Pesquisa do Blog

Carregando...

4 de jun de 2010

Torresmo Pururuca

A muito que eu queria fazer um torresminho como aqueles servidos em botequim: crocante e sequinho. Um segredo que parecia ser guardado a sete chaves, mas que após várias tentativas, finalmente consegui.


Ingredientes:

1 kg de toicinho de porco

Sal, alho e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo:

Retire com uma faca afiada o excesso de banha no toicinho, se houver (o toicinho ideal para torresmo deve ter 1 dedo de espessura). Corte em cubinhos e tempere os torresmos com o sal, o alho e a pimenta do reino e deixe descansar por uns 15 minutos.


Coloque um pouco de óleo em uma panela alta e quando estiver bem quente, coloque os cubos do torresmo.

Ao estarem quase submersos pela gordura, pois a gordura do torresmo derrete, aumentando assim a quantidade de gordura que existia na panela, abaixe o fogo e tampe a panela, pois eles a esta altura costumam espirrar e sujam muito o fogão. Frite-os bem, mexendo de vez em quando para não grudarem.


Desligue o fogo, e retire os torresmos escorrendo-os sobre papel absorvente (papel toalha) . Deixe que esfrie na geladeira, e quando estiverem completamente frios (*), esquente bem a gordura novamente, coloque de volta os torresmos e vá mexendo até eles pururucarem (isso se dá devido ao choque térmico), e quando retirados da gordura ficam tão sequinhos que desta vez quase nem sujam o papel toalha.


Nota: (*) Neste ponto, você pode guardar na geladeira em pote tampado por até 2 semanas, para continuar a receita quando quiser.

5 comentários:

  1. me encantan los torreznos!!, pero engordan un poco, je je
    bss
    http://loquenoquierasqueserepitanolocuentes.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  2. OI MÁRCIA,VOU EXPERIMENTAR SUA RECEITA,DEPOIS VOLTO P OS ELOGIOS.......

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir