Pesquisa do Blog

21 de mar de 2012

Canjica


Aqui em casa todos adoramos comer canjica, e apesar de ser um prato tipico das Festas Juninas,para nós também se faz presente na Páscoa.

Ingredientes:
500 gr de milho de canjica branco
2 litros de leite
1 pitada de sal
1 a 3  canela em pau
4 a 6 cravos da índia
250 gr de amendoim torrado e triturado grosseiramente (opcional)
200 gr de coco fresco ralado (opcional)
1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
- Deixar o milho da canjica de molho  em água fria durante +-2 horas.
- Em uma panela de pressão, coloque a canjica e cobra com um pouco mais de água (na panela deve ter +- 2 litros de água - eu gosto de adoçar um pouco a água; mais um pouco mesmo nada de exagera no açúcar) e deixe cozinhar por 40 minutos ou até a canjica ficar bem macia (abra a panela de pressão algumas com cuidado e verifique a consistência do grão) .
- Transfira tudo para uma panela em fogo médio, e junte o restante dos ingredientes, com exceção do amendoim que só será adicionado por último, após estar tudo pronto.
- Mexa com cuidado para evitar que grude no fundo da panela, deixe que ferva para engrossar um pouco o caldo.
- Sirva a canjica quente ou fria como você preferi.

Nota: Você pode fazer a canjica sem o amendoim e o coco, ou pode fazer só com amendoim, ou só com o coco. Pode até adicionar a receita se quiser, quando a canjica estiver na panela, 1 vidro de leite de coco , Ok.
Esta receita se conserva por mais de uma semana na geladeira, e sempre que necessário, acrescente um pouco mais de leite e volte a ferver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário