Pesquisa do Blog

4 de out de 2011

Ovos Pochês

Que tal mudar o ovo mexido no café da manhã  para ovos pochê?
Ovos pochês são menos calóricos por serem cozidos em água (podem também ser feitos em caldo de carne ou legumes, molho de tomates,... mas é claro, que neste caso as calorias aumentam um pouco dependendo do tipo de molho).


Ingredientes: 
1 litro de água
40 ml de vinagre branco (+- 3 colheres de sopa)
Ovos inteiros o quanto quiser
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Queijo mossarela ralada no ralo grosso a gosto (opcional)


Modo de preparo:
- Em uma panela pequena coloque a água, o sal e o vinagre. Quando ferver, abaixe o fogo de modo que a água fique em ebulição bem fraca.
- Antes de colocar o ovo, agite bem a água fazendo movimento circulares com uma colher para formar uma espécie de redemoinho. Então com muito cuidado para as gemas não estourar (caso isso aconteça, prepare outra água e inicie tudo de novo), despeje o ovo no meio do redemoinho. Assim, evita um pouco que a clara se espalhe (você pode utilizar também uma escumadeira para ajudar a juntar à clara, pois é importante que ela não se espalhe na água ou molho). Coloque os ovos no máximo de 2 em 2 na panela.
- Deixe os ovos cozinharem por 1 a 2 minutos com a panela tampada até que às claras fiquem brancas e as gemas, ainda moles.
- Tire os ovos delicadamente da panela utilizando uma escumadeira e coloque-os dentro de uma bacia com água e gelo para dar choque térmico e deixá-los bem firmes. Mantenha-os ali por 3 minutos.
- Retire-os, deixando escorrer toda a água. Tempere com sal e pimenta, e se quiser coloque o queijo ralado. 
- Você pode servir no café da manhã, e também na refeição do almoço ou jantar. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário