Pesquisa do Blog

8 de abr de 2010

Panqueca Sem Farinha

Esta é mais uma receita para todos tem/ou não intolerância ao glúten.

Vale a pena dizer que esta receita em minha opinião é melhor que a tradicional, feita com farinha de trigo, pois ficar uma massa bem mais fininha, leve e espalha melhor na frigideira.


Ingredientes:

1 xícara de arroz cru

3 xícaras de água


1 xícara de leite

1 colher de sobremesa de margarina

1 tablete de caldo de frango/ou de legumes

2 ovos

Sal a gosto


Modo de preparo:

Numa tigela deixe de molho 1 xícara de arroz cru em 3 xícaras de água, fora da geladeira por no mínimo 12 horas. Depois deste tempo escorra e reserve.

No liquidificador coloque o arroz (que ficou de molho e já escorrido), 1 xícara de leite, 1 colher de sobremesa de margarina, 1 tablete de caldo de frango/ou de legumes, 2 ovos e sal a gosto, bata bem esta massa por no mínimo 1 minuto.


Em uma frigideira antiaderente, aquecida em fogo médio e untada levemente com manteiga ou óleo, coloque uma parte da massa da panqueca suficiente para cobrindo e espalhar por todo o fundo da frigideira. Não se preocupe, mas esta massa fica bem mais liquida que a tradicional, e pode até parecer para quem está acostumado com a outra massa, que não dará certo. Doure um lado por 1 minuto, depois, com cuidado vire a panqueca com uma espátula (use um prato se sentir dificuldade para virar) e doure o outro lado por mais 1 minuto. Retire a panqueca da frigideira e repita este procedimento com toda a massa. Reserve-as para posteriormente por o recheio e enrolar uma a uma.


Quanto ao recheio e a maneira de dobrar, deixo a sua escolha: carne, frango, queijo, legumes, chocolate, doce de leite, goiabada com requeijão,... Enrolar como rocambole, fazer trouxinhas, dobrar em quatro partes,...


Nota: Se você quiser dar cor e mais sabor as suas panquecas, basta adicionar no liquidificador, e bater junto aos ingredientes da massa uma destas escolhas:

- Folhas de espinafre = para obter massa de panqueca verde

- 1/2 beterraba = para obter massa de panqueca vermelha

- 1 cenoura = para obter massa de panqueca laranja

- A receita sem adição de nada = para obter massa de panqueca na cor creme


Massa de panqueca com farinha de trigo:
2 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
1 cubo de caldo de legumes ou sal a gosto



Nenhum comentário:

Postar um comentário