Pesquisa do Blog

Carregando...

15/04/2010

3 - Como usar o microondas



Estamos quase pronta para cozinhar com microondas:

Há quem pense que o microondas serve apenas para descongelar ou aquecer a comida, mas é possível fazer delícias usando esse aparelho.


A princípio qualquer receita feita em forno e fogão convencional, pode ser adaptada para o forno de microondas. Todas as receitas terão o tempo de preparo reduzido em até 50%. Ou seja, se um prato pede 60 minutos no forno ou fogão convencional, vai ficar pronto em apenas 30 minutos no microondas.


Não se esqueça porem, de que os alimentos continuam cozinhando depois que o aparelho é desligado. É o que chamamos de "Tempo de Espera", e é fundamental para a finalização de qualquer receita. Ou seja, o recipiente em que está o alimento deverá permanecer coberto, sem mexer na tampa de forma alguma, por alguns minutos.


Cozinhando no microondas, você também utilizará bem menos / ou não utilizará gordura alguma, para o preparo de qualquer alimento.


Cobrindo os alimentos:

Com este procedimento simples, você evita respingos e garante a retenção de umidade e produz vapor . Assim sendo, o calor do vapor aliado à ação vibratória das microondas, contribui para um cozimento rápido e uniforme. Além disso, o fato de cobrir o alimento ajuda a amaciar o alimento. Entre os pratos que se beneficiam particularmente da cobertura estão os cozidos, as sopas, os legumes (quando cozidos no microondas mantêm muito mais a cor), os cortes de carne mais duros e as postas grossas de peixe.


As tampas de vidro refratário, os sacos próprios para assar no microondas e o filme plástico são muito eficientes para conservar a umidade e o calor. Por tanto, quando cozinhamos legumes por exemplo, não há a necessidade de adicionar água, basta apenas colocar o alimento em um recipiente próprio para microondas e tampar (as proteínas do alimento conservarão mais presentes que no cozimento tradicional, visto que não se perderão na água).

Quando você estiver preparando ensopados, molhos ou creme que precisem ser frequentemente mexidos, é mais prático usar uma tampa refratária é muito mais prática do que o filme plástico (um prato sem decoração que cubra todo o recipiente que estiver utilizando, também é uma boa opção).


O papel toalha (muito útil, quando colocado sob o alimento, absorve excesso de gordura ou umidade) e o papel manteiga também são ótimos aliados.


Dica: quando utilizar o filme plástico você deverá deixar uma pequena abertura ou fazer pequenos furinhos para a liberação do vapor, o mesmo vale para a utilização dos sacos plásticos. Caso isto não seja feito, o que irá ocasionar é que com a liberação do vapor no interior do recipiente, este tipo de material quando completamente vedado irá se expandir, formando uma enorme bolha até rasgar (não há necessidade de pânico se isso acontecer).


Quanto a utilização de tampas refratárias, tome bastante cuidado de não abrir a tampa voltada para você, afim de evitar que o vapor possa lhe atingir. Não esqueça de utilizar uma luva ou um pegador de panela para segurar a tampa, visto que estará muito quente é claro.


Limpeza do microondas:

A limpeza do microondas deverá ser feita logo após a sua utilização, afim de secar e evitar que o equipamento possa estragar com a ferrugem. Utilize sempre um pano ou esponja macia e siga as orientações do fabricante do seu microondas. Quando for limpar a parte externa do mesmo, deixe a porta aberta, isso evitará que o equipamento ligue sem querer. IMPORTANTE, nunca utilize esponjas de aço ou produto abrasivo em seu microondas, OK.


Para a eliminação de odor, utilize um recipiente de vidro refratário com 250 ml de água e algumas rodelas de limão, deixe ferver por 3 minutos, desligue o microondas e não se esqueça de secar. Outra solução para eliminação de odores é a utilização de um pano embebido numa solução de bicarbonato de sódio e água morna, que você irá passar em todo o interior do microondas (isso também vale para a limpesa de sua geladeira).


Alguns segredos e pequenos truques, indispensáveis para deixar as receitas mais gostosas:

1. Doure a superfície das tortas salgadas pincelando uma mistura de gema e um pouco de molho shoyu.


2. O arroz fica soltinho se você dourar a cebola com 1 colher de chá de óleo num refratário por um minuto (particularmente, eu dispenso esta etapa (coloco tudo junto e pronto), e mesmo assim meu arroz fica bem gostoso e soltinho). Retire do forno, coloque o arroz com a água (até cobrir o arroz) e sal, mexa e volte o refratário ao forno. Cozinhe por 15 minutos (tempo usado para 2 xícaras de arroz) ou até que a água seque totalmente.


3. Bacon frito crocante e sem sujeira. Basta forrar um prato de vidro com duas ou três folhas de papel toalha. Ponha as fatias lado a lado e cubra com mais papel. Leve ao micro-ondas em potência alta por 4 a 10 minutos (depende do teor de gordura, da quantidade de fatias e da forma que você quer seu bacon, menos ou mais crocante) e deixe descansar mais dois minutos antes de abrir a porta do seu microondas. Retire o papel e sirva.


4. Para que o frango assado fique dourado, use uma mistura de três colheres de sopa de maionese com duas colheres de sopa de shoyu e passe sobre o frango.

5. Espinafre, vagem, couve-flor e brócolis retêm maior quantidade de vitaminas C e B quando preparados no micro-ondas, pois cozinham em menos tempo e pouquíssima água (1 ou 2 colheres de sopa de água ou não utilize água alguma, basta por sal e tampar e o vapor irá liberar a água necessária para o cozimento) num refratário tampado.

6. Os bolos ganham cor e sabor se a forma for untada com geléia, goiabada derretida ou cobrir o fundo da forma com frutas carameladas (banana, abacaxi, pera ou maçã) antes de receber a massa.


7. Se quiser assar batatas, fure a casca delas com um garfo em vários lugares. Assim o vapor escapa durante o cozimento, evitando que a casca se rompa. Coloque-as ao redor do prato giratório e leve ao forno em potência alta, sem tampar, por aproximadamente 6 a 10 minutos (batatas média a grande), virando na metade deste tempo para que cozinhe por igual. O tempo irá variar de acordo com o tamanho da batata e da quantidade de amido contido.


As batatas cozidas no microondas são ótimas para fazer batatas recheadas e purê, visto que não necessita de água para seu cozimento.


8. Secar ervas frescas é muito rápido. Lave-as e seque bem. Separe as folhas do talo e forre o prato do micro-ondas com papel toalha. Espalhe as ervas próximo as bordas do prato giratório e sobre o papel toalha, deixando o centro do prato livre . Leve ao forno em potência alta. O tempo varia de acordo com cada uma: salsa, cebolinha, manjericão, coentro e hortelã levam cerca de 3 a 4 minutos; orégano, 2 a 3 minutos; louro, de 3 a 5 minutos. Depois de secas, guarde-as em potes fechados.


9. Para facilitar a descascar alho e cebola pequenas, aquelas usadas em conservas, basta cortar as pontas, colocar em um refratário e aquecer em potência alta por aproximadamente 15 a 30 minutos para o alho e 45 minutos para as cebolas (se colocar as cebolas no microondas por 1 minuto, fará com que não arda os olhos quando descascar). Aperte uma das extremidades para soltar a casca.


10. Você obterá muito mais suco de limão ou laranja, se colocar a beira do prato giratório e aquecer por 30 segundos, deixe esfriar umpouco antes de cortar e espremer.



Bem, daqui para frente acho que a melhor forma de você entender como utilizar seu microondas é pondo "a mão na massa".



Nenhum comentário:

Postar um comentário