
2 a 3 pepinos cortados em cubos pequenos com ou sem a casca
1/2 xícara de passas sem caroço
1/3 xícara de folhas de hortelã picadas (este ingrediente faz toda a diferença)
2 tomates sem sementes picados em cubos
1/2 cebola cortada em cubos pequenos
1 copo de iogurte natural
2 colheres de sopa de maionese
1/2 xícara de azeite extra virgem
1/2 xícara de suco de limão
2 dentes de alho picadinhos ou socados
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes do molho: a maionese, o iogurte, o azeite, o limão e alho. Tempere a se gosto com sal e pimenta e reserve.
Lave bem os pepinos e corte em cubinhos. Em um escorredor sobre uma vasilha, coloque os pepinos e um pouco de sal para escorrer (os pepinos precisam escorrer por no mínimo 1 hora fora da geladeira, coloque um peso sobre eles como um prato). Aproveite o tempo para cortar e adicionar em um pirex ou saladeira os tomates, a cebola, a hortelã e as passas, que eu gosto de deixar hidratar em água quente por 15 a 20 minutos, mas se você não quiser tudo bem.
Tudo pronto, os pepinos já foram escorridos e lavados para retirar o excesso de sal, junte com os outros ingredientes reservados anteriormente, mexendo delicadamente com parte do molho (não use todo o molho, pois os pepinos poderão continuar a escorrer um pouco mais de água). Deixe na geladeira até a hora de servir, momento em que você deverá colocar o restante do molho, ok.
Nota: Se quiser, pode adicionar um pouco de nozes, ou azeitonas picadas, ou maçãs picadas, para deixar ainda mais gostosa a nossa salada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário