Pesquisa do Blog

4 de fev de 2011

Iogurte Natural Caseiro

Fácil de fazer e muito, muito saudável.

Misture aveia e mel ao iogurte pronto, ou experimente da próxima vez colocar sobre o bife, um delicioso creme feito com um copo de iogurte, mostarda e salsinha bem picadinha a gosto, e um pouquinho de sal... Huuuumm!

Ingredientes:
1 litro de leite de saquinho tipo B (ou leite de caixinha semidesnatado)
4 colheres de sopa de leite em pó (opcional, mas ajuda a dar um pouco de consistência)
1 pote de iogurte natural; ou 2 colheres de sopa de coalho fresco

Modo de preparo:
Em uma panela dissolva o leite em pó no litro de leite.
O trabalho consiste em ferver o leite, esperar amornar até a temperatura de 43 a 45ºC (se não tiver um termómetro, verifique a temperatura aproximada: coloque o dedo dentro do leite, conte ate dez e se conseguir aguentar a temperatura, quer dizer que está na temperatura certa "um morno quentinho", ok!).
Acrescente então (sem mexer muito) 2 colheres de sopa de coalho fresco ou 1 pote de iogurte natural para cada litro de leite. Agora é só enrolar o recipiente em algum tecido que o mantenha aquecido (uma manta acrílica por exemplo) e esperar de 10 a 12 horas até que as culturas tenham tempo para fazer seu trabalho (eu costumo fazer a noite, e quando acordo já está pronto para o café da manhã).

Nota: Se fizer pela primeira vez o iogurte natural, reserve um copo para a próxima vez que fizer um novo iogurte. O pote reservado será o seu coalho.
Quanto mais velho for seu coalho, menos ácido será o iogurte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário