Pesquisa do Blog

17 de abr. de 2011

Brincadeiras para a Páscoa

Domingo que vem é Páscoa, e para quem tem criança em casa, nada melhor do que aproveitar a data para se divertir com os pequenos. Certo?




A brincadeira mais tradicional que não pode ser esquecida, é a procura dos ovos. Mas não tem graça simplesmente esconder, o legal é decorar a casa para a brincadeira. Coloque no chão pegadas do coelho que podem ser feitas de papel (eu sempre fazia isso para meu filho quando ele era pequeno, e ele adorava) ou até de talco para parecer mais real . É possível também fazer cenouras, por exemplo de cartolina colorida e espalhar pela casa. Use também coelhinhos de pelúcia ou papel. Imagina a alegria da criançada ao acordar no domingo e ver todo o cenário montado?

E para quem está mesmo disposto a brincar com a criançada, dá para começar a decorar com elas. Para estimular a fantasia, uma boa dica é preparar com as crianças, na véspera do domingo, armadilhas para o coelho. Espalhe cenouras de verdade, por exemplo, em alguns lugares da casa ao lado de potes com farinha ou talco, para que ele possa "ser pego". Depois que a criançada estiver na cama, morda (ou simule mordidas) as cenouras e faça as marcas para caracterizar a visita de um coelho durante a noite.

Se você tem várias crianças na família, é possível fazer brincadeiras mais elaboradas, ou então, se as crianças são poucas vale colocar os adultos para participar. Por exemplo, coloque pequenos ovos de chocolate dentro de algumas cestas e faça equipes de crianças. Quem contar os ovos mais rapidamente ganha o prêmio que deve ter a ver com a data.

Algumas brincadeiras podem ganhar versões para a Páscoa. Por exemplo "o rabo do coelho". Desenhe em uma cartolina um coelho gigante e fixe na parede. Desenhe depois, separadamente, o rabo do coelho e coloque uma fita adesiva na ponta. Um participante vendado deve colocar o rabo no lugar certo, tudo isso com todo mundo dado palpites e brincando.

Já a brincadeira "Pulo de Coelho" exige bastante espaço. Faça uma marca com giz no chão e separe a turma em equipes. Depois do "já", todos terão que saltar, como um coelhinho, até a marca de chegada. O representante da equipe que chegar primeiro, vencerá.


Antes de qualquer uma dessas brincadeiras, vale também caracterizar os pequenos. Pinte a criançada como coelhos, de nariz vermelho e "bigodes" nas bochechas, pode ser feito até com maquiagem. Faça também orelhas de cartolina e prenda em tiaras. Eles vão amar!



Fonte: Vila Filhos - Larissa Alvarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário