Pesquisa do Blog

12 de jun de 2011

Maçã do Amor

Cor da Paixão, cheiro de Amor. 
Dia dos Namorados, dia de Sedução.

                                                                                                         Foto: Croassant au Chocolat
Ingredientes: 
4 maçãs vermelhas
4 palitos de picolé, ou palit
os de churrasco um para cada maçã
1/2 xícara de água
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de glucose de milho 
1/2 xícara de corante alimentício vermelho, ou bordô

Modo de preparo: 
- Em uma panela coloque açúcar, água, a glucose e o corante vermelho. Mexa bem antes de levar ao fogo, porque depois que estiver no fogo não pode mexer mais. Deixe em fogo baixo até levantar fervura é dar o ponto de fio grosso (para testar se realmente está no ponto, basta deixar escorrer de uma colher um pouco da calda em um copo com água gelada. A calda deverá formar fios longos e quebradiços ao toque - Se você tiver termômetro para doces, a temperatura correta da calda pronta é de 145 ºC.). Deixe ferver por cerca de 5 minutos, assim quietinha sem mexer, como já dissemos ante.
- Enquanto isso aproveite o tempo e vá limpando as maçãs com um paninho embebido em álcool (eu costumo lavar as maçãs com detergente, deixo secar, e depois limpo novamente com o paninho e álcool. Assim as maçãs ficarão bem sequinhas e sem nenhuma gordura na casca o que facilitará para que o caramelo fique bem lisinho e brilhante). Depois de limpas, espete os palitos na parte onde tem o cabinho da fruta. Deixe todas as maçãs prontas porque, quando a calda caramelar, endurece rapidamente. Deixe também preparado um tabuleiro de metal untado com óleo, ou coberto com papel manteiga para colocar as maçãs, assim que passarem pelo caramelo para que sequem.
- Com a calda pronta e ainda bem quente, tombe a panela com cuidado se for necessário, e mergulhe completamente a maçã, segurando no palito para ajudar
uma de cada vez. Deixe escorrer o excesso como mostra a foto, e em seguida coloque sobre a superfície de metal para esfriar e vitrificar.
- Embale em sacos de papel celofane, ou em saquinho plástico, amarre com um belo laço de fita. 
- As maçãs deverão ser colocadas após embaladas em local fresco fora da geladeira, e deve ser consumidas no mesmo dia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário