Pesquisa do Blog

26 de out de 2010

Tempurá de legumes

Este é um dos pratos japoneses mais práticos e também um dos mais apreciado pelo mundo.

Ingredientes:
Cenoura cortado em palito, nem muito fino, mas também não muito grosso (à julianne)
Abobrinha e berinjela cortados em rodelas ou em tiras
Brócolis e couve-flor em pequenos buques
  
Massa do tempurá:
1 ovo
1 xícara (240 ml) de água super gelada (isso faz com que o tempurá fique bem crocante)
1 xícaras (150 g) de farinha de trigo

Modo de preparo:
Bata o ovo, misture com a água, mexa bem e depois coloque a farinha. Misture até obter uma massa bem leve, não se preocupe se ficar um pouco em pelotada, mas só um pouquinho e não coloque sal, nem outro tempero na massa.

Passe os legumes rapidamente na farinha de trigo e em seguida mergulhe-os na massa do tempurá. Frite em óleo bem quente até dourar e estarem bem crocantes (óleo a +-185º C, e o suficiente para cobrir o tempurá). Depois de fritos, deixe-os escorrer sobre papel-toalha e sirva ainda quente acompanhado ou não do molho.

Molho:
1 xícara de água
2 colheres de sopa de hondashi (tempero à base de peixe)
3 colheres de sopa de molho shoyu (molho de soja)
1 1/2 colher de sopa de saquê mirin (ou use vinho branco doce)
Nabo ou gengibre ralado em ralo fino a gosto (opcional)

Modo de preparo:
Ferva a água, dissolva o hondashi e cozinhe por uns 2 minutos em fogo baixo. Acrescente os outros ingredientes do molho, deixe levantar fervura. Apague o fogo, coloque o nabo ou o gengibre ralado, misture bem e deixe esfriar completamente antes de servir.  Assim sendo, você deve preparar o molho antes mesmo de cortar os legumes ok.


Nota: Todos os legumes devem ser cortados a faca e todos no mesmo tamanho. Isto devem ser feito antes de preparar a massa.
Por ser uma massa é neutra, dá para fazer tempurá com: legumes, frutas (com exceção das frutas que contenham muito líquido, ex.: abacaxi, laranja...), tiras de peixes ou frango, camarões graúdos (sem a cabeça, descascados e limpos) e dá para fazer até com bolinhas de sorvete super congeladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário