Pesquisa do Blog

11 de mar de 2010

1- Como usar o microondas

Não compreendo como algumas de minhas amigas só utilizam o microondas para enfeitar a cozinha, esquentar comida e fazer pipoca.

Mesmo quando edito alguma receita aqui no blog sobre microondas, noto que ainda fica uma dúvida. Pensando nisso resolvi “começar do início”.

A partir de hoje, começarei a postar um mini curso sobre microondas (utensílios adequados ou não, tempo de cozimento e potência, dicas e alguns truques para cozinhar melhor o alimento, como dourar, testar o ponto certo do cozimento, adaptar receitas convencionais para o microondas, enfim...)

E tenho certeza que vocês depois de tudo, irão se apaixonar por este equipamento, que é uma “mão na roda” quando estamos com pouco tempo e “morrendo de fome”, ou quando chega àquela visita inesperada.



1. Utensílios apropriados para o microondas:

- Vidro refratário desde que não possuam filetes ou desenhos metálicos

- Cerâmica vitrificada

- Porcelanas e louças sem acabamento metálico (pratos rasos podem ser utilizados como tampa)

- Plástico apenas os mais rígidos, sacos de papel ou plástico apropriados para este fim por não liberar toxinas quando aquecidos, papel-filme, guardanapos, papel-toalha, papel-manteiga


Porem há uma forma segura para sabermos se o utensílio a ser utilizado no forno de microondas é próprio ou não. Neste caso você irá necessitar de uma jarra refratária com 250 ml de água e colocar junto com o recipiente em questão dentro do microondas e ligar por 1 minuto apenas (quando ligamos o micro ele está sempre em potência alta). Assim, após este tempo a água do refratário deverá estar aquecida, mas o utensílio que está a seu lado deverá permanecer frio. Se esquentar, o utensílio não é apropriado para a utilização no microondas e poderá ser danificado e até quebrado quando utilizado.

È sempre recomendado fazer o teste em peças novas antes de levar ao microondas, quando não há informações do fabricante quanto a este uso.



2. Utensílios que não podem ser levados ao forno de microondas:

- Utensílio de metal e papel-alumínio (o papel-alumínio até pode ser utilizado, mas da maneira correta e explicaremos isto mais a frente)

- Panelas, assadeiras, talheres... de inox

- Utensílios que contenham alças, cabo ou filetes e enfeites de metal

- Utensílios de poliestireno e melamina (ex.: pratinhos de bebê e pratinhos plásticos de festas)

- Louças e vidros decorados com frisos dourados ou prateados ou lascados/trincados

- Peças de cristal

- Cerâmica não vitrificada (ex.: peças de barro,...)

- Cerâmica com brilho metálico


A utilização destes utensílios pode danificar o equipamento, além de dar um baita susto pela liberação de faíscas no interior do mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário