Pesquisa do Blog

8 de mai de 2010

Bolo zebrinha

Que tal fazer este lindo bolo para o Dia das Mães?


Ingredientes:

5 ovos

2 xícaras de açúcar (300g)

1 colher de café de bicarbonato de sódio peneirado

3/4 xícara de água filtrada

3 xícaras de farinha de trigo especial (375g – base: xícara de 125g)

1 colher de sopa rasa de fermento em pó peneirado

125 ml de óleo de milho ou girassol

4 colheres de sopa rasa de cacau em pó peneirado (40g)

3/4 xícara de água filtrada (usaremos o suficiente)


Modo de preparo:

Separe as claras e gemas.

Bata as claras em neve, junte aos poucos, batendo sempre, a metade da quantidade de açúcar e o bicarbonato. Bata até ficar uma massa tipo suspiro. Reserve.


Bata as gemas com a água até espumar bem, junte o açúcar e bata até dobrar o volume. Baixe a velocidade para a mínima, junte, alternando, a farinha de trigo peneirada e o óleo. Sempre batendo em velocidade mínima, coloque metade do suspiro reservado, e bata apenas o suficiente para a massa assumir totalmente o suspiro. Retire da batedeira, misture delicadamente o restante do suspiro, junte o fermento em pó.


Divida a massa em duas porções. Em uma delas coloque o cacau e a água e mexa delicadamente até a massa assumir totalmente o cacau.

Unte generosamente com manteiga uma forma redonda de 24 cm diâmetro, alta, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel com manteiga e polvilhe toda a forma com farinha de trigo.


Para formar o efeito zebra no bolo basta: colocar no centro da forma uma colher de massa branca, sobre ela, coloque uma colher de massa de chocolate. Repita até terminar as massas (veja foto a cima). Delicadamente, bata a forma sobre uma superfície forrada com um pano, para que a massa possa acomodar-se por igual no fundo da forma.

Leve para assar em forno a 180º por +- 45 a 50 minutos.

Decore como quizer...Na foto a cima, foi penerado apenas açucar de confeiteiro sobre o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário