
1. Purê de batata e cebola frita
500g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes
1 cebola grande picadinha
2 dentes grandes de alho picadinho
1 colher bem cheia de margarina
1/2 xícara de leite quente
Salsinha picada, ou orégano a gosto, ou ainda queijo parmesão ralado (opcional)
Modo de fazer:
Frite o alho e as cebolas na margarina até que murchem e comecem a dourar (se quiser para deixar ainda pior, coloque um pouquinho de bacon bem picadinho), retire do fogo e misture com a batata espremida. Junte o leite quente, acerte o sal e acrescente a salsinha, o orégano, ou o queijo parmesão ralado (devo confessar que coloco de tudo um pouco). Acompanha qualquer tipo de carne + arroz branquinho.
2. Purê para acompanhar de preferência peixes
500 g de batatas cozidas e espremidas ainda quente
4 colheres de sopa bem cheia de maionese
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, e não necessita acrescentar mais nada.
3. Bolo de batatas com carne moída
1k de batatas cozidas e espremidas ainda quentes
700g de carne moída refogadinha com temperos a gosto
Azeitonas verdes ou pretas picadinha
3 gemas e 1 clara
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de margarina
Sal ou tempero de sua preferência
Modo de fazer:
Unte e enfarinhe um refratário e reserve.
Refogue a carne moída á seu modo e reserve.
Cozinhe as batatas bem lavadas com a casca, esprema e misture com as gemas, a margarina derretida, o leite e o queijo parmesão misturem muito bem.
Coloque metade da massa no refratário, pincele a clara com delicadeza sobre a massa de batatas e espalhe homogeneamente a carne moída refogadinha com as azeitonas picadas (coloque o recheio morno ou frio, não coloque o recheio quente). Por cima espalhe o restante da massa de batatas, coloque um pouco mais de queijo parmesão e um pouquinho de orégano e leve ao forno para dourar ou até derreter um pouco o queijo.
4. Ensopado de músculo com cenoura, batatas e bacon
1 kg de músculo em cubos
50g de bacon (opcional)
1 tomate picadinho
1 cebola picadinha
1 dente de alho grande picado ou amassado
1/2 pimentão verde picadinhos (opcional)
500g de batatas
2 cenouras grandes
2 colheres cheias de massa de tomate
Modo de fazer:
Em uma panela de pressão frite o músculo e o bacon picadinho (sem temperar) em um pouco de óleo até dourá-lo. Cubra com água e junte o tomate, a cebola, o alho e o pimentão, acerte o sal e tampe a panela e cozinhe até a carne estar bem macia. Se necessário junte mais água durante o cozimento.
Quando a carne estiver macia, junte as batatas e as cenouras, cortada em pedaços regulares e a massa de tomate. Deixe cozinhar mais um pouco (verifique sempre se os legumes já estão cozidos) e acerte novamente o sal se necessário.
5. Salada de batata
Saladas de Batata com maionese são todas iguais...
Mas o segredo está no tempero forte e delicado ao mesmo tempo, levemente picante por causa do alho cru. Não deixe de experimentar.
700g de batatas
2 cenouras cortadas em cubos
2 ovos cozidos
Suco de 1 limão
Sal, pimenta
2 dentes de alho bem picadinho
Bastante cheiro verde picadinho
Maionese para ligar
Modo de fazer:
Cozinhe as batatas já descascadas e cortadas em pedaços regulares, junto com as cenouras também já cortadas e os ovos, ainda com as cascas cuidadosamente bem lavadas. Quando a batata e a cenoura estiverem macias, escorra bem descasque e pique os ovos e misture imediatamente com os demais ingredientes. Leve a geladeira até o momento de servir.
Obs: Salada de batata deve ser sempre temperada, ainda quente, caso contrário ela não absorvem o tempero. Se desejar acrescente: 1 lata de atum ou sardinha amassada e salsinha picada.
Por hoje é só. Se alguém quiser nos enviar outra receitinha, entre em comentar e deixe seu recado, OK!
Querida Márcia
ResponderExcluirEu sabia que havia 1001 maneiras de cozinhar bacalhau, mas não imaginava que houvesse tantas para batatas! E tão deliciosas!
Já que pede, envio mais uma receita que comia muitas vezes, quando era criança. Para aproveitar restos de carne, lá em casa, fazia-se um picado bem gostoso. Depois coziam-se batatas que se esmagavam de seguida e se temperavam com sal, pimenta, uma colher de manteiga e 1 ovo. Faziam-se uns rolos pequenos e neles se abria um espaço que se enchia com o picado. Os rolos eram passados por ovo batido e fritos em gordura bem quente, na ocasião de se servirem.Eram acompanhados por uma boa salada mista, à vontade ou conforme os produtos da época. E ...bom apetite.
Um beijinho
Beatriz
Obrigada pela receita, eu a farei com toda certeza :)
ExcluirTudo de bom pra você e sua família
Beijos