Pesquisa do Blog

26 de mar de 2012

Filé de Peixe com Requeijão


Ótima pedida para a Páscoa, ou para qualquer ocasião.

Ingredientes:
400g de filé de peixe (merluza, pescada, namorado, badejo, tilápia, linguado...)
Hondashi a gosto, ou tempere com sal e pimenta do reino
2 cebolas bem picadinhas, misturadas a 3 dentes de alho grande bem picadinho
1 a 2 batatas cortadas em rodela não muito grossa
1 copo de requeijão amolecido no micro-ondas por uns +- 30 segundos
Salsinha e cebolinha bem picadinha a gosto
Azeite extra virgem para untar
Queijo parmesão ralado a gosto, para gratinar e finalizar

Modo de preparo:
- Tempere o peixe como quiser, com hondashi (tempero a base de peixe), ou com sal e pimenta do reino, ou outro tempero a sua escolha. Reserve.
- Em um pirex untado generosamente com azeite extra virgem (se não tiver um pirex, pose usar uma assadeira), arrume uma camada de batata cobrindo todo o fundo.
- Coloque a metade da cebola, e sobre ela arrume uma camada com os filés de peixe, seguida do restante da cebola, e da salsinha e cebolinha picada (guarde um pouco da salsinha e cebolinha se quiser enfeitar o prato com ela).
- Eu gosto de colocar o requeijão no micro-ondas por uns 40 segundos para deixa-lo mais molinho, e assim fácilita para espalhar sobre o peixe. Mas se não tiver micro-ondas, misture o requeijão com um pouquinho  de leite beeeemmm quente (1 ou 2 colheresde sopa), e isso irá amolecer o requeijão da mesma forma. Continuando a receita: espalhe o requeijão, e em seguida cubra com uma camada a seu gosto de queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por +-30 min, ou até gratinar (você pode espetar a bata e experimente um pedacinho do peixe para ver se o cozimento está a seu gosto).
- Finalize, decorando com a salsinha e a cebolinha, se quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário