Pesquisa do Blog

31 de jul de 2011

Espaguete à Mediterrânea

Huuuuuuuummmm!!! Muito fácil de fazer.

Ingredientes:
+- 100 g de espaguete (de preferência massa integral por ser mais saudável)
+- 6 tomates cereja cortados ao meio
1 xícara de queijo branco em cubinhos 
Folhas de manjericão a gosto
Azeite extra virgem, pimenta do reino, orégano, gotas de limão a gosto
1 a 2 dentes de alho

Modo de preparo:
- Deixe de molho por no mínimo 1 hora os cubinhos de queijo no azeite até cobrir, misturado com o alho bem socadinho, a pimenta do reino (ou pimenta calabresa), o orégano, gotas de limão (ou se quiser e tiver utilize azeite balsâmico) a seu gosto , e se achar necessário um pouquinho de sal.
- Coloque o macarrão para cozinhar até que esteja Al dente. Escorra e coloque sobre uma travessa.
- Acrescente os tomates cereja, o queijo e as folhas de manjericão. Misture tudo delicadamente.

Nota: Você pode também servir os cubinhos de queijo temperado como aperitivo, e pode também substituir o queijo branco (queijo minas) por mussarela de búfala. Eu gosto de deixar estes cubinhos de queijo temperados em um vidro com tampa na geladeira usar quando quiser.

30 de jul de 2011

Cubinhos de Queijo Empanado

Casquinha crocante que esconde surpresa.
Pode ser servido como aperitivo, ou como entrada acompanhado de uma salada.

Ingredientes:
1 xícara de farinha de rosca
1 xícara de farinha de trigo
2 ovo batido com garfo
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de manteiga (pode margarina, mas com manteiga fica mais gostoso)
240g de queijo provolone, ou queijo camembert (sugestão mais accessível de camembert - use Polenghi), ou queijo mussarela, ou queijo minas, ou o queijo que quiser cortado em cubos de tamanho médio

Modo de preparo:
- Primeiro, separe pratos separados a farinha de trigo, a farinha de rosca e os ovos ligeiramente batidos.
- Depois, passe os cubinhos de queijo pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e, finalmente, pela farinha de rosca empanando-os bem.
- Coloque em uma frigideira antiaderente, o óleo e a manteiga para esquentar.
- Frite os cubinhos, e os coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura.
- Sirva imediatamente para manter quentinhos, acompanhado com uma salada a seu gosto como entrada de um belo almoço; ou com molho de sua preferência (molho tártaro, molho rose...) e palitinhos para espetar nos cubinhos de queijo e servi-los como aperitivo

Há! É claro que não pode faltar uma cervejinha beeeeeeemmm geladinha :D 

29 de jul de 2011

Shantala para Bebê - Parte 3

Em continuidade as aulas anteriores.

Passo 16: Depois de voltar o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo.
 
Passo 17: Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento suave de vai-e-vem.

Passo 18: Segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima. O exercício ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração.

Passo 19: Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas.

Passo 20: O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora (tenha muito cuidado para não deixar entrar água no ouvido do seu bebê, evitando assim a dor de ouvido), elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.

Assista ao vídeo da GNT, e entenda melhor esta técnica.

 



Fonte: Internet

28 de jul de 2011

Shantala para - parte 2

Como prometemos, vamos dar continuação a aula. 
Lembrem-se, os movimentos devem ser suaves e devagar para proporcionar bem estar ao seu bebê, de forma alguma pode proporcionar a dor.
Sinta a musculatura do seu bebê através do toque, mas sem machucar, ok!

Passo 6: Segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um. Repita os movimentos no braço e na mão direita.

Passo 7: Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril.

Passo 8: Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê.

Passo 9: Envolva a perna do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos.

Passo 10: Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação.


Passo 11: Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos.

Passo 12: Deslize toda a mão pelo pé do bebê.

Passo 13: Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos com a perna e o pé direito.

Passo 14: Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo.
Passo 15: Mantenha sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao bumbum.

 Por hoje é só.
Amanhã daremos a última aula, Ok!  


Fonte: Internete

27 de jul de 2011

Shantala para Bebê - Parte 1

A Shantala é uma técnica indiana milenar, técnica de massagem indiana que traz benefícios para os desenvolvimentos físico, motor e até emocional dos bebês a partir de um mês de idade. Ideal para ser praticada pela manhã ou ao entardecer, a massagem é feita com óleo neutro para evitar alergia, de preferência óleo de coco no verão (por ser mais fresco), e óleo de amêndoas doces no inverno, desde que a criança não esteja com sono, com fome ou chorando muito. Também é desaconselhável começar uma sessão logo depois da mamada (é importante esperar pelo menos meia hora depois que o bebê mamou no peito ou uma hora, se ele tomar mamadeira – tudo para evitar que o pequeno regurgite).

Vale reservar um tempo só para a shantala, de modo que a mãe não seja interrompida e possa seguir o passo-a-passo da técnica até o fim. Só a interrompa para atender às necessidades do bebê – um xixi, por exemplo. Se o bebê estiver gripado, com febre ou outro sintoma, a prática deve ficar suspensa. Caso ele durma, deixe a massagem para outro momento. Especialmente no verão, se a pele dele estiver sensível ou com brotoejas, evite a massagem e o uso de óleo.


Como a criança deve ser massageada sem roupa, cheque se o ambiente está silencioso e aquecido, com uma temperatura agradável, principalmente no inverno (vale apena
 aquecer as mãos em água morna antes de iniciar a massagem).
O toque é firme, de modo que a mãe sinta a musculatura do bebê, mas a intensidade precisa ser confortável para os dois. Utilize óleo vegetal puro (de preferência os de farmácias de manipulação), para ajudar a esquentar as mãos e facilitar o deslizamento pelo corpo da criança.

Para as crianças que têm refluxo, é sempre bom colocar uma almofada sobre as pernas da mãe para que a cabecinha não fique tão baixa. Além disso, procure se proteger com uma fralda de algodão bem macia – afinal, quando o bebê relaxa, o intestino tende a funcionar.


O estado emocional de quem aplica a shantala influencia o bem-estar do pequenino. Por isso, em dias tensos, a sugestão é que, antes de pôr as mãos à obra, a mãe tome um banho relaxante.

Confira agora o passo-a-passo de como fazer a shantala no seu bebê, e perceba todos os benefícios que ela proporciona a seu filhote:
- aliviará ou prevenirá gases, cólicas ou prisão de ventre
- ativa a circulação sanguínea e linfática
- amplia capacidade respiratória
- aumenta resistência imunológica
- auxilia no desenvolvimento motor
- auxilia no crescimento físico, e favorece o ganho de peso
- promove o relaxamento e acalma o bebê
- diminui o stress principalmente na faze da dentição
- e proporciona um soninho gostoso e tranqüilo
- o bebê desenvolve atenção para o próprio corpo, e os pais aprendem a conhecer melhor o bebê aumentando ainda mais a relação mãe-filho/pai-filho. 

Passo 1: Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com um pouco de óleo vegetal puro (isso ajudará a deslizar a sua mão pelo corpo do seu bebê, mas não coloque óleo demais, ok). Cada movimento deve ser repetido de três a dez vezes no máximo. Deslize as mãos espalmadas, devagar e com calma do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros.

Passo 2: Com as mãos em X, deslize (sempre devagar e com calma) uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.

Passo 3: Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho.

Passo 4: Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos.

Passo 5: Deslize toda a mão pela mão do bebê.

Por hoje é só.
Continuaremos a aula amanhã, oK!


Fonte: Internet

26 de jul de 2011

Feliz Dia dos Avós!!!!

"Os avós são como os nossos pais, 
mas sem as broncas."


Bolo Salgado de Micro-ondas


O que fazer quando aquela visita inesperada chega bem na hora do almoço? Esta receita é especial para esse momento... Com ingredientes que você tem em casa, você prepara esta excelente torta em apenas 15 minutos.

Ingredientes:
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 copo de +- 200 ml de leite
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de sopa de fubá (se não tiver em casa, substitua por outra colher de farinha de trigo)
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (não use sal, o queijo já tem sal suficiente)
1 colher de café de fermento em pó
Queijo parmesão e orégano para polvilhar (opcional)

Para o Recheio:
Coloque que você quiser e tiver em casa: carne moída, frango desfiado, legumes de sua preferência, presunto e queijo, linguiça calabresa picadinha, espinafre cozido no vapor e batidinho, couve mineira refogadinha,...

Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador por +- 3 minutos (coloque os ingredientes na ordem da receita)
- Unte um refratário de tamanho médio com óleo, ou margarina
- Coloque metade da massa, em seguida coloque o recheio que você quiser. Cubra com o restante da massa, e polvilhe o queijo parmesão e o orégano (outro modo de fazer é misturar o recheio na massa e colocar de uma só vez no refratário untado)
- Leve ao micro-ondas para assar por 9 minutos (não é necessário mexer na potência, seu micro-ondas já vem na potência alta de fábrica). Após este tempo, deixe sem mexer, ou abrir a porta por mais 5 minutos para completar o cozimento
- Sirva acompanhada de arroz e salada para o almoço, ou você pode servi-la também no lanche da tarde.


25 de jul de 2011

Bicarbonato de Sódio e suas Mil e Uma Utilidades

Tenha sempre em casa o bicarbonato de sódio, ele é útil em quase tudo. 

- Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à carie dentária e aftas.
- Quando sai firidinha no canto da boca ou na língua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, mas logo cura, aplicar 3xdia.
- Usa-se também em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve. 

E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa. Veja algumas dicas:


1 Como antiácido para aliviar dor de estomago: Dissolver 2,5g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30 minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago. Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 – ANVISA)


2 Remoção de odores de geladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [1 colher de sopa bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.


3 Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.


4 Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágüe bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil.


5 Sujeira ou manchas no aço: Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüe com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.


6 Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox: Dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.


7 Para limpar panela queimada: Salpique com bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe. Outra dica é o uso do Limoníaco.


8 Para cinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar e são desagradáveis: Evite isso colocando um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro.


9 Limpeza de carpetes: Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.


10 Para evitar manchas amareladas em lycra branca: Depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio, secar a sombra.


11 Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá: Basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.


12 Para desentupir o cano da pia: Jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguida meia xícara de vinagre.


13 Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo: Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco de água morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágüe e deixe secar no ar.


14 Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio.


15 Para remover a corrosão da bateria: Esfregue os terminais da bateria e ganchos com uma solução de água com bicarbonato de sódio. Depois passe vaselina sólida.


16 Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.


17 Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos: Passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha, depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira Ferrugem.


18 Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio (este eu ainda não testei).

Caso alguém conheça outra utilidade com o uso do bicarbonato de sódio, conte pra gente, ok!


Fonte: Instituto laços de solidariedade -  http://lacos.wordpress.com

24 de jul de 2011


 

23 de jul de 2011

Bolo de Chocolate sem Farinha

Este bolo é tão fofinho que derrete na boca, sem falar na casquinha crocante... Vai resisti?
Ingredientes :
50 g de chocolate meio amargo
6 ovos, com claras e gemas separadas
200 g de açúcar

Modo de preparo:
1 Derreta o chocolate e reserve.
2 Bata as gemas dos ovos com a metade do açúcar até obter uma mistura de aspecto fofo, com o dobro do tamanho inicial. Reserve.
3 Bata as claras em ponto de neve com o açúcar restante.
4 Misture 1/3 das claras com as gemas batidas e, na seqüência, adicione o chocolate derretido e o restante das claras, misturando sempre, com cuidado.
5 Unte uma assadeira de 27 cm de diâmetro com manteiga e farinha, coloque a massa e asse em forno pré-aquecido a 160°C por 20 minutos. Espere esfriar para desenformar. 

Fonte: Revista Casa & Jardim  -  http://revistacasaejardim.globo.com

22 de jul de 2011

Tapioca


Gostinho do nordeste para o seu lanche.

Ingredientes.
1/2 kg de farinha para tapioca (o mesmo que bijou)
Água filtrada o suficiente para dar o ponto
Sal a gosto.

Modo de preparo:
- Em uma tigela, coloque a farinha de tapioca, adicione a água até cobrir e ficar dois dedos acima dela.
Deixe descansar por toda a noite.
- Na manhã seguinte, coloque a tapioca dentro de um pano de prato bem limpinho e esprema bem para retirar toda a água.
- Esfarele essa massa com as mãos, em seguida passe-a pela peneira e acrescente o sal.
- Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco da tapioca e modele como se fosse uma panqueca.
- Quando perceber que a massa ficou unida e que já esta soltando da frigideira, vire e deixe até perceber o mesmo do outro lado (a tapioca deve ser retirada do fogo ainda branquinha, não deixe dourar, Ok!).
- Passe um pouco de manteiga ou margarina sobre a tapioca para deixa-la ainda mais gostosa.
- Abaixe bem o fogo, recheie apenas a metade com o recheio escolhido, dobre ao meio a tapioca, retire da frigideira e sirva em seguida.

·         Recheio de coco (tradicional):
100 g de coco ralado fresco
+- 85 ml de leite de coco
Sal a gosto
(misture o coco e deixe que fique bem úmido, coloque o sal, e em seguida coloque em porções sobre a tapioca)

·         Recheio de calabresa:
1 kg de lingüiça calabresa, cortada em rodelas bem finas ou trituradas
1 colher de sopa de azeite extra virgem
3 dentes de alho
1 cebola média picada
Orégano a gosto
(doure o alho e a cebola no azeite, adicione a lingüiça, o orégano e deixe que refogue um pouco. Utilize o recheio ainda quente em porções sobre a tapioca)

·         Recheio goiabada com queijo:
220 g de goiabada bem macia cortada em fatias finas
220 g de queijo mussarela, ou outro de sua preferência também em fatias finas
(fazer 1 ou 2 camadas de goiabada, e sobre ela 1 a 2 camadas de queijo)

·         Recheio de doce de leite com coco:
1 lata de doce de leite (350 g)
200 g de coco ralado
(misture o doce de leite e coloque em porções sobre a tapioca)


Nota: Crie outros sabores de recheio: 
- Morango em pedaços (ou otra fruta), coco ou leite condensado/mel/chocolate 
- Prestígio = coco, leite condensado e chocolate (preto ou branco)
- Frango desfiado, ou palmito, ou camarão, ou carne seca desfiada + catupiry
- Pizza = mussarela, tomate, orégano
- Queijo mussarela e presunto