Pesquisa do Blog

29 de out de 2010

Bolo Prestígio

Porque o Bolo não pode faltar em uma Festa... E o primeiro pedaço é todo seu!

Ingredientes:
Para a massa:
6 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras de açúcar 
1 xícara de leite
1 xícara de chocolate em pó (não serve achocolatado)
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de margarina
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó químico

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas (congele as claras e faça um pudim de claras, que ensinarei depois)
400 g de coco ralado de preferência fresco
1 colher de sopa rasa margarina 
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
1 colher de café de essência de baunilha ou açúcar vanile (colocar após o creme ficar pronto)

Parta a calda:
550 ml de água
5 cravos da índia
1 pedaço de canela em pau de tamanho médio
1 xícara de açúcar
Casca de 1 maçã 

Modo de preparo:
Massa do bolo:
Coloque as claras na vasilha da batedeira e bata por uns 3 minutos em velocidade média/alta, em seguida  adicione o açúcar e bata por mais 3 minutos. Adicione as gemas e bata por 15 minutos, agora em velocidade alta. Esse passo é muito importante para que o bolo cresça bastante e fique macio, portanto é essêncial que siga os minutos de cada etapa .
Enquanto isso, ferva o leite junto com a margarina e reserve.
Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo peneirada, o bicarbonato e o fermento também peneirado assim como o chocolate. Mexa delicadamente com a ajuda de um fuê (batedor de arame) ou com a pá da batedeira, e quando estiver tudo bem homogênio adicione o leite quente com a margarina derretida e mexa delicadamente, de baixo para cima para não comprometer a leveza da massa e o crescimento da mesma.
Forre o fundo de uma forma de 23 cm de diâmetro com papel toalha (forre só o fundo da forma, não é necessário untar, pois assim o bolo cresce mais retinho e acredite ele soltará da forma sem fazer muita sujeira). Coloque a massa na forma e dê uma leve batidinha no fundo da mesma para retirar o ar, e em seguida leve ao forno prê-aquecido por 40 minutos (faça o teste do palito: espete um palito no bolo e se ele sair sujo deixe mais uns 5 minutos no forno).

Recheio:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem até engrossar. Deixe mais um pouquinho até quase soltar do fundo da panela, desligue o fogo adicione a essência de baunilha. Deixe esfriar.

Calda:
Junte todos os ingredientes e deixe ferver por +- 5 minutos. Coe e só utilize quando estiver completamente frio.

Para a montagem do bolo:
Corte o bolo ao meio depois de frio. Coloque uma parte dentro da própria forma onde foi assado o bolo, forrada com papel filme ou plástico para servir de aro e facilitar a montagem. Regue com parte da calda até você colocar a mão sobre o bolo e ela sair molhada (+- 8 a 10 colheres de sopa da calda - lembre-se que se molhar demais o bolo pode comprometer a consistência da massa). Coloque o recheio, a outra parte do bolo e regue com a calda que sobrou. Cubra com papel filme ou plástico e leve à geladeira por umas 4 horas. Depois, retire o bolo da forma e coloque no prato onde irá servir.
Para decorar você pode fazer um brigadeiro mole, passar por toda a superfície do bolo e colocar confeito de chocolate granulado; ou pode cobrir com chantilly; ou cobrir com um ganache de chocolate (250 g de chocolate meio amargo derretido, misturado a 1 caixinha de creme de leite); ou o que você quiser...

Um comentário:

  1. Ainda não fiz, mas certamente o farei. Maravilhosa a aparência, textura leve e recheio cremoso... já dá água na boca...

    parabéns

    Guilherme

    ResponderExcluir