Pesquisa do Blog

2 de mar de 2011

Salada de Grão de Bico

Uma salada refrescante, nutritiva, e bem colorida para o Carnaval.

Ingredientes:
500 gr de grão de bico cozido Al dente
1 tablete de caldo de legumes
1 cebola picadinha em cubinhos
250 gr de azeitona preta picada
2 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos
Salsinha + cebolinha + hortelã, tudo bem picadinho a gosto
Suco de 1 limão
Azeite a gosto

Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho de véspera. No dia seguinte, retire o excesso de casca que irá soltar (esfregue o grão de bico entre as mãos e a casca se soltará com facilidade), lave o grão-de-bico e leve para cozinhar com o tablete de caldo de legumes. O tempo aproximado de cozimento é de15 a 20 min., mas vá experimentando até sentir que o grão está Al dente. Em seguida, escorra o grão de bico (costumo reservar a água para cozinhar arroz), coloque em uma tigela, adicione os ingredientes restantes, misture bem e leve a geladeira até a hora de servir.

Nota: Se quiser, adicione: 1/2 xícara de uva passa sem caroço, ou 3 colheres de sopa de maionese, ou 2 cenouras raladas no ralo grosso, ou 2 latas de atum ralado, ou 1/2 xícara de nozes picadas, ou... Bem, o que eu quero dizer é que você pode variar como quiser esta salada.

O grão de bico é uma boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas, concentrando um alto teor de aminoácidos. Um deles é o triptofano, que aparece em grande quantidade e é usado na produção da famosa seretonina, neurotransmissor que ativa os centros cerebrais, causando a sensação de bem-estar, satisfação e confiança, sendo, por isso, ótima para a depressão.   Assim, você fica preparado para cair na folia. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário