Pesquisa do Blog

10 de dez de 2012

Frango à Kiev

E para muitos considerado um prato de origem ucraniana (o nome viria da capital da Ucrânia, Kiev). Um prato que remete a Rússia Czarista, e que por um bom tempo foi o que havia de mais sofisticado nos cardápios, um toque de elegância e sabor. 
Outros no entanto afirmam, que o prato não tem origem Russa e sim Francesa. E que a Imperatriz Elizabeth Petrovna (1741-1752) da Rússia preferia a moda e a culinária francesa e, assim, contratando os cozinheiros franceses, ou enviando os cozinheiros russos para treinar e ampliar seus talentos na culinária francesa. 

Mas que importa se o prato é de origem Ucraniana ou Francesa, e se está na moda ou não,... Tem gente até que acha que dá um pouquinho de trabalho (será?)... O que realmente importa é que compensa e muuuuuiiiiito pelo seu DELICIOSO SABOR... Experimente!!!

Ingredientes:
Manteiga em temperatura ambiente
Cebola e alho beeem picadinhos
Sal e pimenta do reino
Ervas finas beeem picadinhas (sálvia, alecrim, tomilho, orégano, salsinha...)
Peito de frango com a asa
Ovo
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de preparo:
- Tempere a manteiga com sal, pimenta do reino, a cebola, o alho e as ervas finas (uma mistura de sálvia, alecrim, tomilho, ou o mix de erva fina que quiser).
- Retire 1 colher de sopa, e faça assim porções desta manteiga temperada (1 colher é o suficiente para cada unidade do empanado). Coloque sobre papel filme, ou papel manteiga e leve ao congelador. Deixe endurecer e reserve.
- Enquanto isso prepare o frango, retire a pele e alguma gordurinha se tiver, e tempere a seu gosto. No meio do peito de frango na horizontal (na parte mais carnuda, faça um corte como se fosse uma bolsa) faça um corte um pouco profundo, não muito grande para colocar a manteiga congelada. Tente fechar bem esta abertura utilizando um palito, de modo que a manteiga não saia.
- Leve o franco com a manteiga novamente ao congelador por 5 min apenas, para dar mais firmeza e garantir que seu frango ficara perfeito.
- Depois desse tempo, passe o frango no ovo, na farinha de trigo, no ovo novamente e por fim na farinha de rosca.
- O empanado volta ao congelador por mais 60 min. Para garantir o sucesso da receita (se quiser, só frite no dia seguinte, neste caso deixe-os envoltos em papel alumínio – E se quiser também, pode ficar assim guardados por até 1 mês, nesse caso: +- 6 h antes de usar retire do congelador colocando-os na geladeira, para poder fritar, mas não deixe descongelar demais – Há! Ele pode também ser guardado, depois de frito na geladeira durante 6 horas, e sendo assim: +- 45 min antes de usar, aqueça o forno à temperatura média. Coloque o frango em recipiente tampado e deixe por 30 minutos, retire a tampa e asse por mais 5 min e pronto).
- Frite, aos poucos (de 2 em 2) em óleo quente (148°) até ficar beeeeeem douradinho. Escorra em papel toalha, retire o palito, e antes de servir coloque um pouco de limão sobre o frango. 
- Sirva acompanhado de legumes, ou batata palha e arroz.  

12 comentários:

  1. Que aspecto tão bom!
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Se ve delicioso. Siempre es bueno conocer un poco la historia de los platos.
    Besos.

    ResponderExcluir
  3. Hay un regalito esperandote en mi blog.Un beso.
    merengueyframbuesa.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  4. Oi Querida.
    Que delicia esta receita.... HUMM
    Fiquei com fome.
    Um abraço.
    Thais

    ResponderExcluir
  5. Que delícia!
    Beijinhos
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Olá querida,
    receita maravilhosa, o aspecto fica bom demais!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, eu n/ conhecia essa receita. Acho que deve fica com um sabor maravilhoso.

    Bjsssssss querida e que a tua semana seja muito iluminada.

    ResponderExcluir
  8. Hola Marcia, aqui estoy desde mi blog Peluson, desde Galicia, y me gusta lo que estoy viendo, veo que es un blog de cocina aunque con más cosas, asi que me tendrás por aqui de vez en cuando.

    Un beso, por cierto, pienso hacer esta receta, pues tiene un aspecto riquisimo. graciñas

    Pilar

    ResponderExcluir
  9. Un plato delicioso y completo, de postre ese rico pudín. Me quedo por tu blog. Un abrazo, Clara.

    ResponderExcluir