui no Brasil o “Dia do Saci” é comemorado junto ao Halloween (dia 31 de outubro), tendo como objetivo ensinar às crianças do nosso país os nossos mitos e lendas, difundindo assim a tradição oral, cultural, popular e infantil, sobrepondo assim o folclore brasileiro à cultura internacional - O dia do Saci é um projeto de Lei n. 2479/2003 da deputada Ângela Guadagnin.
BEM, MAS NÃO IMPORTA: “BRUXA OU SACI O MELHOR MESMO E SE DIVERTIR”. Aproveitem ao máximo e se quiser recrie uma dessas idéias para decorar seus doces que encontrei ao navegar pela web.


Um comentário:

  1. QUERIDA. ADOREI A HISTÓRIA E ME SENTI NOVAMENTE COMO NOS VELHOS TEMPOS. AGORA APRENDENDO COM VC. QUAL O DIA DO SACI PERERÊ?
    RIMOUUUUUU.
    ESTE PERSONAGEM TEVE IMPORTANTÍSSIMA ATUAÇÃO EM MINHA VIDA, JA Q PELOS IDOS DE 1960, PARA SE PRESTAR CONCURSO PARA O ENTÃO GINÁSIO,HAVÍAMOS QUE FAZER PROVAS. NÃO ME LEMBRO DE QUASE NADA DA PROVA. MAS QUE O CONTEUDO PARA A REDAÇÃO ERA "SE O SACI APARECESSE........." CONTINUEI E DEVO TER DIGO ALGO BOM JA QUE PASSEI E ASSIM ANOS MAIS TARDE, PUDEMOS NOS ENCONTRAR..........BRUXA VEROSTRA

    ResponderExcluir