Pesquisa do Blog

10 de mai de 2010

Sopa Vichyssoise

Presente na alimentação humana desde que o homem pré-histórico encontrou um meio de aquecer a água para cozer alimentos - a sopa foi, provavelmente, a primeira comida elaborada e criativa da História, já que resulta da mistura de ingredientes e estes são praticamente infindáveis. Afinal, diz a lenda, que, havendo água, até de pedra se pode fazer uma sopa.

A sopa vichyssoise de origem americana, é uma sopa que deve ser consumida fria, e que pode ser feita com antecedência.
Que tal, servir como prato de entrada para um jantar especial?


Ingredientes:
20g manteiga
3 alhos-poró (só a parte branca)
1/2 cebola média picada
400g batata
1 caixa de creme de leite
Salsa e cebolinha a gosto
Pimenta do reino a gosto (opcional)
O quanto baste de sal

Modo de preparo:
Lave bem e corte os alhos-poró ao meio e em rodelas (corte apenas as partes brancas em tirinhas e guarde as verdes para outra utilização). Descasque as batatas e corte-as em quatro (reserve-as em água, se não for fazê-las imediatamente para não escurecer).

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue um pouco o alho-poró e a cebola. Acrescentar cerca de 1 litro de água fria e adicione o sal. Coloque então as batatas, abaixe o fogo e deixe ferver e cozinhe até que as batatas estejam macias.
Bata tudo em um liquidificador, acrescentando quantidade suficiente do líquido do cozimento dos legumes para que o resultado fique bem cremoso, e não muito ralo (talvez não seja necessário utilizar toda a água do cozimento,ok).

Acrescente o creme de leite, acerte o sal e coloque a pimenta do reino e volte ao fogo até começar a ferver.
Deixe a sopa esfriar e leve a geladeira até a hora de servir, adicionando a salsa e a cebolinha picada sobre a sopa neste momento.


Fonte: TV cozinhando

Nenhum comentário:

Postar um comentário