Pesquisa do Blog

28 de ago de 2011

Pepinos Agridoces

Estes pepinos agridoces (aquele servido em restaurante japones) são também  excelente como acompanhamento para uma carne assada, churrasco, ou simplesmente você saboreá-los como aperitivo junto a uma cervejinha beeeeem gelada.

Ingredientes:
1/2 kg de pepino japonês (aquele mais fininho e de casca verde bem escuro)
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinagre branco (não serve o tinto)
1 colher de chá de sal

Modo de preparo:
Lave bem os pepinos, retire as pontas e esfregue até sair uma espécie de "espuma esbranquiçada". Lave novamente e sem retirar a casca, corte os pepinos em rodelinhas o mais fininho possível.
Esterilize um vidro de boca larga (eu costumo colocar um pano de prato limpo no fundo de uma panela, encho com água até cobrir os vidros bem limpos e a tampa dos mesmos, e deixo até ferver. Depois, deixe esfriar para retirar os vidros, é claro), adicione os pepinos já cortados, acrescente o açúcar, o vinagre e o sal. Tampe bem o vidro e sacuda levemente apenas para misturar os ingredientes. Deixe descansar por um dois dias na geladeira antes de consumir (você irá notar que vai juntar bastante água no vidro, é assim mesmo, basta escorrer antes de servir se preferir, mas guarde o líquido que sobrou para fazer mais pepinos agridoces crocantes e deliciosos).

Nota: Se quiser acrescente semente de mostarda, ou raspas de gengibre, ou gergelim, na proporção de 1 colher de chá ou um pouco mais se você gostar. 
Sirva acompanhado de molho shuyu, no caso de servi-lo como aperitivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário