Pesquisa do Blog

12 de mar de 2010

Espaguete do Gu

Deliciosamente saudável.

Este é o prato de maçarão que meu filho mais gosta.


Ingredientes:

250g de espaguete grano duro

4 tomates maduros

5 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 cebola picada ou ralada

1 dente de alho picado

3 dentes de alho grandes finamente fatiados

3 latas de sardinhas ao molho de limão esmigalhada

Sal, pimenta do reino, cheiro verde picado (salsa e cebolinha) a gosto

Queijo parmesão (opcional)


Modo de preparo:

Cozinhe a massa em água fervente com sal até ficar Al dente (cozido, porém firme). Reserve.

Corte os tomates em quatro partes (não é em rodelas - veja foto), disponha-os em uma assadeira com o miolo voltado para cima, tempere com sal, uma pitadinha de açúcar e a pimenta-do-reino (passe este tempero generosamente em todo o tomate). Regue com 1 a 2 colheres de sopa de azeite, leve ao forno pré- aquecido e asse durante +- 20 minutos em forno médio. Corte-os novamente ao meio e reserve (lembra um pouco o tomate seco).

Refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite. Acrescente as sardinhas em pedeços e o molho da lata, refogue rapidamente até que fiquem aquecidas. Misture a massa cozida, os tomates cortados e misture delicadamente. Polvilhe o cheiro verde e, se necessário, corrija o sal e coloque o restante do azeite extra virgem e sirva em seguida.


Nota: Caso não encontre sardinha ao molho de limão, adicione o suco de 1 limão no momento em que adicionar as sardinhas à massa. O sabor do limão adiciona um paladar incrível ao macarrão, experimente sei que irá gostar.

E se você não quiser preparar o tomate no forno: refogue primeiro o alho e a cebola e quando tudo estiver ok, coloque o tomate e dê mais uma refogada rápida para não amolecer demais, deixando assim os pedaços firmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário