Pesquisa do Blog

11 de abr de 2010

Torta de abacate

As recentes pesquisas são unânimes em afirmar que a gordura encontrada na fruta é monoinsaturada e essencial ao bom funcionamento do organismo. Estudos comprovam que o consumo regular desse tipo de gordura é capaz de diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentar os de HDL (o bom colesterol).
Mas, mais que isto esta sobremesa é D+, e estamos em plena safra de abacate aqui no Brasil. Por tanto aproveite.




Ingredientes:
Para a massa:
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga gelada em pedaços
Margarina para untar

Para o recheio:
1 envelope de gelatina sem sabor e incolor
1 abacate grande picado
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de suco de limão
Chantilly e raspas de casca de limão para decorar

Modo de Preparo
Em uma tigela peneire a farinha de trigo e o açúcar. Adicione a manteiga, misture com as mãos até ficar homogêneo. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Unte uma forma de fundo removível de +- 20 a 22 cm, e cubra o fundo desta com a massa.
Pressione bem, fure com um garfo toda a sua superfície e leve ao forno alto, pré-aquecido por 12 minutos aproximadamente ou até que fique ligeiramente dourada. Retire e deixe esfriar completamente.

Bata no liquidificador o abacate, a gelatina já hidratada conforme instruções da embalagem, o leite condensado e o suco de limão, até formar um creme. Coloque sobre a massa e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.

Desenforme e decore como quiser: com chantilly, raspas de casca de limão, calda básica de açúcar como a de um pudim tradicional,... Na foto foi utilizado chocolate fracionado derretido, sobre papel manteiga (desenhe o diâmetro da forma para servir de gabarito) onde foi feito uma espécie de arabesco. Leve ao congelador para endurecer, retire o papel e coloque sobre a torta para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário