Pesquisa do Blog

7 de dez de 2012

Bacalhau Noite Feliz

Bacalhau é um dos pratos mais frequentes em Natal e Ano Novo. Bacalhau à Gomes de Sá é uma das receitas favoritas por estas terras brasileiras.

Originário da cidade do Porto, esta receita de bacalhau é uma das mais populares e conhecidas em todos os lugares. A mistura de batatas, azeitonas, ovos e cebolas com lascas de bacalhau é irresistível. Foi um dos pratos de meu Natal, e gostaria de sugerir para seu Ano Novo.
Quando preparo este bacalhau, faço algumas pequenas modificações. Acrescento alho-poró, pimentões e bacon (sim, podem apostar, fica delicioso).


Ingredientes (4 pessoas):
4 postas de Bacalhau 
1/2 Kg de batatas em rodelas
2 cebolas em rodelas finas
1 alho-poró em rodelas finas (apenas a parte branca)
4 dentes de alho em fatias finissímas
3 ovos cozidos picados em cubinhos
1 pimentão vermelho em cubinhos
1 pimentão verde em cubinhos
50 g de bacon em tiras pequenas
Azeitonas pretas sem caroço
Azeite de oliva de ótima qualidade abundante
Salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:
- Após dessalgar o bacalhau, aqueça uma panela funda com bastante água até a fervura e mergulhe as postas. Quando voltar a ferver, deixe por mais 1 minuto e retire (não jogue fora a água). Remova a pele (se houver) e faça lascas do bacalhau, retirando os espinhos.  Reserve.
- Na água do bacalhau, cozinhe as rodelas de batatas, sem deixar desmanchar.
- Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e frite o bacon, até estar crocante. Retire e escorra em papel toalha.
- Aqueça outra frigideira com um pouco de azeite. Coloque os cubos de pimentão e grelhe suavemente, Retire e reserve. Adicione o alho-poró, a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta e deixe murchar.
- Forre o fundo de uma travessa refratária com azeite e faça uma camada de cebola e alho-poró. Por cima faça outra com as rodelas de babatas e após, uma com lascas de bacalhau. Repita o processo até os ingredientes acabarem, deixando por último uma camada de cebolas com alho-poró e os cubos de  pimentões por cima. Preencha a travessa com azeite até 3/4 de sua altura.
- Um pouco antes de ir à mesa, aqueça o forno e coloque a travessa. Deixe até borbulhar. Retire e enfeite com o ovo, as azeitonas e o bacon. Salpique a salsinha picada e sirva imediatamente.



Fonte: http://www.obagastronomia.com.br

6 comentários:

  1. Esse bacalhau tem tão bom aspecto!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Hummm amo bacalhau, peninna que por aqui n se encontra so fresco!!!

    Mas a receita hummm eh muito deliciosa!!!!

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Nunca fiz esta delicia. Mas vou ter que fazer. Ficou com um aspeto delicioso. Gosto de todos os ingredientes.
    Excelente sugestão.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Minha Esposa Márcia
    Meu amor, hoje é uma data muito especial data que em que você veio ao mundo para colocar alegria e felicidade na vida de muitas pessoas inclusive na minha. Parabéns por esta data meu amor, você é uma pessoa maravilhosa e me sinto feliz por estar ao seu lado e desfrutar de tantos momentos bons. Sei que você merece os melhores presentes e tudo eu quero lhe dar quero transformar este dia em festa e nós dois festejaremos este dia com a intensidade que ele merece, desejo-lhe realizações e muito amor e que possamos continuar juntos renovando a cada dia, há dezoito anos juntos tenho certeza que vamos fazer do dia do seu aniversário um grande dia cheio de muita alegria e amor quando se aprende a amar o mundo nos pertence e por amar você é que quero sua presença constante ainda mais hoje, receba querida, no seu aniversário o melhor e o mais sincero presente que eu possa lhe dar: O meu Amor!
    Parabéns e Feliz Aniversário!!!!!
    Obrigado por tudo....
    Com muito amor do seu esposo
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. Amiga: gosto de bacalhau de qualquer maneira ( como boa portuguesa) e este seu ficou com um aspeto delicioso.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Vivo en Galicia, muy cerquita de Portugal donde suelo ir a comer de vez en cuando.
    Me ha hecho mucha ilusión ver esta receta que he tomado tantas veces, es buenísima pero no sabía que se tomaba por estas fechas. la tendré que incorporar a las mias de Navidad.

    Un abrazo

    Pilar

    ResponderExcluir