Pesquisa do Blog

13 de abr de 2010

Pão de ló fofinho

Ter uma boa massa de pão de ló, é realmente necessário, pois costuma "quebra muitos galhos"!.. E nesta receita a massa fica muito, muito fofinha.

Ingredientes:

4 ovos inteiros

120 gr de açúcar

80 gr de farinha de trigo

40 gr de amido de milho

20 gr de mel bem líquido (garante maior umidade e elasticidade da massa)

Essência de baunilha


Modo de preparo:

Antes de tudo pré-aqueça o forno a 180°C e unte e enfarinhe uma assadeira de 20cm à 30cm de diâmetro ou forre apenas o fundo da assadeira com papel toalha (aquele usado para aborver a gordura das frituras), desta forma não é necessário untar e enfarinhar a forma (dá certo, não tenha medo, assim o bolo cresce retinho e solta com facilidade é só passar a faca na borda no tabuleiro).


E para que sua massa fique bem fofinha, misture a farinha com o amido de milho e peneire pelomenos duas vezes.


Em uma batedeira coloque os ovos junto com gotas de baunilha e o açúcar, bata por no mínimo 15minutos (nunca bata por menos tempo. OK)

Tire a tigela da batedeira, e adicione 1/3 da mistura de farinha e amido de milho (que foi peneirada) sobre a massa, com o auxílio de um fuet em movimentos bem suave de baixo para cima. Adicione o mel aos poucos e mexa até incorporar bem, e continue colocando a farinha até seu término (importante que você não faça nenhum movimento brusco).

Despeje a massa na assadeira e leve para assar por +- 30 minutos ou até dourar, e quando você apertar suavemente o centro do pão de ló, notará que está fofinho.


Polvilhe a superfície do pão de ló com farinha de trigo (utilize uma peneira para facilitar, e retire todo o excesso após frio com o auxílio de um pincel) e espere esfriar completamente para só então cortar, por uma calda para umedecer e rechear com qualquer tipo de recheio.


Nota: Esta massa quando assada em assadeira baixa e retangular, forrada com papel manteiga pode ser utilizada para fazer rocambole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário