Pesquisa do Blog

29 de fev de 2012

Batatinhas ao Molho


Essas batatinhas são realmente tudo de bom... Esperimente!

Ingredientes:
1 1/2 quilo de batatinhas bem pequenas
1 sachê de molho de tomates (500 ml)
1 tomate grande
1 dente de alho grande picado
1/2 cebola picada
4 colheres de sopa de margarina
(ou manteiga)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 folha de louro
Noz-moscada, pimenta do reino, orégano e sal a gosto
Queijo parmesão ralado (opcional)
 
Modo de preparo:
- Descasque e cozinhe as batatinhas em água e sal até estar Al dente. Escorra e reserve.
- Pegue o tomate, corte ao meio, e esprema com as mãos a fim de retirar toda a semente. 
- Sobre uma tabua de carne pique o tomate, e em seguida coloque-o em uma panela. Adicione o molho de tomates, o alho, a cebola, a folha de louro e 1 colher de sopa de margarina. Leve a panela ao fogo, acrescente o sal, o orégano e a pimenta do reino, mexa bem, abaixe o fogo, cubra parcialmente a panela e deixe cozinhar por 15 min. 
- Após este tempo, retire a folha de louro, passe todo o molho para o liquidificador (ou use um mix) e bata até formar um molho vermelho bem lizinho. Reserve.
- Prepare o molho bechamel: coloque em uma panela as 3 colheres de margarina restante, deixe derreter, retire a panela do fogo, coloque a farinha de trigo e mexa bem. Retorne a panela em fogo baixo, e deixe a farinha dourar levemente sem para de mexer por cerca de 3 min. 
- Retire a panela do fogo novamente, e vá adicionando o leite aos poucos, sempre mexendo a fim de disolver toda a farinha (caso não consiga dissolver toda a farinha e ela venha a formar pequenas bolinhas, basta bater tudo no liquidificador, ou no mix para deixar o molho bem lisinho). Volte ao fogo baixo e mexa o molho até que tenha uma consistência que você goste. Tempere o com sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto.
- Junte o molho bechamel ao purê de tomate que foi reservado. Mexa delicadamente até que você tenha um lindo molho de cor laranjada.
- Chegou a hora finalmente de juntar as batatinhas a este lindo molho. Mexa um pouco para envolvê-las ao molho. Leve panela ao fogo baixo, e deixe que cozinhe por aproximadamente 8 min, sempre mexendo para que não grude no fundo.
- Retire do fogo, coloque tudo em uma travessa, se quiser coloque um pouco de queijo parmesão ralado para decorar e sirva acompanhado de arroz, um filé de frango, ou um bife bem suculento.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário