Pesquisa do Blog

19 de mar de 2010

Como fazer Ovos de Páscoa

Aprenda passo a passo, como fazer um delicioso ovo de chocolate.

Você pode ganhar um dinheirinho, ou presentear seus amigos.


Ingrediente:

Barra de chocolate de aproximadamente 1 kg. (chocolate: ao leite, ou meio amargo, ou fracionado)

Forma de silicone ou acetato para ovos de chocolate (a quantidade de ovos depende do tamanho da forma que você escolheu).


Modo de preparo:

- O primeiro passo:

Pique ou rale o chocolate em um ralo grosso, ou seja deixe o chocolate em pequenas lascas.

Reserve uma parte de chocolate picado (menos da metade) para fazer a "temperagem".



- O segundo passo - derreter o chocolate, que pode ser feito de 2 modos:

1 - Em banho-maria: Para usar esse processo, será necessário aquecer água em uma panela que caiba dentro um o pirex alto. Não deixe a água ferver, ela deverá apenas estar bem quente. Apague o fogo, coloque sobre a água quente o pirex com o chocolate e aguarde até começar a derreter. Mexa com uma colher para ajudar no processo. Tome o máximo de cuidado para não respingar água no chocolate. Qualquer respingo de água pode vir a comprometer a qualidade do chocolate.

*Quando tudo estiver completamente derretido, retire o pirex da panela,coloque o chocolate picado reservado e continue a mexer o chocolate. Isso irá "esfriar" um pouco o chocolate, este processo é chonhecido como "temperagem" e é fundamental para dar maior brilho e resistência ao ovo já pronto.

OU

2 - No microondas: Para derreter os chocolates no microondas, será preciso alterar a potência, e neste caso use sempre a potência média.

Para derreter o chocolate coloque no microondas por 1 minuto. Retire na metade do tempo e mexa para que o chocolate derreta por igual. Volte ao microondas e ao final mexa novamente até derreter tudo e não sobrar nenhum pedacinho sem derreter (o calor ajuda a derreter o chocolate, mas se restar alguns pedacinhos, retorne ao microondas por meio em meio minuto, mexa bem e se necessário retorne por mais meio minuto).

*Realize o mesmo procedimento anterior para a "temperagem" do chocolate. Ok!


Agora com a forma limpa e absolutamente seca, segure-a nas mãos e coloque +- 3 colheres de sopa de chocolate derretido dentro de cada cavidade. Com a própria colher, ou tombando a forma para os lados com cuidado, puxe o chocolate do centro para as bordas da forma, cobrindo toda a superfície da forma (veja a foto abaixo).


Dê algumas batidinhas com a forma voltada para cima, sobre a pia ou mesa para retirar bolas de ar.

Vire a forma para baixo, sobre o pirex aonde se encontra o restante do chocolate derretido, para retirar o excesso, formando assim uma fina camada. Vire novamente a forma para cima e passe uma espátula, ou uma faca sem serra, na borda da cavidade da forma, retirando o excesso de chocolate das bordas (veja foto abaixo).

Cubra a forma com papel alumínio e coloque sobre uma superfície plana (ex. uma forma de bolo) voltada para baixo. Leve à geladeira e deixe resfriar por 5 minutos.

Passado este tempo, retire a forma da geladeira e o papel alumínio, e repita todo o procedimento acima por mais duas vezes (isto dará a espessura da casca de seu ovo de chocolate e caso queira mais grossa, basta adicionar mais camadas - uma a uma. No mínimo, são necessárias três camadas, como a que estamos fazendo).

Após a terceira camada, deixe a forma por cerca de 10 minutos na geladeira, e como antes, com a superfície da forma voltada para baixo, sobre o papel alumínio (veja foto abaixo).


Retire a forma da geladeira e espere até que o ovo se desprenda da forma (a forma torna-se um pouco opaca, isso é o indicativo de que o chocolate está soltando da mesma. Não seja apressada, aguarde).

Retire então a forma e deixe as metades secarem, voltadas para baixo como estão, por 12 horas em local fresco e seco antes de embalar (assim, o chocolate não perderá o brilho).

Use papel chumbo (também pode ser usado papel alumínio, mas o papel chumbo é mais delicado e apropriado para embalar cada metade do ovo individualmente antes de uni-las). Coloque alguns bombons, ou balas, ou mesmo pequenos brinquedinhos dentro do ovo. Junte as duas partes e finalize embalando com celofane e fitas coloridas.


Nota:

  • As sobras de chocolate poderão ser derretidas novamente.
  • Os bombons são feitos com a mesma técnica dos ovos de chocolate: utilizando a forma para bombom, você irá fazer a casquinha (nesse caso, não é necessário fazer uma casca grossa, basta apenas uma ou no máximo duas camadas de chocolate para a casquinha), leve pra gelar por 5 min., recheia com o que escolher (brigadeiro, ou doce de coco,... não encha muito, deixe um espaço antes da borda para ser fechado com chocolate), leva para gelar por 10 min.. Feche os bombons com mais uma camada de chocolate (retire o excesso com uma espátula, como foi feito no ovo), leve novamente para gelar e finalizar. Não esqueça de deixar descansar por 12 horas, antes de embalar.
  • Você pode misturar ao chocolate derretido +- 50 gr. de castanha de caju ou amendoim triturado. Seu bombom, nesse caso não necessitará de recheio, ficará delicioso e com uma textura crespinha (encha toda a cavidade da forma de uma só vez, leve para gelar por +- 15 min.).


Nenhum comentário:

Postar um comentário