Pesquisa do Blog

26 de mar de 2010

Escondidinho de camarão

Esta também pode ser uma opção para o seu almoço de Páscoa.


Ingredientes:

1 kg de aipim descascado

1 caixinha de creme de leite

1 colher de sopa de margarina

Sal a gosto ou tempero em pó de legumes de sua preferência (eu uso “Meu segredo” da Maggi)


Para o recheio:

800g de camarão limpo que pode ser o miúdo, pois vai ser escondido...

2 colheres de sopa de azeite de oliva

2 cebolas médias picadas

1 dente de alho picado

2 tomates sem pele e sementes picados

Cheiro verde ou quentro a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto


Para cobertura:

Queijo parmesão ralado grosso o quanto baste e orégano se quiser


Modo de preparo:

Primeiro cozinhe bem o aipim, até quase desmanchar. Escorra e ainda quente, esprema no espremedor de batatas ou passe aos poucos no processador, formando um purê. Tempere este purê com sal e acrescente o creme de leite e a margarina. Misture tudo e reserve.

Agora faremos o recheio: Coloque o camarão limpo em uma panela onde você já refogou a cebola e o alho no azeite (use o tempero que você mais gosta), coloque o sal e os tomates e o cheiro verde e deixe que cozinhe até que o camarão fique com um tom rosado, e não deixe de mexer de vez em quando para todo ficar bem cozido e gostoso. Não deixe formar muita água para não comprometer o recheio, é necessário um recheio o mais sequinho possível. Reserve.

Em um pirex untado com azeite ou se quiser fazer porções individuais use um ramequin que é mais chique (são pequenos potinhos de porcelana). Coloque a metade do purê reservado (caso esteja usando um pirex ou coloque aos poucos cada um dos ingredientes dentro do ramequin), sobre ele coloque um pouco do recheio de camarão, mais o restante do purê e sobre ele uma camada generosa de queijo parmesão ralado se quiser um pouco de orégano. E agora é só levar ao forno pré-aquecido para dourar.


Nota: Como vocês haviam pedido: este prato pode ser congelado, basta fechar com filme plástico, para impedir a entrada de ar e a formação de cristais de gelo no alimento. E quando você quiser utilizar, bastar por na geladeira no dia anterior para descongelar e alguns minutos antes de levar ao forno, costumo deixar fora da geladeira até que fique completamente em temperatura ambiente, antes de levá-lo ao forno, isto serve para que você não tenha nenhuma surpresa no caso de choque térmico e tenha a sua louça rachada ou quebrada.

Você pode deixar congelado até três meses. OK!


O recheio pode ser modificado (carne moída, frango desfiado, carne seca desfiada...) e no lugar de aipim pode ser usado batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário