Pesquisa do Blog

19 de ago de 2011

Você Sabe a Diferença Entre um Produto Diet, Light e Zero?

Um alimento diet é aquele isento de determinado nutriente, como por exemplo o glúten, o açúcar, o sódio, o colesterol ou a gordura. São produtos que foram desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes ou os celíacos (alérgicos a glúten). Por isso, não basta que a inscrição diet venha impressa na embalagem. É preciso especificar, no rótulo, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.

Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde. 
Light significa “leve”, e não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta apenas uma redução de no mínimo 25% de algum nutriente ou substância, que deve ser indicada na embalagem.

Os produtos zero é para quem não é diet, nem light. Assim, tanto podem ser diet, quanto light – a diferença está no conceito e não nos ingredientes usados na fabricação.
Produtos zero são aqueles destinados aos consumidores que não se identificam nem com o diet, nem com o light, como por exemplo os adolescentes.

Para esclarecer ainda mais, veja o quadro abaixo do programa Bem Estar do dia 22/06/11, que recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Amanda Poldi, diretora do departamento técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e uma das maiores especialistas em rotulagem do país. 

  
Por isso, a dica é jamais esquecer de verificar os rótulos dos produtos antes de comprar, ok.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário