Pesquisa do Blog

21 de abr de 2010

Reduzindo a gordura na alimentação

Aqui vão algumas sugestões de como usar o mínimo de gordura ao cozinhar, que poderão lhe ajudar a reduzir os níveis de gordura no sangue.



1- Quando for preparar uma carne: bife, peixe ou peito de frango, prefira dourar ou tostar numa frigideira de tefal. O segredo é pré-aquecer bem a frigideira adicionar um filete apenas de azeite ou óleo e, antes de virar a carne coloque um pouquinho de sal. Este é o método mais perfeito para selar a carne e manter o líquido do alimento.


2- Preparar espetinhos, usando cubos de carne, ou peixe, ou aves, alternando pedaços de cebola, tomate, pimentão e pedaços de abobrinha, ou outro legume e grelhar numa chapa pré-aquecida e levemente untada. Use sempre que possível tempero fresco ao invés do sal para dar sabor a seus pratos.


3- Quando for preparar legumes, pique em cubinhos bem pequenos ou a Juliana (em tirinhas), e use uma frigideira, previamente untada com um pouquinho de azeite ou óleo. É só aquecer bem a frigideira e saltear o legume, ou seja, fazer movimentos com a frigideira para misturar bem os legumes e deixá-los Al Dente. Ai então é só tampar, abaixar bem o fogo e deixe que ele cozinhe por alguns minutos no seu próprio vapor.


4- Cozinhar no vapor é rápido e não precisa de gordura. Caso não tenha um equipamento próprio, basta colocar uma panela com pouca água e quando estiver fervendo, é só arrumar os legumes já cortados dentro de um escorredor de aço (aquele usado para escorrer o macarrão) e tampar a panela. A água utilizada deve permanecer abaixo do escorredor, sem ter contato com o alimento, e por isso que é indicada a utilização de panelas mais altas.


5- O papelote é o método muito fácil. É só embrulhar em uma folha de papel alumínio (parte brilhante voltada para o alimento) o que quiser: carne, peixe, legumes variados, acrescentar salsinha, um tiquinho de sal (use o mínimo de sal, porque ele penetra muito no alimento), um fio de azeite, um pouquinho de vinho branco ou tinto, fechar bem como se fosse um envelope, e levar ao forno pré-aquecido dentro de uma assadeira por alguns minutos (tome cuidado ao abrir, por causa do vapor). O preparo é bem rápido e o sabor é delicioso!


6- Lembre-se de retirar sempre a pele do frango, antes de preparar como desejar: ensopado, assado,...


7- Quando se cozinha no forno de microondas, não se faz necessário a utilização de gordura, ou se utiliza o mínimo possível para o preparo de qualquer alimento.


8- Prefira sempre cortes de carne mais magrinha, sem gordura. E sempre que se fizer necessário, apare as gordurinhas que encontrar.


LEMBRE-SE: A gordura e o sal, são um dos maiores inimigos das pessoas que têm pressão alta e colesterol elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário