Pesquisa do Blog

22 de nov de 2009

Como fazer Nhoque

O nhoque ou inhoque (forma aportuguesada da palavra italiana gnocchi) é um prato amplamente difundido no mundo todo. Freqüentemente preparado com massa cozida a base de batata, farinha de trigo, ovo, molho de sua preferência e queijo parmesão ralado.


Esta dica é para todos que tenham dúvida quanto ao preparo de nhoque, e em especial para a querida Ana Carolina, junto com um beijo enorme da Dinda.

1-Para a massa: a cada 1 quilo de batata cozida e espremida (ou mandioquinha), use sempre 300 gramas de farinha de trigo


2- A cada quilo de batata e 300 gramas de farinha, adicione 1 ovo; além de deixar mais saboroso, melhora a liga (mexa com uma colher o mínimo possível, apenas para agregar todo os ingredientes).


3- As batatas mais velhas são melhores, por serem mais secas, porem qualquer batata pode ser utilizada.

Uma dica: cozinhe-as no microondas. Lave bem as batatas com casca. Fure-as com um garfo várias vezes e em diversos pontos. Leve as batatas ao microondas ao redor e próximo da borda do prato giratório, em potência alta por 4 a 15 minutos se forem médias e por 9 a 25 minutos se forem grandes. Vire-as na metade do tempo de um lado para o outro para assarem por igual. Não há necessidade de tirar a casca depois de cozida, basta amassá-las.

Desta forma também serve para fazer purê de batata ou batata assada e recheada.

Ex.: 6 batatas médias levam 4 minutos de cada lado ou 8 minutos no total. O tempo depende da quantidade e do tamanho da batata, e atenção: se passar demais elas ficarão duras. Verifique o tempo certo espetando um garfo após alguns minutos, se estiver cozido o garfo penetrará com facilidade e ai estará no ponto.


4- Para dar mais sabor ao nhoque básico, use 70% de batata comum e 30% de batata doce (opcional).


5- Cozinhe a farinha antes de usá-la: coloque-a em uma frigideira, em fogo médio, por 15 minutos, até que fique ligeiramente dourada (atenção para não torrar). Então, peneire. Dessa forma, ela ficará menos úmida e o nhoque não desmanchará ao cozinhar (o risco disso acontecer é mínimo).

Mas, se não quiser você pode utilizar a farinha ao natural. Ok.


6- Mexa a massa o mínimo possível. O manuseamento faz com que a água se desprenda da batata. Use as mãos somente para e fazer os rolinhos, que deverão ser cortados aproximadamente na grossura do dedo médio e 3 centímetros de comprimento. Para facilitar, utilize uma inhoqueira (aparelho comprado em lojinhas de R$ 1,99).


7- Cozinhe somente em água e sal. Adicionar óleo fará com que o nhoque fica “liso” e não pegue o molho que será colocado sobre ele.


8- Quando subirem à superfície da água e retire-os com o auxílio de uma escumadeira. Acomode-os sem amontoá-los em um pirex, com um pouco do molho ao fundo.


9- Faça o molho de sua preferência, coloque bastante queijo parmesão ralado sobre os nhoques e saboreie. Huuuummmm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário