Pesquisa do Blog

22 de mar de 2011

Docinho de Leite em Pó para Modelar


Com esta massinha você modela o que quiser... Então, use e abuse da criatividade.

INGREDIENTES
• 1 lata de leite em pó instantâneo (eu utilizo leite Ninho, por ser mais gostoso e docinho)
• 300g de açúcar refinado (+- que o mesmo que: uma lata medida de açúcar = use à lata de leite como medida, menos 3 dedos antes de chegar a borda da lata)
• 1 vidro de 100 ml de leite de coco light, ou 1 lata de leite condensado  = coloque aos poucos até dar o ponto da massa, mas neste caso não utilize o açúcar, ok.

MODO DE PREPARO
1- Misture todos os ingredientes.
2- Amasse bem como se fosse sovar uma massa.
3- Quando estiver bem homogênea (descolando das mãos), você poderá modelar bonequinhos (para fazer olhinhos e boca, use um palito de dentes com a ponta molhada em corante preto), carrinhos, animais, frutinhas... Ou simplesmente fazer uma bolinha e enfeitar com os confeitos coloridos, coco,  ou açúcar cristal (e se você for fazer as bolinhas, se quiser, adicione 1 pacote (100 g) de coco ralado a massa).
4- Se você quiser dar cor à massa, basta pintar com anilina comestível em pasta (use a ponta de um palito de dente para ir adicionando a cor bem aos pouquinhos, ou pode pintar com pincel macio, após modelar o que desejar).

Nota: - No começo a sensação da massa é de que nunca obteremos o ponto desejado. Não desista.
         - Modele a massa em pequenas porções para facilitar.
         - Umedeça sempre as mãos com água filtrada para facilitar o procedimento
(não encharque, ok), e modele pequenas porções de cada vez. Você pode utilizar cortadores de biscoito, ou forminhas de silicone para facilitar a modelagem, caso não tenha muito jeito para modelar a mão livre
         - Quando a massa estiver macia e brilhante, soltando das mãos, sem ficar oleoso é sinal que está boa para modelar (por isso gosto de utilizar o leite de coco light, por ser menos gorduroso, e vou adicionando a massa aos poucos e assim ela dá o ponto mais fácil
)          
         - Dependendo do clima (quente ou frio, seco ou úmido) da região em que você reside, a massa poderá necessitar de um pouco mais ou menos de leite de coco, ou de açúcar e leite em pó além do que foi descrito nos ingredientes. Mas, como tudo tem solução, a regra ése a massa ficou mole = adicione um pouco mais de leite em pó e açúcar  /   se a massa ficou seca = adicione um pouco mais de leite de coco.
        -  Reserve a massa em potes, ou saco plástico bem fechado enquanto for modelando, pois ela resseca.
         - Essa massa pode ser feita com uma noite de antecedência, e deve ser guardada em recipiente fechado dentro do refrigerador, sem tingir para ser usada na manhã seguinte, ok. E se ficar um pouco endurecida, basta levar ao microondas por 5 a 10 segundos e ela voltara ao normal.
         - Por fim, esta massa maravilhosa pode ser congelada por até 3 meses, antes de ser modelada, ou mesmo já modelada (neste caso coloque em recipiente plástico não muito alto e com tampa bem vedada. Separe cada docinho com um quadradinho de celofane, para não resseca e não gruda um ao outro. Na hora de descongelar, deixe por 4 horas ou mais em temperatura ambiente sem abrir o pote).




17 comentários:

  1. São lindo os doces , já fis , são uma delicia beijos.

    ResponderExcluir
  2. Posso guarda-los na geladeira por uma semana e já tingidos???

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas, muito bem esplicada. vou tentar fazer, parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Por favor, moro numa região de muita umidade, toda fez que faço os docinhos no tempo de inverno eles não secam e melam todo, o que impossibilita de embalar depois os pirulitos. Existe algum produto que ajuda na secagem? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  5. Já tentou fazer a dica que foi passada na receita???
    Dependendo do clima (quente ou frio, seco ou úmido) da região em que você reside, a massa poderá necessitar de um pouco mais ou menos de leite de coco, ou de açúcar e leite em pó além do que foi descrito nos ingredientes. Mas, como tudo tem solução, a regra é: se a massa ficou mole = adicione um pouco mais de leite em pó e açúcar / se a massa ficou seca = adicione um pouco mais de leite de coco.
    Volte sempre, e se você gostou do Blog divulgue para os seus Amigos :0)
    Atenciosamente:
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. EM MEDIA PARA QDS DOCES ESSA MASSA?

    ResponderExcluir
  7. Se eu usar o leite condensado não uso o açúcar é isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso congelar os docinhos já tingidos ou congelo os docinhos sem tingir e Tinjo somente um dia antes dá festinha ?

      Excluir
  8. Moro em uma região muito muito quente oq faço p eles não derreter e qt tempo posso guarda-los

    ResponderExcluir
  9. Posso preparar com quantos dias de antecedência, e conservo como até o dia da festa? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla
      Eu nunca faço com mais de 2 ou 3 dias, e costumo guardar em potes plásticos tampados (se a região em que você mora for muito quente, coloque o pote na parte mais baixa de sua geladeira), e se for pintar os docinhos já prontos, sugiro que o faça com no máximo 1 dia de antecedência, Ok.
      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  10. Posso fazer os docinhos duas semanas antes , congelar e tingir eles um dia antes dá festinha ....,? Não pode congelar tingido né ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia
      Como falei anteriormente para a Carla, eu nunca faço com mais de 2 ou 3 dias, e costumo guardar em potes plásticos tampados (se a região em que você mora for muito quente, coloque o pote na parte mais baixa de sua geladeira... E sinceramente nunca tentei congelar), e se for pintar os docinhos já prontos, sugiro que o faça com no máximo 1 dia de antecedência, Ok.
      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  11. Quando tempo posso deixar em temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lubia
      Tudo depende do calor e da umidade da sua região, mas você pode deixar por no máximo por 1 semana em caixa bem fechada.
      Espero ter respondido a sua pergunta... Volte mais vezes, seja uma de nossas seguidoras e divulgue o Blog aos Amigos.
      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir