Pesquisa do Blog

30 de mai de 2010

Salada refrescante de pepino e iogurte

Um prato perfeito, refrescante, feito com um pouco de antecedência e fácil de preparar.

Ingrediente:
2 a 3 pepinos cortados em cubos pequenos com ou sem a casca
1/2 xícara de passas sem caroço

1/3 xícara de folhas de hortelã picadas (este ingrediente faz toda a diferença)

2 tomates sem sementes picados em cubos

1/2 cebola cortada em cubos pequenos


1 copo de iogurte natural
2 colheres de sopa de maionese

1/2 xícara de azeite extra virgem

1/2 xícara de suco de limão

2 dentes de alho picadinhos ou socados

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes do molho: a maionese, o iogurte, o azeite, o limão e alho. Tempere a se gosto com sal e pimenta e reserve.

Lave bem os pepinos e corte em cubinhos. Em um escorredor sobre uma vasilha, coloque os pepinos e um pouco de sal para escorrer (os pepinos precisam escorrer por no mínimo 1 hora fora da geladeira, coloque um peso sobre eles como um prato). Aproveite o tempo para cortar e adicionar em um pirex ou saladeira os tomates, a cebola, a hortelã e as passas, que eu gosto de deixar hidratar em água quente por 15 a 20 minutos, mas se você não quiser tudo bem.

Tudo pronto, os pepinos já foram escorridos e lavados para retirar o excesso de sal, junte com os outros ingredientes reservados anteriormente, mexendo delicadamente com parte do molho (não use todo o molho, pois os pepinos poderão continuar a escorrer um pouco mais de água). Deixe na geladeira até a hora de servir, momento em que você deverá colocar o restante do molho, ok.

Nota: Se quiser, pode adicionar um pouco de nozes, ou azeitonas picadas, ou maçãs picadas, para deixar ainda mais gostosa a nossa salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário