Pesquisa do Blog

30 de jun de 2011

Sopa de Abóbora com Queijo Gorgonzola

A sopa de abóbora ganha sabor especial com um toque de queijo gorgonzola. Anote a receita abaixo.

Ingredientes:
2 kg de abóbora
1 colher de sopa de azeite
1/2 alho poró fatiado
1/2 talo de aipo picado
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 litro de caldo de frango
Salsa e cebolilnha a gosto
1 xícara de chá de creme de leite

Modo de preparo:
Refogue no azeite o alho poró, o aipo, a cebola e o alho sem dourar. Acrescente 700 ml do caldo e a abóbora. Deixe ferver, até cozinhar a abóbora, acrescentando o restante do caldo se necessário. Quando a abóbora estiver cozida, bata no liquidificador e volte para a panela, acrescentando o creme de leite e a salsa e cebolinha picadas. Sirva em seguida, jogando pequenos pedaços de queijo gorgonzola, para derreter na hora
(Redimento: 5 porções).


Fonte: GNT - http://gnt.globo.com

29 de jun de 2011

Pudim de Leite de Condensado no Micro-ondas


O micro-ondas não serve só para esquentar comida, ou fazer pipoca.
A receita deste pudim é igualzinha ao tradicional (feito no forno em banho-maria). A diferença aqui é o tempo… em poucos minutos ele fica pronto e deliiiiiiiicioso! 

 Ingredientes para o pudim:
1 lata de leite condensado
1 lata como medida de leite comum
3 ovos passados por uma peneira para retirar a película que recobre a gema
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)
3 colheres de sopa de creme de leite (opcional - deixa o pudim mais cremoso) 

Ingredientes para caramelizar a forma:
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água

Modo de preparo: 
- Para o caramelo utilize uma forma refratária de furo central para pudim (ou forma própria para micro-ondas), misture bem o açúcar e a água. Leve ao microondas por 5 a 6 minutos na potência alta, até ficar da cor de guaraná (caramelo claro). Com o auxílio de uma colher espalhe o caramelo no interior de toda a forma e aguarde esfriar em temperatura ambiente (a temperatura do caramelo poderá talhar o pudim, se utilizado quente).

- Bata todos os ingredientes para o pudim no liquidificador por +- 3 min. Em seguida coloque na fôrma que foi caramelizada, e leve ao microondas por 8 a 9 minutos na potência alta (faça o teste: espete um palito no centro do pudim, se sair limpo está pronto).

Deixe esfriar, leve à geladeira e desenforme gelado (para não correr o risco "de quebrar" o pudim).


28 de jun de 2011

Banana Flambada


Irresistivelmente BOM.

Ingredientes:
5 bananas prata, ou nanica descascadas
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
3 colheres de sopa de suco de laranja
3 colheres de sopa de rum (ou conhaque, ou até cachaça)
2 bolas de sorvete de creme para finalizar

Modo de preparo:
- Corte as bananas ao meio no sentido do comprimento e reserve
- Descasque a laranja com cuidado para que a casca fique sem a parte branca. Corte a casca em tiras bem fininhas (ou se preferir, rale a casca com cuidado para não ralar a parte interna de cor branca da laranja, que deixa um gosto amargo ao doce ok!) e reserve.
- Em uma frigideira grande, coloque a manteiga, o açúcar e a casca de laranja reservada. Deixe em fogo médio, até o açúcar derreter. Acrescente o suco de laranja e misture bem.
- Coloque as bananas na frigideira e deixe cozinhar até que fiquem caramelizadas.
- Em seguida coloque o rum (ou conhaque), inclinando ligeiramente com muito cuidado a frigideira para que a chama do fogão possa flambar as bananas, evaporando assim todo o teor de álcool. Volte à frigideira para a posição normal e deixe que apague por si só.
- Sirva acompanhada de sorvete de creme como na foto.

27 de jun de 2011

Alimentos que Reforçam o Sistema Imunológico

Confira a lista dos alimentos que aumentam o sistema imunológico, elaborada pela nutricionista Noadia Lobão, e que ajudam a evitar a "gripe" e outros transtornos do inverno.

Própolis: contém alto teor de flavonóides, com ação antimicrobiana, antiviral e antioxidante.

Geleia real: contém todos os aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, além de cálcio, cobre, ferro, fósforo, vitaminas D, E e C que atuam no sistema imunológico.

Alho: contém a substância ativa alicina que tem ação anti-infecciosa e anti-inflamatória.

Iogurtes fermentados (probióticos): Probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos no organismo humano. São usadas como promotores de crescimento e como imunoestimulantes para prevenir e tratar doenças.

Banana verde (prebióticos): rica em fibra alimentar. O termo prebiótico é utilizado para designar ingredientes alimentares não digeríveis, que beneficiam o organismo humano por estimular seletivamente o crescimento e/ou a atividade de bactérias probióticas.

Abacate: óleo de abacate natural possui uma alta concentração de beta-sitosterol, um estimulante da imunidade. Ele aumenta a proliferação dos linfócitos e a atividade das células natural killers (NK – células assassinas naturais). Estas células matam os microorganismos invasores, O abacate também possui nutrientes importante para a nutrição celular, como: Magnésio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e vitamina C.

Ovo caipira: rico em vitaminas, minerais, proteína de alto valor biológico, compostos bioativos, vitaminas do complexo B, sendo a principal a vitamina B12, ou seja, substâncias antioxidantes e nutrientes para o fortalecimento do sistema imunológico.

Chá verde (Camellia sinensis): O chá verde é rico em catequina (fitonutriente) da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Atua de forma benéfica na infecções virais e nos processos inflamatórios.

Ômega 3: Peixes como sardinha, atum, arenque, truta e a semente de linhaça são fontes de ômega 3, que é um poderoso antiinflamatório, auxilia o sistema imune e aumenta a fluidez da membrana celular para a absorção de nutrientes.

Cogumelo shitake: É considerado um alimento rico em proteína, com nove aminoácidos essenciais e compostos bioativos, alto teor de fibras, sais minerais e vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e ácido ascórbico). Tem ação imunoprotetora, antifúngica e antioxidante.

Uvas roxas: São fontes de vitamina C e de uma substância chamada de  resveratrol que tem  propriedades antioxidantes e  imunomodulatórias.

Vegetais crucíferos:  Brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, repolho e espinafre são ricos em betacaroteno, potássio e sulforafane (potente antioxidante).

•  Tomate, melancia, goiaba: Ricas em licopeno, uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao alimento. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Cebola: Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, tem ação antibacteriana, antifúngica, antiinflamatória, antiasmática, desintoxicante e antioxidante.

Frutas cítricas: Morango, abacaxi, caju, tangerina, laranja, limão e acerola são fontes de vitamina C, que é um excelente antioxidante.

Óleo de oliva: Fonte de gorduras monoinsaturadas, se for “extra-virgem”, ou seja, primeira prensagem. O óleo de oliva (azeite) contém inúmeros antioxidantes importantes para manutenção e  melhoram a resposta imunológica.

Chocolate amargo: Contém mais de 300 compostos quimicamente identificáveis. É rico em minerais, vitamina C, omega 6 (ácido lineico), antioxidantes, polifenóis e, dentro destes, os flavonóides.

Oleaginosas: Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. São ricas em vitamina E, selênio, gorduras insaturadas. São antioxidantes e atuam no sistema imunológico.

Gengibre: Contém um princípio ativo chamado gengirol, um potente antioxidante, e tem ação no sistema imune.


Fonte: GNT - http://gnt.globo.com

26 de jun de 2011

Abobrinha Gratinada

Simples, gostoso e de baixa caloria. 


Ingredientes:
2 abobrinhas médias com a casca
1 tomate grande sem sementes cortado em cubos
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1/3 de xícara de ricota temperada amassada com o garfo
2 ovos cozidos picados, ou amassados com o garfo
2 dentes de alho grande amassados, ou picados
2 a 3 colheres de sopa de azeitonas picadas
4 colheres de sobremesa de farinha de rosca, misturadas a mesma quantidade de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta do reino e orégano a gosto
Salsinha bem picadinha para decorar


Modo de preparo:
- Lave bem as abobrinhas, seque e em seguida unte as todas com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 min.
- Enquanto isso prepare o recheio. Misture bem o tomate, a ricota, o ovo, o alho, o orégano, a azeitona, a pimenta do reino, o orégano, o restante do azeite e o sal. Reserve
- Retire a abobrinha do forno, e com cuidado corte-a ao meio no sentido do comprimento.
- Com a ajuda de uma colher, retire toda a polpa (pique e misture ao recheio reservado).
- Recheie as abobrinhas, polvilhe a farinha de rosca e o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.
- Antes de servir coloque um fio de azeite se quiser e decore com salsinha.

25 de jun de 2011

Iscas de Peixe Empanadas com Queijo

Para curtir o fim tarde, no fim de semana com a família e os amigos.

Ingredientes:
File de Peixe temperado a gosto e cortado em tirinhas
 
2 ovos ligeiramente batido
2 colheres de sopa de  farinha de trigo
2 colheres de sopa de Maizena
1 xícara de queijo parmesão ralado em ralo fino 
Limão cortado em rodelas
 
Modo de preparo:
- Misture a farinha de trigo com os ovos batidos e reserve.
- Misture o queijo ralado com a maizena e reserve.
- Passe as iscas de peixe para empanar primeiro na mistura de farinha de trigo com o ovo, e depois na mistura de queijo com a maizena.
- Frite em óleo bem quente até dourar.
- Sirva em seguida acompanhado de rodelas de limão; ou molho americano (feito com mostarda, maionese e catchup e conhaque); ou molho de pimenta; ou molho tartaro; ou molho shoyu.

23 de jun de 2011

Doce de Mamão Verde

Receitinha da vovó.

Antes, quero agradecer ao amigo Ademar por ter me dado os mamõezinhos verdes.
Ingredientes:
9 a 11 xícaras de mamão verde ralado com a casca em ralo grosso
3 xícaras de água filtrada
6 xícaras de açúcar
4 paus de canela pequenos
5 a 7 cravos da índia

Modo de preparo:
- Lave bem o mamão, corte as extremidades e em seguida corte a fruta ao meio. Retire se necessário as sementes e rale o mamão.
- Coloque o mamão ralado em um recipiente coberto com água e deixe assim durante o dia, trocando a água pelo menos 4 vezes. Após este tempo, escorra a água, esprema bem o mamão ralado e reserve.
- Coloque as 2 xícaras de água filtrada em uma panela grande juntamente com o açúcar. Quando o açúcar derreter adicione o cravo, a canela e o mamão mexa bem e deixe em fogo brando até iniciar a fervura.
- Abaixe mais um pouco o fogo e deixe cozinhar por mais 30 a 40 min., ou até notar que o mamão ficou macio e cozido 9 (o mamão fica +- transparente e a calda irá reduzir muito, e se achar necessário acrescente um pouco mais de água filtrada), sempre mexendo e tomando o cuidado para não queimar.
- Sirva o doce já frio acompanhado ou não de fatias de queijo minas, ou requeijão. 
- Guarde o doce na geladeira em vidro, ou pote plástico com tampa.

Nota: Se quiser adicione um pacote de coco ralado, ao colocar o mamão para cozinhar. Ok!
        

22 de jun de 2011

Espaguete ao Molho de Camarões

Só de ver, já começa a dar “água na boca”. 

Ingredientes
400g de espaguete bem fininho
1 cebola pequena bem picada
2 a 3 dentes de alho amassados
1 colher de sopa rasa de orégano
100ml de azeite de oliva
1 colher de sopa de manteiga
400g de camarões  limpos e sem casca
6 tomates picados e sem pele e sementes
Salsinha picadinha a gosto
Sal a gosto (eu gosto de usar Hondashi no lugar do sal = um tempero a base de peixe)

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão em uma panela com água e sal, até ficar Al Dente

Em outra panela, coloque o azeite de oliva e refogue ligeiramente o alho, em seguida coloque a cebola e deixe refogar mais um pouco, mas cuidado para não queimar. Junte a manteiga, e após derreter e acrescente os tomates. Deixe apurar por aproximadamente 15 minutos em fogo médio (não deixe o molho muito ralo porque o camarão vai soltar água. Se necessário utilize um pouco de extrato de tomates). Adicione o orégano e acerte o sal. Por último coloque os camarões e deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo baixo (se cozinhar por muito tempo os camarões ficarão duros). Reserve.

Escorra o macarrão, coloque o molho e salpique a salsinha. Esta receita termina aqui, mas se quiser pode colocar queijo parmesão ralado, ok!


21 de jun de 2011

Selinho !


Selinho lindo que recebi da Maria do http://feitospormaria.blogspot.com

Dedico ele para todos os seguidores e acompanhantes do nosso blog.
Obrigado Maria pelo selinho !


20 de jun de 2011

Decupagem em Prato de Vidro

Você também pode ter pratos tão lindos como estes, basta seguir o passo a passo. 

Material:
Prato de vidro ou peça de vidro
Guardanapo decorativo
Cola de decoupage exterior Mural Color
Laca chinesa
Diluente líquido
Espátula de teflon
Pincel macio
Lixa de unha
Papel toalha
Álcool

Passo a Passo:
- Limpe o prato com papel toalha e álcool.
- Aplique uma demão de cola decoupage exterior Mural Color com pincel de pelo macio. Lave o pincel quando terminar com água.
- Aguarde a secagem por 10 minutos para que a cola atinja o estado de mordência.
- Retire as duas películas não pigmentadas do guardanapo. Coloque-o sobre o prato no lado em que passou a cola.
- Alise primeiro com a mão delicadamente, em seguida passe a espátula de teflon para tirar as rugas e fixá-lo melhor, deixando um acabamento perfeito.
- Retire as rebarbas do guardanapo com lixa de unha.
- Passe uma camada de laca chinesa com o pincel macio.
- Espere a secagem  de 1 hora para esta primeira etapa. Passe uma lixa bem fina e com muito cuidado para tirar a aspereza. Limpe o pincel com diluente líquido.
- Passe a segunda demão de laca chinesa. Limpe o pincel com diluente líquido. Espere a secagem de 1 hora e passe a terceira demão de laca chinesa.
- Espere 1 semana no mínimo para utilizar seu prato normalmente (isso garante a secagem completa, ok)
- A lavagem da peça deve ser cuidadosa e delicada. Não use produtos abrasivos, não coloque a peça em máquina de lavar louças e use sempre detergente neutro para limpeza.


19 de jun de 2011


Foto: Net

Cupcake de Pamonha

Hoje terminamos as nossas postagens de receitinhas para sua Festa Junina.
E para fechar com chave de ouro, estamos postando para você uma receita do  Chef Benjamin Abrahão, na qual transformou a pamonha em um delicioso cupcake.



Ingredientes da massa:
90g de açúcar
110g de manteiga
1 ovos
40g de leite
120g de farinha de trigo
2g de fermento em pó
50g de purê de milho

Ingredientes para a cobertura:
420g de leite condensado
180g de purê de milho
25g de açúcar cristal verde


Modo de preparo da massa:
Colocar a manteiga em uma batedeira com o batedor globo ligar na 3 velocidade. Bater até amolecer a manteiga, acrescente o açúcar e bata até virar um creme claro. Continue batendo e acrescente o ovo e bata até quase dobrar de volume. Passe para 2ª velocidade e adicione o leite bata mais um minuto e adicione a farinha de trigo junto com o fermento. Fora da batedeira misture o purê de milho. Colocar a massa em oito forminhas grandes de papel .Levar para assar em forno à 170° C mais ou menos 30 minutos.


Modo de preparo da cobertura:
Misturar o leite condensado com o purê de milho.Colocar a mistura em uma panela e levar para o fogo.Cozinhar em fogo médio mexendo sem parar.Cozinhar a massa até a massa comeasar a desgrudar do fundo da panela.Retire do fogo e deixe esfriar,coloque em uma manga de confeiteiro e decore seu cupcake já frio.


Rendimento: 8 unidades


Fonte: Veja SP

18 de jun de 2011

Canjica

Huuuuuuummmm... Que delícia!

Ingredientes:
250g de milho para canjica
1 litro de água
1 vidro de leite de coco
100 g de coco
2 xícara de leite
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de açúcar
3 pedaços pequenos de canela em pau
6 cravos
1 pitada de sal
Canela em pau e em pó a gosto para decorar
Amendoim torrado sem a pele e moído (opcional)

Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, coloque a água com o cravo, a canela, a canjica e o sal.
- Cozinhe por aproximadamente 40 minutos em fogo médio.
Abra a panela com cuidado, verifique o cozimento e adicione os demais ingredientes.
- Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada, de 15 a 20 minutos, até observar um caldo cremoso e os grãos macios. 
- Se desejar, adicione +- 1 xícara de amendoim, ok!
- Sirva quente ou frio, decorado com a canela em pó a seu gosto, e o pauzinho pequeno de canela para dar um charme. 


Nota: Toda vez que você notar que a canjica ficou sem o caldinho (isso acontece principalmente quando deixamos de um dia para o outro), coloque um pouco mais de leite, quase até cobrir a canjica e ferva novamente em fogo médio, mexendo sempre e tomando o cuidado de não agarrar no fundo da panela e queimar.


17 de jun de 2011

Milho Cozido

"Que tar um milho cozidim, quentim e rapidim? Vô te ensinar dois modi di faze".

1º) Ingredientes no micro-ondas:
4 espigas de milho lavadas, mas sem retirar a palha
Sal e manteiga a gosto

Modo de preparo:
- Coloque as espigas no prato do forno micro-ondas, deixando espaço entre elas.
- Asse sem cobrir em potência alta por 12 a 16 min., virando as espigas com cuidado a cada 4 min. Após isso deixe as espigas no micro-ondas sem abrir a porta ainda por cerca de 5 min.
- Ao retirar a palha, pegue as espigas pela base com as mãos protegidas com um guardanapo, e retire com cuidado a palha e o “cabelinho” do milho.
- Coloque manteiga sobre o milho ainda quente, um pouquinho de sal, e se quiser coloque também um pouco de queijo ralado fino, ou um pouquinho de orégano.

2º) Ingredientes na panela de pressão:
4 espigas de milho sem a palha
Sal e manteiga a gosto

Modo de preparo:
- Coloque o milho em uma panela de pressão com água e sal, e cozinhe por aproximadamente 30 min.
- Escorra a água e coloque a manteiga sobre o milho, e se quiser como já foi dito, coloque um pouquinho de queijo ralado fino, ou um pouquinho de orégano.
- Peque 2 palhas bem limpas e coloque o milho sobre ela para servir.


16 de jun de 2011

Bolo de Aipim com Coco

Arraiaá danado de bão, sô!

Ingredientes:
500 ml de leite
4 ovos
2 colheres de sopa de margarina
700 g de aipim cru, descascado e ralado em ralo fino (o mesmo que mandioca, macaxeira...)
100 g de coco ralado
1 vidro de 200 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:
- Bata no liquidificador o leite, os ovos e a margarina, por uns 3 min.
- Coloque os demais ingredientes em uma tigela, adicione o conteúdo do liquidificador e misture tudo muito bem. 
- Despeje a massa do bolo em uma forma média untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 40 a 50 min. até dourar (faça o teste do palito: espete um palito um palito no meio do bolo, se sair limpo quer dizer que já está pronto). 
- Retire o bolo da assadeira depois de frio e sirva.

15 de jun de 2011

Paçoca de Amendoim

"Bom Arraia Pro'Oceis"!!!



Ingredientes:
500 g de amendoim torrado, sem casca e moído
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de 500 g biscoito de amido de milho moído (ou biscoito Maisena)
1 colher de sopa de chocolate em pó (opcional - mas não pode ser o achocolatado)

Modo de preparo:
- Torre o amendoim, deixe esfriar e retire a casca (esfregue um punhado de cada vez entre as mãos).
- Coloque o biscoito e o amendoim no processador e deixe bater até formar uma farofa (se não tiver use o liquidificador, mas bata os ingredientes aos poucos).
- Em uma tigela coloque a farofa que foi feita, adicione o leite condensado, o açúcar (o chocolate em pó se quiser) e mexa bem até formar uma mistura homogênea.
- Coloque a mistura em um refratário médio levemente untado espalhando e apertando com as mãos molhada para deixar tudo bem firme e bem lisinho.
- Leve para geladeira e deixar gelar por 2 horas, coberta com papel filme.
- Quando retirar de geladeira corte em quadradinhos, embale em papel celofane se quiser e sirva.


14 de jun de 2011

Esquentão

E não é que parece mesmo com o quentão tradicional? É uma delícia, e a diferença é que as crianças poderão beber, e os adultos poderão dirigir depois.

Ingredientes:
3 litros de água
1,5 litro de suco concentrado de uva
1 litro de suco de laranja natural
500 ml de suco de limão natural
5 colheres de sopa de canela em pau
5 colheres de sopa de cravo
5 colheres de sopa de gengibre
2 quilos de açúcar 


Modo de preparo:
leve ao fogo a canela, o cravo, o gengibre e o açúcar. Quando o xarope começar a desgrudar da panela, adicione 2 litros de água, deixe ferver por 10 minutos e reserve. Em outro recipiente, misture o suco de uva, o de laranja, o de limão e o resto da água. Aqueça, mas não deixe ferver. Misture bem o xarope e o líquido. A receita rende aproximadamente 4,5 litros de quentão.


Receita - irmã Iraci Guerra / Fonte - http://g1.globo.com/