Pesquisa do Blog

30 de out de 2009

BRUXA x SACI. Quem leva a melhor no dia de Halloween?


origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., ou 2 mil anos a traz.

Em sua origem, o halloween não tinha nenhuma relação com bruxas. Na verdade tratava-se de um festival do calendário celta da Irlanda, mais precisamente ”festival de Samhain”, que significa fim de verão e era celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava como o próprio nome diz, o fim da estação do verão. Esta data era considerada pelo povo celta como o Ano Novo, uma data sagrada, pois se acreditava que neste período de festa, a linha tênue entre o mundo material (mundo terrestre), o mundo dos ancestrais (mundo dos mortos) e o mundo divino (mundo dos Deuses), uniam-se.
A Igreja Católica, via esta comemoração como coisa do mal, e determinou que o 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos (All Saint’s Day), também chamado de All-hallows. A véspera deste dia, portanto, era chamada de All-Hallows Eve, que depois virou Halloween.

A forma de como o Halloween é festejado hoje, data do século IX. No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (no Brasil, comemora-se o Dia de finados), os cristãos iam de vila em vila pedindo doces, conhecidos como “bolos de alma” (pequenos quadrados de pão com groselha). Acredita-se que esta seja a origem da frase mais ouvida pelos americanos nesta data “Gostosura ou Travessura”.

Mas, onde ficam as bruxas nesta história?
Bem, elas desempenham papel importante, afinal Halloween significa “O Dia das Bruxas”. Segundo várias lendas, as bruxas se reunião duas vezes durante o ano: a primeira data no dia 30 de abril e a segunda no dia 31 de outubro, e seus encontros eram sempre realizados ao badalar da meia noite. Sinistro.

Aqui no Brasil o “Dia do Saci” é comemorado junto ao Halloween (dia 31 de outubro), tendo como objetivo ensinar às crianças do nosso país os nossos mitos e lendas, difundindo assim a tradição oral, cultural, popular e infantil, sobrepondo assim o folclore brasileiro à cultura internacional - O dia do Saci é um projeto de Lei n. 2479/2003 da deputada Ângela Guadagnin.
BEM, MAS NÃO IMPORTA: “BRUXA OU SACI O MELHOR MESMO E SE DIVERTIR”. Aproveitem ao máximo e se quiser recrie uma dessas idéias para decorar seus doces que encontrei ao navegar pela web.


É FIM DO MÊS

Fim do mês, tô sem grana, não dá para fazer super pratos, mas batatas têm em casa. Pensando nisto resolvi postar para vocês varias receitinhas gostosas que é tudo de bom e que agradam a todos (este é só o começo da saga das batatinhas, pois tenho mais de 20 receitinhas feitas com este tubérculo, que é um dos vegetais mais usados em todo o mundo).

1. Purê de batata e cebola frita


500g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes

1 cebola grande picadinha

2 dentes grandes de alho picadinho

1 colher bem cheia de margarina

1/2 xícara de leite quente

Salsinha picada, ou orégano a gosto, ou ainda queijo parmesão ralado (opcional)


Modo de fazer:

Frite o alho e as cebolas na margarina até que murchem e comecem a dourar (se quiser para deixar ainda pior, coloque um pouquinho de bacon bem picadinho), retire do fogo e misture com a batata espremida. Junte o leite quente, acerte o sal e acrescente a salsinha, o orégano, ou o queijo parmesão ralado (devo confessar que coloco de tudo um pouco). Acompanha qualquer tipo de carne + arroz branquinho.


2. Purê para acompanhar de preferência peixes


500 g de batatas cozidas e espremidas ainda quente

4 colheres de sopa bem cheia de maionese


Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes, e não necessita acrescentar mais nada.


3. Bolo de batatas com carne moída


1k de batatas cozidas e espremidas ainda quentes

700g de carne moída refogadinha com temperos a gosto

Azeitonas verdes ou pretas picadinha

3 gemas e 1 clara

1/2 xícara de leite

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

1 colher de sopa de margarina

Sal ou tempero de sua preferência


Modo de fazer:

Unte e enfarinhe um refratário e reserve.

Refogue a carne moída á seu modo e reserve.

Cozinhe as batatas bem lavadas com a casca, esprema e misture com as gemas, a margarina derretida, o leite e o queijo parmesão misturem muito bem.

Coloque metade da massa no refratário, pincele a clara com delicadeza sobre a massa de batatas e espalhe homogeneamente a carne moída refogadinha com as azeitonas picadas (coloque o recheio morno ou frio, não coloque o recheio quente). Por cima espalhe o restante da massa de batatas, coloque um pouco mais de queijo parmesão e um pouquinho de orégano e leve ao forno para dourar ou até derreter um pouco o queijo.


4. Ensopado de músculo com cenoura, batatas e bacon


1 kg de músculo em cubos

50g de bacon (opcional)

1 tomate picadinho

1 cebola picadinha

1 dente de alho grande picado ou amassado

1/2 pimentão verde picadinhos (opcional)

500g de batatas

2 cenouras grandes

2 colheres cheias de massa de tomate


Modo de fazer:

Em uma panela de pressão frite o músculo e o bacon picadinho (sem temperar) em um pouco de óleo até dourá-lo. Cubra com água e junte o tomate, a cebola, o alho e o pimentão, acerte o sal e tampe a panela e cozinhe até a carne estar bem macia. Se necessário junte mais água durante o cozimento.

Quando a carne estiver macia, junte as batatas e as cenouras, cortada em pedaços regulares e a massa de tomate. Deixe cozinhar mais um pouco (verifique sempre se os legumes já estão cozidos) e acerte novamente o sal se necessário.

5. Salada de batata


Saladas de Batata com maionese são todas iguais...

Mas o segredo está no tempero forte e delicado ao mesmo tempo, levemente picante por causa do alho cru. Não deixe de experimentar.

700g de batatas

2 cenouras cortadas em cubos

2 ovos cozidos

Suco de 1 limão

Sal, pimenta

2 dentes de alho bem picadinho

Bastante cheiro verde picadinho

Maionese para ligar


Modo de fazer:

Cozinhe as batatas já descascadas e cortadas em pedaços regulares, junto com as cenouras também já cortadas e os ovos, ainda com as cascas cuidadosamente bem lavadas. Quando a batata e a cenoura estiverem macias, escorra bem descasque e pique os ovos e misture imediatamente com os demais ingredientes. Leve a geladeira até o momento de servir.


Obs: Salada de batata deve ser sempre temperada, ainda quente, caso contrário ela não absorvem o tempero. Se desejar acrescente: 1 lata de atum ou sardinha amassada e salsinha picada.

Por hoje é só. Se alguém quiser nos enviar outra receitinha, entre em comentar e deixe seu recado, OK!

COMO ARRUMAR A MESA

O jantar familiar é uma maneira informal de convidar amigos e parentes, enquanto um jantar formal comemora ocasiões especiais, como aniversários, a chegada de uma pessoa importante, homenageia um amigo muito especial.
Para preparar um jantar inesquecível, tente programá-lo baseando-se em um tema, escolhendo a louça e a decoração de acordo.


A- Faca para peixe
B- Faca comum
C- Faca para pão e manteiga
D- Prato raso
E- Garfo comum
F- Garfo para peixe
G- Guardanapo
H- Prato do pão
I- Garfo de sobremesa
J- Colher de sobremesa
K- Copo para água
L- Copo para vinho


Faca e Garfo : para o primeiro prato, com ou sem carne (vermelha ou ave) - (B e E). Se for peixe - (A e F).
A pequena faca: para o pão ou passar manteiga - (C)
Sobremesa: é o jogo mais acima - (I e J)
Os demais utensílios: o guardanapo- (G), para pão e a manteiga - (H), prato de serviço - (D), e os copos: para água - (K), para o vinho - (L).

O talher usado nunca é deixado sobre o forro da mesa. Quando não usada, a faca é deixada obliquamente em dois pontos de apoio sobre a borda do prato em uso, na posição da corda de um arco, a ponta para o lado mais afastado do prato e o cabo na borda direita.



Ao terminar uma refeição, a pessoa deixa o garfo e a faca unidos em paralelo, dentro do prato, com os cabos apoiados na borda do lado direito.

29 de out de 2009

AS 1001 UTILIDADES DO VINAGRE BRANCO


Há pouco tempo, em visita a uma comunidade do Orkut, fiquei surpresa com as 1001 utilidades do vinagre branco. Algumas das dicas eu já conhecia e até faço uso delas, outras porem, não fazia a menor idéia que desse certo. Devo confessar que ainda não testei todas as dicas, mas até o momento, todas as que eu usei tiveram resultado bastante satisfatório.


Segue então algumas das utilidades deste maravilhoso líquido:
Produtos de limpeza capaz de substituir: detergentes, amaciantes e limpadores multiuso.
De todos os limpadores naturais, o vinagre branco é o campeão de limpeza - graças a sua acidez, combate de mofo, a gordura e odores fortes. Segundo opinião de especialistas, o vinagre pode chegar a garantir a economia no seu bolso em até 32% se substituirmos os produtos de limpeza habituais pelo uso do vinagre.


1. Na limpeza do fogão, basta deixar um pouco de vinagre sobre a gordura quinze minutos antes de começar a limpeza. Isto também irá ajudar para afastar um pouco as formigas e moscas de sua cozinha - passe com um pano encharcado de vinagre puro sobre a pia. 2. Na limpeza de tapetes e carpetes, basta utilizar uma solução de: 2 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água.
3. Outra solução para limpeza é: 6 colheres de sopa de vinagre em 8 litros de água quente para limpar pisos, janelas e espelhos (se o vidro estiver muito sujo, recomenda-se a utilização de água e sabão na remoção da sujeira). O uso do vinagre irá remover toda a gordura que se acumula sobre estas superfícies deixando-as limpas e brilhantes.
4. Na remoção do mofo dos azulejos, basta aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro e esfregar com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e só então lave a superfície com água e sabão.
5. Para retirar cheiro de urina e fezes deixado pelos bichos de estimação, aplique uma solução de 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. Depois passe um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente (o cheiro do vinagre sairá totalmente após seco, assim como os odores desagradáveis).
6. O vinagre auxilia na remoção de resíduo de sabão das roupas lavadas em máquinas, deixando-as mais macias (experimente principalmente nas toalhas de banho) e sem odores, sendo utilizado na hora enxágüe: basta utilizar de 2 a 4 colheres de sopa na máquina de lavar. Os tênis também poderão se enxaguados com esta solução para a eliminação do chulé (pode ser usado também para enxaguar os pés).
7. O vinagre também é um ótimo fungicida e pode e deve ser utilizada para a eliminação de caspa, seborréia e pode ajudar para retirar e afastar piolhos (passar vinagre puro na cabeça e coloque uma touca, deixe agir por uns 20 minutos e depois lave – isso pode aquece um pouco a cabeça, mas dá resultado. Quem é mais sensível passe vinagre com água. E jamais façam isso no SOL, caso contrário irá queimar e até escamar o couro cabeludo). O vinagre de maçã é o mais utilizado para os cabelos (o branco também pode ser usado), ele irá ajudar a recuperar o brilho natural (usar para enxágüe após o sampool: 1colher de sopa para 1copo grande de água - o cheiro irá sair totalmente após os cabelos secos).
8. Para remover gordura, sujeiras dos poros e células mortas do rosto, utilize a noite um algodão embebido em vinagre (quem tem a pele sensível, passe vinagre diluído com água fria ou morna -1 colher de sopa para meio copo de água).
9. Utilize 1 colher de sopa de vinagre puro na máquina de lavar louças como produto para dar brilho; como anti-calcário para lavar a máquina de café; para que as flores durem mais tempo nos vasos (umas gotinhas misturadas à água); nos móveis de madeira, de fórmica, bancadas de alumínio... devolve o brilho natural, bastando apenas umedecer um paninho.
10. Para irritação e dor de garganta utilize 2 colheres de sopa de vinagre para meio copo de água filtrada e morna, fazer gargarejo 4 vezes ao dia. É excelente, pois age como bactericida e pode ser utilizado para lavar ferimentos (não usar puro, somente diluído em água filtrada morna ou fria).
11. Ele também ajuda na eliminação de pulgas se utilizado no banho dos nossos gatinhos e cãezinhos. Usar em uma solução bem forte, não puro, como enxágüe em todo o corpo do animal - as pulgas ficarão mais lentas, dando-nos a oportunidade de catá-las com facilidade.


Existem outras mil utilidades, O VINAGRE É UM SANTO REMÉDIO E FAZ MILAGRES, e quem souber de outras utilidades para este produto, conte pra gente deixando seu comentário (o uso em saladas não vale - todo mundo já sabe).

FRANGO COM QUIABO NO MICROONDAS

Chegar em casa após um dia de trabalho e ter de encarar um fogão, ninguém merece, mas as carinhas famintas da família não dá para ignorar. A solução é correr para o santo microondas e fazer rapidinho o que levaria horas para ficar pronto.
A receita que eu divido com vocês é ótima, aprendi com uma amiga querida, e pasmem: o frango com quiabo fica sem nenhuma baba e até mais gostoso do que aquele feito da forma tradicional.

Ingredientes:
- 500 g de coxa e sobrecoxa (acho mais suculenta que o peito) de frango cortado em pedaços temperadas a seu gosto
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola média picada
- Pimenta vermelha picada opcional
- Alecrim a gosto
- 2 tomates picados, sem peles e sem sementes
- 3 colheres (sopa) de molho de tomate pronto
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 tablete de caldo de galinha ou de legumes dissolvido em 300 ml de água quente
- Sal a gosto se necessário
- 2 xícaras (chá) de quiabo em rodelas de 1 cm

Modo de Preparo:
Em um refratário fundo, coloque as coxas e sobrecoxas de frango cortadas em pedaços.
Adicione 2 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola média picada, 3 dentes de alho amassados, pimenta vermelha picada e alecrim a gosto, 2 tomates picados sem pele e sem sementes, sal a gosto, 3 colheres (sopa) de molho de tomate pronto, 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 300 ml de água quente.
Cubra com papel filme, faça pequenos furos com uma faca para que o ar saia (não precisa ser muitos, bastam uns 4) e leve ao microondas por aproximadamente 25 min. em potência alta.
Retire do microondas, adicione o quiabo e misture.
Cubra novamente com papel filme, não se esqueça dos pequenos furos, leve ao microondas por aproximadamente 10 min.