Pesquisa do Blog

31 de mar de 2012

Pizza de Pão de Queijo


Esta é uma deliciosa receita do Chef Jurandyr Affonso, para o seu fim de semana... Uma união perfeita.

Ingredientes:
1 xícara de água
Sal a gosto
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
2 xícaras de polvilho azedo
1 xícarade polvilho doce
3 ovos
1 xícara de queijo de minas meia cura padrão
Farinha de trigo

Recheio:
5 colheres de sopa de molho de tomate pronto
150 g de presunto em fatias ou ralado
250 g de queijo mussarela ralado
Tomates em rodelas finas
Azeitonas
Catupiri
Ovos cozidos
Orégano

Modo de preparo
Numa panela ferva a água com o sal, o óleo e o leite. Despeje sobre os polvilhos e misture até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um a um, mexendo sempre. Junte o queijo e misture até incorporar. Deixe descansar por 30 minutos em uma superfície enfarinhada. Com um rolo abra a massa em um círculo de 30 cm de diâmetro e transfira para uma forma própria para pizza sem untar. Espalhe o molho, o presunto, a mussarela, o tomate, as azeitonas, o catupiri, os ovos e o orégano e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos ou até assar.


30 de mar de 2012

Creme de Chocolate de Micro-ondas

Um creme delicioso para você servi gelado em tacinhas como sobremesa, ou como colertura de um bolo, ou sobre uma torta, ou...

Ingredientes:
1 litro de leite
2 colheres de sopa rasa de maizena
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 barra de chocolate meio amargo picado (+-170g)
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa margarina
1 colher de chá de baunilha (opcional)

Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
- Coloque em um refratário grande e alto e leve ao micro-ondas por 8 minutos em potência alta.
- Mexa bem e volte ao micro-ondas por mais 4 minutos ainda na mesma potência.
- Deixe por uns 3 min no micro-ondas sem abrir a porta, e após isso retire o refratário e deixe esfriar por completo. O creme ficará com consistência de corte quase como um pudim.
- Corte-o então em pedaços e bata novamente no liquidificador para que fique bem cremoso. 


29 de mar de 2012

Vamos Brincar de "Coelhinho Sai da Toca"?


Divida as crianças em grupos de três: duas ficam de mãos dadas, formando a toca e a terceira fica no meio representando o coelho. As "tocas" devem estar espalhadas pelo local da brincadeira.
Devem ficar duas ou mais crianças sem toca, no centro da área.
Quando tudo está pronto, alguém diz: "Coelhinho, sai da Toca!". E todos têm que mudar de toca.
As crianças que estão no centro têm que tentar ocupar as tocas que ficam vazias enquanto as demais procuram uma nova toca.
Quem ficar sem toca, vai para o centro e a brincadeira recomeça.

Nota: Se o número das crianças for insuficiente (ou se preferi), outra opção para formar “as tocas” é desenhar círculos no chão, ou dispor bambolês para as tocas, como mostra à foto a cima.

28 de mar de 2012

Empada de Chocolate


Surgidos no século XVII, em Portugal, os pastelões recheados – tortas salgadas que deram origem às empadas – eram pratos que compunham uma refeição completa. O salgado chegou ao Brasil trazido pela Família Real portuguesa. Com ela, vieram alguns mestres confeiteiros. E foi aqui que a iguaria mudou de tamanho e ganhou esse nome que conhecemos "empadinhas". Não demorou muito para a empada conquistar o paladar dos brasileiros e ganhar novas versões, assim como esta de chocolate.
 A receita é uma sugestão da Casa da Empada
para deixar todos com "água na boca".

Ingredientes da massa:
500kg de farinha de trigo
250g de margarina
Sal a gosto

Ingredientes para o recheio:
500g de chocolate
1 lata de creme da leite (sem o soro)

Preparo da massa:
Misture os ingredientes na batedeira ou com as mãos até formar uma massa homogênea. O ponto é quando não colar mais nos dedos. Forre as formas com a massa (tamanho médio). Leve ao forno (180 graus) por um prazo de, mais ou menos, 30 minutos.

Preparo do recheio:
Rale o chocolate e misturar ao creme de leite. Coloque em banho-maria, para dissolver o chocolate e depois forre a empada com o chocolate e sirva quente.


Fonte: www.band.com.br/viva-bem/gastronomia/noticia

27 de mar de 2012

Lembrancinha de Páscoa - Coelhinho Perfumado


Encontrei este lindo coelhinho na Net, e logo imaginei como seria se ele fosse perfumado para ser colocado nas gavetas, ou para perfumar o ambiente.
Você pode fazer este lindo coelhinho a partir de um retângulo feito de tricô, crochê, tecido, toalha, feltro, ou do material que a sua criatividade quiser.

Super fácil de fazer, dispensa qualquer comentário sobre sua execução. 

A única dica é que você deverá colocar a essência escolhida para perfumar o seu coelhinho no plumante, ou algodão que utilizará para rechear o seu coelho para deixa-lo bem fofinho. è claro que a linha azul foi utilizada só para mostrar onde custurar, você deverá usar linha na cor do retângulo que estiver usando, ok.
Os detalhes dos olinhos e outros, você poderá fazer com bordado, miçanga, olhinhos móveis de boneca, pintar com tinta para tecido, o rabinho pode ser feito com um pompom de lã, você pode colocar voutros detalhes como laços de fita,...

26 de mar de 2012

Filé de Peixe com Requeijão


Ótima pedida para a Páscoa, ou para qualquer ocasião.

Ingredientes:
400g de filé de peixe (merluza, pescada, namorado, badejo, tilápia, linguado...)
Hondashi a gosto, ou tempere com sal e pimenta do reino
2 cebolas bem picadinhas, misturadas a 3 dentes de alho grande bem picadinho
1 a 2 batatas cortadas em rodela não muito grossa
1 copo de requeijão amolecido no micro-ondas por uns +- 30 segundos
Salsinha e cebolinha bem picadinha a gosto
Azeite extra virgem para untar
Queijo parmesão ralado a gosto, para gratinar e finalizar

Modo de preparo:
- Tempere o peixe como quiser, com hondashi (tempero a base de peixe), ou com sal e pimenta do reino, ou outro tempero a sua escolha. Reserve.
- Em um pirex untado generosamente com azeite extra virgem (se não tiver um pirex, pose usar uma assadeira), arrume uma camada de batata cobrindo todo o fundo.
- Coloque a metade da cebola, e sobre ela arrume uma camada com os filés de peixe, seguida do restante da cebola, e da salsinha e cebolinha picada (guarde um pouco da salsinha e cebolinha se quiser enfeitar o prato com ela).
- Eu gosto de colocar o requeijão no micro-ondas por uns 40 segundos para deixa-lo mais molinho, e assim fácilita para espalhar sobre o peixe. Mas se não tiver micro-ondas, misture o requeijão com um pouquinho  de leite beeeemmm quente (1 ou 2 colheresde sopa), e isso irá amolecer o requeijão da mesma forma. Continuando a receita: espalhe o requeijão, e em seguida cubra com uma camada a seu gosto de queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por +-30 min, ou até gratinar (você pode espetar a bata e experimente um pedacinho do peixe para ver se o cozimento está a seu gosto).
- Finalize, decorando com a salsinha e a cebolinha, se quiser.

25 de mar de 2012


24 de mar de 2012

Espetinhos de Batata Coradas e Bacon


Uma delícia para curtir com os Amigos no fim de semana.

Ingredientes:
5 batatas grandes
1 1 / 2 colheres de chá de alecrim, ou orégano
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 caixa de tiras de bacon (se não encontrar, corte o bacon em fatias finas)
Molho rose, ou molho tártaro, ou ...

 Modo de preparo:
- Lave as batatas, seque e corte-as em cubos médios mais ou menos do mesmo tamanho. Em seguida coloque as batatas em uma panela média, cubra com água fria e deixe ferver. Uma vez que a água começa a ferver, cozinhe as batatas por cerca de 3 a 4 minutos,  ou até que estejam Al dente (que você possa furar com um garfo sem muita resistência, as batatas tem de estar um pouco duras e não podem estar totalmente cozidas).
- Escorra as batatas e coloque-os em uma tigela grande, e em seguida adicione o alecrim, o azeite, o sal e a pimenta do reino, envolvendo-as bem. Reserve.
- Cortar as tiras de bacon ao meio, e enrole cada pedaço de batata com meia tira de bacon prendendo-o com um palito (ver foto). Coloque as batatas em uma assadeira forrada com papel alumínio.
- Leve a assadeira para o forno médio pré-aquecido por 15 minutos, então vire as batatas e deixe por mais 10 a 15 minutos, ou até que o bacon esteja crocante e as batatas estejam fritas. É claro que se preferi, você pode fritar os espetinhos, tudo bem.
- Coloque uma tigela peque na com o molho rose no centro de um prato bem grande, disponha os espetinhos de bata da ao redor da tigela e sirva em seguida.

22 de mar de 2012

Seus filhos não comem verduras? Suco neles!

Toda mãe conhece os benefícios das hortaliças na alimentação de seus filhos. Como é raro encontrar crianças que apreciem verduras, uma ótima alternativa é transformá-las em sucos. Quando ingeridas em forma de sucos, são cruas e preservam a sua energia vital, mantendo intactas as suas propriedades nutricionais, principalmente as vitaminas, muito importantes na alimentação infantil. Para garantir melhor sabor, o preparo de suco com verduras, deve sempre estar associado a alguma fruta já conhecida e apreciada pela criança.

Gostou da idéia? Então abra a geladeira e invente!
- Maçã com espinafre (suco da foto)
- Laranja com beterraba
- Abacaxi com couve, espinafre e hortelã
- Laranja com mamão (ou cenoura) e beterraba
- Morango com cenoura
- Açaí com espinafre e banana
- Laranja com espinafre, aipo, couve, banana e manga
- Manga com salsa e beterraba.

(eu costumo bater os sucos para a turminha aqui de casa com água, ou água de coco, ou com suco de laranja - coloque alguns cubinhos de gelo, depois é só bater tudo no liquidificador, coar e beber)


 Fonte: http://wp.clicrbs.com.br

21 de mar de 2012

Canjica


Aqui em casa todos adoramos comer canjica, e apesar de ser um prato tipico das Festas Juninas,para nós também se faz presente na Páscoa.

Ingredientes:
500 gr de milho de canjica branco
2 litros de leite
1 pitada de sal
1 a 3  canela em pau
4 a 6 cravos da índia
250 gr de amendoim torrado e triturado grosseiramente (opcional)
200 gr de coco fresco ralado (opcional)
1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
- Deixar o milho da canjica de molho  em água fria durante +-2 horas.
- Em uma panela de pressão, coloque a canjica e cobra com um pouco mais de água (na panela deve ter +- 2 litros de água - eu gosto de adoçar um pouco a água; mais um pouco mesmo nada de exagera no açúcar) e deixe cozinhar por 40 minutos ou até a canjica ficar bem macia (abra a panela de pressão algumas com cuidado e verifique a consistência do grão) .
- Transfira tudo para uma panela em fogo médio, e junte o restante dos ingredientes, com exceção do amendoim que só será adicionado por último, após estar tudo pronto.
- Mexa com cuidado para evitar que grude no fundo da panela, deixe que ferva para engrossar um pouco o caldo.
- Sirva a canjica quente ou fria como você preferi.

Nota: Você pode fazer a canjica sem o amendoim e o coco, ou pode fazer só com amendoim, ou só com o coco. Pode até adicionar a receita se quiser, quando a canjica estiver na panela, 1 vidro de leite de coco , Ok.
Esta receita se conserva por mais de uma semana na geladeira, e sempre que necessário, acrescente um pouco mais de leite e volte a ferver.

20 de mar de 2012

Lembrancinhas de Páscoa - Coelhinhos de Toalha


Fácil de fazer, de grande efeito visual, ideal para presentear os amigos na Páscoa.
  
Material utilizado:
Toalhinhas de mão
Elástico para dinheiro, ou fita de cetim
Miçangas pretas para os olhinhos, ou olhinhos para boneca
Bolinha de algodão para o rabinho
Fusinho de coelho para boneca, ou botão cor de rosa, ou pedacinho de feltro...
Pedacinhos de lã preta pata os bigodes, ou fio de nylon
Cola quente
Papel celofane e fita para embalar

Modo de fazer:
- Primeiro siga o passo a passo da foto: enrole as extremidades da toalha até o centro formando um rolo; dobre o rolo ao meio unindo as pontas; torne a dobrar novamente ao meio, passando um pouco do comprimento do rolo as pontas da toalha; prenda com elástico, ou amarre com fita um pouco menos da metade desta dobradura para formar a cabeça do seu coelhinho, e agora é só ageitar as orelhinhas.
- Faça os detalhes do acabamento fixandor com cola quente o rabinho, o fusinho com os bigodes,...
- Note que na parte do corpinho de seu coelhinho ficou uma cavidade e ela serve para colocar um bombom, ou mini ovo de Páscoa, ou um sabonete caso você queira.
- Embale em com papel celofane, e termine com um belo laço de fita.

18 de mar de 2012

Salada Tropical


Não dá para comentar... Tem que experimentar.
Fiz algumas adaptações da receita original do site "Re-Comendo". E o que já era bom, ficou ainda melhor e pode ser uma excelente pedida para o almoço de Páscoa.

Ingredientes:
1 manga cortada em cubos
2 maçãs vermelhas com casca e com limão cortada em cubos
1 maçã verde com casca e com limão cortada em cubos
1 abacaxi cortado em cubos
100gr passas sem caroço
100gr castanha caju grosseiramente picada
50gr de nozes grosseiramente picada
1 cacho uva (uva sem semente e cortadas ao meio)
1 xícara de salsão, ou aipo cortado em cubos
2 tomates grandes sem sementes cortado em cubos
200gr peito peru também em cubos
200gr de peito de frango cortado em cubos, ou desfiado
200gr maionese light
200gr creme leite light
1 colher de chá de mostarda
1 cheiro verde (o mesmo que salsinha + cebolinha)
1 cebola bem picadinha
Pimenta reino, pimenta calabresa, azeite e sal a gosto

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes em uma vasilha grande e servi.


Fonte: Receita adaptada do site Re Comendo - http://re-comendo.com

17 de mar de 2012


Não disfarce... A PÁSCOA está chegando!!!!!


16 de mar de 2012

Amendoim Torrado e Salgado no Micro-ondas

Hoje é sexta feira, e nada melhor que "jogar conversa fora" acompanhado de uma cervejinha beeemmm gelada e um amendoim beeemmm torradinho.

Ingredientes:
1 xícara de amendoim cru com casca (180g - eu uso o da marca "Yoki", por ser o melhor)
1 colher de sopa bem cheia de margarina, ou manteiga
Sal a gosto (eu costumo usar 1 a 2 colheres rasas de sobremesa de sal)

Modo de preparo:
- Coloque o amendoim em um refratário e leve ao micro-ondas por 3 min na potência alta.
- Retire do micro-ondas, acrescente  a manteiga e sal misture bem e volte ao micro-ondas por mais 3 a 4  min.
- O amendoim só ficará crocante após estar totalmente frio (quando esfriar prove, e se não estiver crocante a seu gosto,  pode por novamente no forno de micro-ondas por mais 1 minuto).

15 de mar de 2012

Pudim de Atum com Mandioquinha


Surpreenda a turma no jantar, com uma receita simples, mas muito gostosa.

Ingredientes:
300 g de mandioquinha cozida e espremida (ou bem amassadinha com um garfo)
200 g de batata cozida e espremida
3 colheres  de sopa de azeite de oliva
1/2 cebola picada
4 ovos ligeiramente batidos
1 lata de atum sólido em óleo (120 g)
2 ramos de salsinha picados
2 talos de cebolinha fatiados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres  de sopa de óleo
2 colheres  de sopa de farinha de rosca
1/2 xícara de parmesão ralado
Parmesão para polvilhar

Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture a mandioquinha, a batata, o azeite, a cebola e os ovos ligeiramente batidos. Acrescente o atum, as ervas e tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Unte 5 forminhas de 9 cm de diâmetro (ou um pirex redondo de +- 40 cm de diâmetro) com óleo e polvilhe com farinha de rosca. 
- Preencha as formas com a massa, coloque o queijo parmesão por cima, leve ao forno previamente aquecido a 200°C e asse por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida. 
 
 
Fonte: Gastronomia e Negócios  -   http://gastronomiaenegocios.uol.com.br

14 de mar de 2012

Geléia de banana


Saudável, sem conservante e acima de tudo deliciosa.

Ingredientes:
1 a 2 bananas grande picada em rodelas finas
50 ml de vinho branco seco, ou água
4 colheres de sopa de açúcar, ou adoçante culinário (eu utilizo "Tal e Qual")
1 pitadona canela em pó, ou 1 pauzinho pequeno de canela

Modo de preparo: 
- Em uma panelinha faça um calda com o vinho e o açúcar, antes de começar a ferver junte a banana e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo delicadamente de vez enquando para não grudar no fundo da panela e queimar.
- Assim que a banana estiver bem macia e o doce estiver engrossado, adicione a canela e desligue o fogo. A esta altura, você ainda verá alguns pedacinhos de banana, mas caso queira uma geléia lisinha basta tudo com o mix (neste caso, retire o pauzinho de canela).
- Sirva quente ou frio com uma camada generosa sobre o pão, torrada, biscoito, ou queijo. E fica uma delícia também servida ainda bem quente, acompanhado de uma bola caprichada de sorvete.
- Guarde na geladeira se sobrar, em um recipiente de vidro bem limpo e com tampa.

13 de mar de 2012

Vitamina de Abacate e Hortelã

Huuuuuuummmmmmm!!! DELÍCIA.


Ingredientes:
2 polpas de abacate
1 caixinha de leite condensado
1 litro de leite beeemmmmm gelado
3 a 6 folhas de hortelã
Suco de 1 limão


Modo de preparo:
Basta bater tudo no liquidificador e beber logo em seguida (se quiser coloque algumas pedrinhas de gelo).

12 de mar de 2012

Bauru Cremoso de Micro-ondas

Um lanchinho vapt-vupt para seu fim de tarde.

                                                                              Foto: Delicias food 
Ingredientes:
8 fatias de pão de fôrma sem casca (mas se quiser deixar a casca, tudo bem)
7 fatias de presunto
7 fatias de mozzarella
1 tomate médio fatiado
2 ovos
1 xícara de leite
Queijo ralado, sal e orégano a gosto 
Margarina para untar

Modo de preparo:
- Unte ligeiramente com a margarina o fundo de um refratário de +-22 cm de diâmetro, e em seguida forre com a metade das fatias de pão.
- Coloque sobre o pão as fatias de presunto, a mozzarella, o tomate e o orégano (eu custumo temperar com um fio de azeite e um pouquinho de sal, mas se não quiser fique a vontade). 
- Por último, cubra tudo com o restante das fatias de pão. Reserve.
- Bata no liquidificador os ovos, o leite, +-2 colheres de sopa de queijo ralado e o sal a gosto. Distribua tudo sobre o pão.
- Cubra com papel-manteiga e leve ao forno micro-ondas em potência máxima por 6 minutos. Retire o papel-manteiga, salpique com mais queijo ralado, e se quiser um pouquinho de orégano.
- Sirva em seguida, ou se preferi para ficar ainda melhor, coloque o refratário sobre o suporte metálico do seu micro-ondas e leve ao grill sem cobri por mais 5 a 7 minutos para gratinar (se o seu micro-ondas tiver esta função é claro), ou leve ao forno convencional pré-aquecido aproximadamente pelo mesmo tempo.

11 de mar de 2012

Cassoulet

O cassoulet é um delicioso prato típico do Sudoeste da França. 
Três cidades, Castelnaudary, Carcassone e Toulouse disputam o título de melhor prato desde a sua origem, que data provavelmente desde a Guerra dos Cem Anos.           
Aqui no Brasil este prato também é conhecido como Feijoada Branca... E esta é a minha receita de cassoulet, espero que gostem.

Ingredientes:
250g de feijão branco
80g de bacon picado
500g de lombo de porco cortado em cubos
2 cenouras cortada em rodelas
2 paios em rodelas, ou linguiça calabresa
1 1/2 cebola picada
4 dentes grandes de alho picados
4 tomates sem pele e sem sementes
100 ml de vinho branco
1 talo de alho poró-picado
1 bouquet garni (maço de salsa, tomilho, salsão, alho-poró, louro)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100 ml de caldo de carne
Salsinha bem picadinha parafinalizar

Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho por umas 3 horas no mínimo.
- Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão (cubra com água) junto com uma das cenouras, a metade de uma cebola, 2 dentes de alho e o bouquet garni (amarre as ervas com barbante, para poder retirar após o cozimento do feijão), até ficar ao dente.
- Em quanto isso, em uma panela grande, frite bacon em fogo baixo, até que fique crocante e solte bastante gordura. Retire da panela e reserve.
- Na gordura que sobrou na panela frite o paio e o lombo, e depois retire também e reserve.
- Ainda na mesma panela, acrescente a outra cenoura, o restante da cebola picadas, o alho-poró e o alho restantes e deixe dourar um pouco. Acrescente o vinho branco e o caldo de carne, deixe reduzir um pouco.
- Acrescente os tomates picados, e as carnes que foi reservada e cozinhe por 1 hora e meia, ou até que as carnes fiquem macias.
- Agora é só acrescentar o feijão que já está cozido, misturar tudo com delicadeza, deixar mais um pouco em fogo moderado para apurar o sabor (deixo até iniciar a fervura).
- Salpique a salsinha para finalizar e sirva com arroz branco.

10 de mar de 2012

Iced Capuccino


Você já saboreou um capucino gelado?  Então não sabe o que está perdendo.

 Ingredientes: 
200 ml de café completamente frio
100 ml de leite bem gelado
1 pitada de canela em pó (eu coloco +-1 colher de café rasa)
4  pedras de gelo
3 colheres de sobremesa de chocolate em pó
Calda de chocolate para sorvete a gosto
Chantilly a gosto
Chocolate em pó, ou canela em pó peneirada para decorar (opcional)

Modo de preparo:
- No liquidificador, bata o café juntamente com o leite, chocolate em pó, a pitada de canela e o gelo. 
- Em uma taça alta, coloque no fundo um pouco da calda de chocolate (para decoração), e em seguida coloque o conteúdo do liquidificador coado até faltar +- 2 dedos para completar a taça. 
- Coloque uma camada generosa de chantilly, e polvilhe um pouco de chocolate em pó, ou canela para decorar (use uma peneira para facilitar). Adicione um canudinho largo e sirva em seguida.

9 de mar de 2012

Moussaka


A culinária grega é uma das mais saborosas e saudáveis do mundo, e o moussaká, é um de seus pratos mais popular.
 
1ª etapa - Ingredientes:
1 kg de purê de batatas
2 colheres de sopa de margarina, ou manteiga
1 xícara de leite
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo:
- Em uma panela em fogo moderado, misture todos os ingredientes e mexa até começar a borbulhar. Desligue o fogo, deixe esfriar e adicione 1 ovo inteiro grande levemente batido, mexendo vigorosamente. Reserve.

2ª etapa – Ingredientes:
2 colheres de sopa de margarina, ou manteiga
1 kg de carne moída
2 cebolas bem picadas
2 dentes de alho amassados
1 pedaço pequeno de canela em pau
1 folha de louro
3 cravos da índia
2 latas de molho de tomates refogado
Sal, salsinha e sebolonha picada, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo:
- Refogue a cebola e o alho na margarina, em seguida adicione a carne moída e refogue mais um pouco. Adicione os demais ingredientes, mexa e deixe apurar o molho. Deixe esfriar e como na etapa anterior misture 1 ovo inteiro grande levemente batido. Reserve.

3ª etapa – Ingredientes:
3 a 4 berinjelas cruas
3 xícaras de queijo mozzarella ralada (para finalizar)
Azeite extra virgem a gosto

Montagem do prato:
- Lave bem as berinjelas e corte-as em rodelas, ou no sentido do comprimento em fatias de +-1/2 cm. Colocar em uma tigela e em seguida salgue as berinjelas para que a berinjela libere seu líquido e aquele gostinho amargo. Deixe por 1 hora, e após este processo lave-as bem para retirar o sal, deixe escorrer bem. Coloque um pouco de azeite em uma panela, deixe aquecer bem e doure ligeiramente as berinjelas em ambos os lados. Deixar esfriar e prossiga a receita.
- Em um refratário levemente untado com azeite, intercale as camadas a começar pela berinjela, seguido do molho, o purê de batatas, mais berinjela, o molho,... até terminar com a camada de purê de batata. Coloque o queijo mozzarella e regue com um pouco de azeite.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e deixe até dourar por +- 45min. Sirva acompanhado de arroz.

E é assim que eu preparo o mussaka aqui em casa, e todos adoram.

8 de mar de 2012

Hoje é o Dia Internacional da Mulher

 “Mulheres nascem com o dom de ser mulher. O dom de ser mãe, amiga, filha e irmã. O dom de ver a beleza no coração das pessoas e de lutar por uma causa, mesmo que ela pareça impossível. Ser mulher é ser força, amor e união. É acreditar, buscar e vencer. Ser mulher é ser todas em uma só. Parabéns a todas as mulheres pelo maior e mais bonito dom de todos”.


Fonte: ASCOM - Sérgio Mendes Faria

Sol, Verão e Água -Viva


Verão, um calorão, aquele solão, tudo "ão", e você só pensa em ir à praia e se refrescar naquela água geladinha do mar, mas de repente... AAAAAAI!!! Você  dá um grito e começa a sentir uma forte ardência na pele, como uma queimadura.
É amiga (o), certamente você foi tocado por uma ÁGUA-VIVA (ou medusa), pois no verão, aumentam riscos estes acidentes, e dificilmente dá para evitar pela dificuldade em visualizar as águas-vivas no mar, que são transparentes e gelatinosa.

Mas, o que fazer se isso acontecer?... Como diminuir a sensação de queimação?...
- Primeiro passo: sair da água imediatamente. As espécies encontradas no litoral brasileiro não costumam ser venenosas, mas algumas pessoas podem ter reações alérgicas tão fortes que correm o risco de se afogar.

- Não toque na queimadura e muito menos coce. Quando a água-viva atinge a pele, ela libera filamentos chamados nematocistos, que se rompem se a pessoa coça ou esfregar a pele.

- Aplique bastante ÁGUA DO MAR na área afetada, NUNCA ÁGUA FILTRADA (água doce), isso vai aliviar bastante a dor e de forma alguma NÃO URINE sobre a queimadura. Apesar de a crendice ter um fundo de verdade, pois a urina liberaria mais facilmente os cistos, são poucas pessoas que tem o teor de acidez necessário para amenizar a dor, e vamos combinar que isso é nojento.

- Outra medida legal é aplicar vinagre no local afetado (peça nos quiosques a beira da praia), ele impede que o veneno que foi injetado pelos tentáculos da água-viva se espalhe, diminuindo assim a dor. Vale apena também, após todos os cuidados descritos anteriormente, colocar compressas de gelo para aliviar a sensação de queimadura e de dor.

- Mas se os sintomas persistirem é preciso procurar um posto médico, se caso você ficar muito dolorido, com enjôo, vômitos ou febres altas.

- E lembre-se: sua pele vai estar muito sensível durante alguns dias, então evite o Sol para não ficar com manchas no local, OK!

Nota: As águas-vivas já existem há mais de 650 milhões de anos e é representada por milhares de espécies diferentes, sendo que novas espécies são descobertas a todo o momento. 
As águas-vivas são animais marinhos, que variam de tamanho, podendo medir de menos de 2,5 cm a cerca de 2m, com tentáculos chegando até a 30,5 m de comprimento, que vagam pelos mares ao sabor das correntes e ocasionalmente podem provocar acidentes quando os banhistas se aproximam, e sem quere chocam-se contra esses seres como já foi dito.  
O seu corpo é composto de aproximadamente 98% de água e estes animais fazem parte do filo dos Cnidários, que vem da palavra grega “urtiga que queima” e não poderia ter nome mais apropriado. Mas, na verdade se as águas-vivas pudessem, elas evitariam o contato já que não é de seus instintos atacar os banhistas de propósito.