E você concorda? Esta é uma receitinha digna da nossa "Saga da batata", não é mesmo.

1 kg de batata (a melhor é a de casca rosada = batata Asterix)
Recheio:
200 g de carne seca de salgada e desfiada
1 colher de sopa de azeite
1 cebola ralada
1 tomate médio sem pele e sem sementes picado
200 g de requeijão cremoso tipo Catupiry® ou mussarela ralada em ralo grosso
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Margarina para untar a frigideira
Modo de preparo:
Quando for a hora de colocar o recheio, coloque uma camada de requeijão e por cima o refogado de carne seca (veja na foto).
Há dois modos de fazer as batatas:
- Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias, porém firmes. Deixe amornar. Leve-as ao freezer por 15 minutos. Retire do freezer e rale no ralo grosso.
- Sem pré-cozinhar as batatas e sem lavar antes de ralá-las. Simplesmente de descasque e rale, sem contato com água, que é para manter o amido e assim fazer a batata se "juntar" melhor.
Nos dois casos, o modo de preparo é o mesmo:
Rale as batatas no ralador grosso e forre uma com parte delas uma frigideira antiaderente pré aquecida e ligeiramente untada com margarina (dê uma "apertadinha" utilizando as cortas de uma colher pra ela ficar bem ajeitada na frigideira), temperei com sal e pimenta, coloque no centro o recheio (não leve o recheio até as bordas da frigideira, para que a primeira camada de batata possa unir com a segunda camada), cobri com mais batata ralada (aperta de novo e tempera de novo com sal e pimenta) e deixei até corar. Vire para repetir o processo do outro lado (uns 10 minutos de cada lado, vire com o auxílio de um prato ou de outra frigideira como se fosse um tostex) e para finalizar o preparo leve a batata rosti ao forno por uns 15 minutos (não deixe passar deste tempo, caso contrário a consistência por dentro parecerá um purê), o que deixará mais crocante a batata. O ideal é servir bem quentinho, acompanhado de uma saladinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário