
Ingredientes:
Recheio:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média picada
2 tomates sem pele picado
1 peito de frango cozido e desfiado (eu uso o já desfiado de pacotinho)
1 lata de ervilha
1/2 xícara de azeitonas
1/2 xícara de cebolinha e salsinha
Temperos a gosto (orégano, corri, caldo de galinha em pó...)
1 copo de requeijão ou 1 caixinha de creme de leite
Massa:
1 xícara de amido de milho (faz com que a massa fique fofinha, mas não esfarele)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
Sal a gosto
1 ovo
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa bem cheia de margarina ou manteiga
1 gema para pincelar
Modo de preparo:
Recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite. Refogue a cebola e os tomates. Junte os temperos a gosto (orégano e pimenta) e o peito de frango cozido e desfiado. Misture, coloque as ervilhas, as azeitonas e o sal (opcional). Acrescente a cebolinha e o requeijão ou creme de leite (se estiver usando creme de leite em lata, não se esqueça de retirar o soro - mas se usar o creme de leite de caixinha, isso não é necessário). Desligue e reserve.
Massa:
Em um refratário, coloque a maisena, a farinha (peneiradas), o fermento, o sal, o ovo levemente batido e a margarina. Misture com as mãos. A seguir, sove sobre superfície lisa, sempre polvilhando farinha. Divida a massa em duas partes. Abra uma das partes sobre superfície lisa e enfarinhada com auxílio do rolo. Coloque-a em assadeira redonda (não precisa untar). Empregue o recheio e polvilhe queijo ralado (opcional). Abra a outra parte da massa e cubra o empadão. Decore com sobras da massa. Pincele gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido de 180º a 200ºC por 20 a 30 minutos
Nota: Quando estiver utilizando um recheio um pouco mais úmido, é recomendável passar uma clara de ovo sobre toda a superfície da massa antes de colocar o recheio. Isso fará com que a massa fique impermeabilizada e não "embatume" (ficar mal cozida,... meio pesada...), e quando assada ela fica mais crocante.
Esta dica vale para todos os tipos de torta, ou seja, tortas doces e salgadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário