Pesquisa do Blog

8 de mar de 2010

Dia Internacional da Mulher

Muitos não sabem por que o dia 8 de maio, foi considerado "O Dia Internacional da Mulher". De certo, julgarão alguns que foi um dia arranjado no calendário para mais uma festividade.
O ano era 1857...
Um grupo de operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entra em greve. Ocupam a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens. Por ordem da direção da empresa, essas funcionárias foram trancadas nesta fábrica onde foi ateado fogo.
Neste incêndio, cerca de 130 mulheres morreram por reinvidicar um direito absolutamente justo.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, que seria comemorado o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma em todo o mundo.
No entanto, ainda em nossos dias, exisistem muitos países no qual as mulheres ainda sobrem com a discriminação no trabalho e na sociedade. Muitas mulheres continuam a sofrem abusos físicos e psicológicos, e na maior parte das vezes exercidos por seus maridos.
Enquanto houver, nem que seja uma mulher, que por apenas pela sua condição de mulher, seja maltratada, vendida, explorada, humilhada... por essas mulheres que este dia foi criado, e é por elas que este dia deve ser lembrado e Contra isto é preciso Lutar Sempre.

A todas as mulheres do mundo: guerreiras, trabalhadoras, mães, amigas, amantes, brancas, negras, pardas (seja qual for a cor da pele, dos olhos, cabelos), pequenas ou altas, gordas ou magras, bonitas ou feias, mulheres que fizeram e fazem história...
Meus Parabéns...
A você mulher, que mesmo sendo taxada de sexo frágil por muitas vezes depois de derramar um caminhão de lágrimas, levantou, sacudiu a poeira, deu a volta por cima, passou um batom e foi ao shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário