Pesquisa do Blog

30 de jun de 2012


Tenham todos um Bom Fim de Semana!!!

29 de jun de 2012

Hoje é...


São Pedro, o Fundador da Igreja Católica

São Pedro, o Apóstolo e o pescador, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo:"Não se assuste, é que São Pedro está mudando os móveis de lugar".

Há uma tradição antiga que no dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.

SALVE SÃO PEDRO!!!!!


Cocadas de Café


Mais uma receitinha para incrementar a sua Festa Junina.

Ingredientes:
2 xícaras de coco fresco ralado 
2 xícaras de açúcar  cristal (pode ser o refinado)
2 colheres de sopa de café solúvel  
2 colheres de sopa de manteiga 
3 ovos médios 

Modo de preparo: 
- Misture bem todos os ingredientes.
- Em um refratário médio untado (16 x 30 cm), espalhe toda a mistura apertando-a bem com o auxílio das costas de uma colher.
- Leve para assar por cerca de 30 min, em forno médio pré-aquecido a 180°C.
- Retire do forno e espere esfriar.
- Você poderá servi no próprio refratário, cortando em quadradinhos; ou com o auxílio de duas colheres, modele as cocadas e coloque-as em forminhas de doce (como na foto, e rende aproximadamente 20 cocadas).

Nota: Servindo no mesmo dia, as cocadas estarão mais úmidas (experimente servi sobre um pedaço de queijo minas); ou então deixe secar de um dia para o outro, e as cocadas assim ficarão mais encorpadas e sequinhas (como na foto)... Você decide.

28 de jun de 2012

Almôndegas de Salsicha


Variando um pouco o cardápio do dia a dia... A turminha aqui de casa gostou da novidade.



Ingredientes:
6 a 8 salsichas aferventada e ralada após esfriar
1 pão de francês amanhecido ralado, ou processado
1 ovo grande
Queijo parmesão ralado + batata palha + salsinha a gosto
1 ovo + farinha de rosca o suficiente para empanar
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho bem picadinho
1 colher de sopa de bacon bem picadinho
3 tomates sem pele e sementes picados
1 xícara de molho de tomate pronto
1 tablete de carne dissolvido em 1 xícara de água quente


Modo de preparo:
- Em uma tigela misture a salsicha, o pão e o ovo até formar uma massa homogênea.
- Com pequenas porções de massa (+- 1 colher de sopa bem cheia), faça as almondegas recheando-as com uma mistura de queijo ralado, batata palha e salsinha picada. Passe-as no ovo e na farinha de rosca para empanar, coloque-as em um refratário untado com um pouco de azeite e reserve.
- Em uma panela coloque o azeite, o bacon, a cebola e o alho, refogue um pouco, adicione os tomates. Refogue mais um pouco, e em seguida adicione o molho de tomates e o caldo que foi dissolvido na água, misture bem e deixe apurar o molho em fogo médio por cerca de 5 min.
- Coloque o molho sobre as almondegas com um pouco mais de queijo parmesão ralado, e leve para gratinar em forno pré-aquecido à 180°C.
- Sirva acompanhado de arroz e de uma bela salada de folhas.

27 de jun de 2012

Geleia de Morango no Micro-ondas


Que tal fazer geleia de morango em casa?
É bem mais fácil do que você pensava.

Ingredientes:
1 xícara de morangos limpos e bem picadinhos, ou processados.
1 xícara de açúcar cristal (a calda fica melhor que o açúcar refinado)
2 colheres de sopa de suco de limão
Cravos e canela em pau a gosto, mas sem exagero (opcional)

Modo de preparo:
- Em um refratário alto sem tampa, coloque todos os ingredientes misturando-os bem.
- Leve ao micro-ondas em potencia alta por 1 min.
- Misture bem, volte ao micro-ondas por mais 1 min. Repita o processo até ficar no ponto de geleia, com aquela calda grossinha (isso levará cerca de 10 min aproximadamente).
- Deixe esfriar, coloque em vidros limpos e esterilizados (em uma panela com água e um pano de prato ao fundo, ferva vidro e tampas para esteriliza-los. Retire com cuidado e coloque dentro do forno aquecido, porem desligado para secar).
- Guarde os potinhos de geleia na geladeira para ser utilizada no dia seguinte, pois assim ela irá adquirir uma consistência mais firme, ideal para ser passada sobre pães e torradinhas, ou passar uma camada fina sobre a carne que será assada (principalmente se for carne de porco), ou utilizar em uma deliciosa torta, ou como recheio de bolo,... A geleia feita em casa é bem mais saudável, sem aditivos ou conservantes, além de ser DELICIOSA.

Nota: A geleia poderá transbordar um pouco dentro do micro-ondas, e por esta razão que a fazemos minuto a minuto, para evitar que transborde tanto.

26 de jun de 2012

Massa de Panqueca Super Fácil de Fazer


A panqueca é um tipo de massinha fininha, feita basicamente de ovos, farinha e leite. Bastante versátil, vai bem com qualquer tipo de recheio salgado ou doce.

Ingredientes:
1 copo de leite (200ml)
2 ovos de tamanho médio
3 colheres de sopa cheias de farinha de trigo

Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador. Esta quantidade de massa rende aproximadamente 6 discos de panqueca, mas você pode dobrar a quantidade de massa se quiser.
- A massa vai ficar bem líquida e bem aerada. Eu não gosto de colocar sal na massa para não correr o risco de ficar salgado depois de colocar o recheio e o molho, e também porque assim eu posso optar por um recheio doce.
- Em uma frigideira antiaderente, coloque um fiozinho de óleo e com a ajuda de um papel toalha espalhe bem cobrindo toda a superfície.
- Coloque um pouco da massa bem no centro da frigideira (eu uso uma concha de feijão para a medida), e com movimentos circulares, espalhe a massa cobrindo toda a borda.
- Após alguns segundos sobre o fogo baixo, a massa irá começar a desgrudar. Então com cuidado e com o auxilio de uma espátula, vá ajudando a soltar e se estiver toda solta vire a panqueca para que doure do outro lado (este processo é bem rápido, portanto cuidado para não queimar). Reserve.
- Continue a fazer os disquinhos de panqueca até a massa acabar.
- Agora é só colocar o recheio e o molho de sua preferência (carne moída, frango desfiado, presunto e queijo, ou a geleia de sua preferência, ganache de chocolate, doce de leite,...).
- Se quiser coloque queijo mozzarella ralada, e leve ao forno por 20 min para gratinar.


25 de jun de 2012

Pipocas com Bacon, Orégano, Pinenta do reino e Queijo Provolone


Quem não gosta de ver um bom filme, acompanhado e uma deliciosa pipoca?
Foi assim que passei o fim de semana em Guapimirim, pé da serra para Teresópolis. A foto só não é da que eu fiz, porque não deu tempo e nem sobrou pra contar historia, rsrsrsrsrs.


Ingredientes:
1/2 xícara de pipoca
1 colher de sopa de óleo
3 colheres de sopa de bacon em cubinhos
1/2 colher de chá de sal
Orégano e pimenta do reino a gosto (opcional)
Queijo provolone ralado em ralo fino a gosto (ou queijo parmesão)

Modo de preparo:
- Em uma pipoqueira em fogo médio, ou panela de fundo grosso, aqueça o óleo, em seguida adicione os cubinhos de bacon e deixe até durar ligeiramente (não deixe tostar demais).
- Coloque o milho de pipoca e o sal, mexa um pouco e tampe a panela. Deixe a pipoca estourar, sacudindo com cuidado a panela sem destampar para não queimar a pipoca (se estiver usando a pipoqueira rode a manivela).
- Quando o barulho do estourar do milho diminui, desligue o fogo adicione o orégano, a pimenta do reino e o provolone.
- Coloque tudo em uma tigela e chame a turma, que a esta altura estarão babando com todo o cheirinho que ficou pela casa. 


24 de jun de 2012

Salve São João


Nascido em 24 de junho, São João Batista nos ensina que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", e sugere que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Nesta época em nosso hemisfério vivemos o inverno, e o frio favorece o recolhimento, a meditação, a necessidade de ficar quieto e em silêncio em um ambiente aconchegante de nossa casa, ou ficar próximo à fogueira, para nos aquecer como na roça.

                                                                                         foto: Net       
Mas, para aqueles que gostam de festeja, não há época melhor. E o que todo mundo quer, nos meses de junho e julho é participar de uma Típica Festa Junina.   
 Comemorar as Festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.


Quem não adora maçã do amor, cocada mole, arroz doce, paçoca, bolo de milho, canjica, doce de abobora com coco, quentão, caldo verde, pamonha, vinho quente, cuscuz de tapioca, milho cozido quentinho com manteiga, e tantas outras DELÍCIAS da época e que fazem parte da festa?


Sem falar nas brincadeiras: pescaria, acertar a bola boca do palhaço, jogo de argolas, colocar o rabo no burro, brincar de adivinhações, dançar quadrilha,... Vale tudo para entreter os baixinhos e os não tão baixinhos assim.




23 de jun de 2012

Bolo de Amendoim – Ideal para Celíacos e Intolerantes a Lactose


Um bolo muuuuuiiiiito fácil de fazer, de um sabor incrível, sucesso garantido para a sua Festa Junina.

Ingredientes:
4 xícaras de farinha de amendoim (xícara de 240 ml)
2 xícaras de açúcar cristal (ou pode ser o açúcar refinado)
4 ovos grandes inteiros ligeiramente batidos
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
- Primeiro iremos preparar a Farinha de Amendoim que é à base deste bolo. Para isso bata triturar na centrifuga, ou no liquidificador o amendoim cru com casca e tudo até formar uma farinha (se for bater no liquidificador recomendo que faça aos poucos, pois assim fica mais fácil).
- Passe a farinha para uma tigela, acrescente o açúcar e o fermento misture bem.
- Em seguida adicione os ovos e misture até dar a liga ao bolo. A massa do bolo deverá ficar bem firme, ou seja, um pouco pesada e pastosa, mas se achar que massa ficou seca demais basta adicionar um ovo a mais (isso pode ocorrer devido ao tamanho do ovo, no entanto, não deixe que a massa do bolo fique muito mole e úmida, e NÃO ACRESCENTE mais nada ao bolo como, por exemplo: leite, ou água).
- Coloque a massa do bolo em uma assadeira de alumínio de +- 32 x 22 cm não muito baixa, forrada somente o fundo da assadeira com 2 camadas de papel toalha (ou se preferi, unte e enfarinhe a forma). Espalhe a massa do bolo com o auxilio de uma colher, e quando terminar bata delicadamente a forma sobre a pia para nivelar bem e retirar as bolhas de ar.
- Asse o bolo em forno pré-aquecido a 180°C por 50 min, ou mais até que forme uma casquinha sobre o bolo e as bardas estejam bem douradas.
- Deixe o bolo esfriar de um dia para o outro coberto com um pano de prato bem limpinho (bolo irá murchar um pouco ao esfriar, e ele fica mais gostoso no dia seguinte).
- Corte-o em quadradinhos e embale em celofane e papel crepom (rende +- 30 pedaços), ou decore o bolo como quiser (veja sugestão abaixo).

                                                                                         foto: Net
E gente... Corra para comer,
porque este bolo costuma desaparecer rápido D+ da conta.



Fonte: Livro “As Melhores Receitas das Mulheres Agricultoras do Oeste do Paraná”

22 de jun de 2012

Reciclagem - Lanternas Marroquinas com Vidro de Conserva

"Rio + 20   Por um mundo mais sustentável"

Que tal transformar aquele vidro de conserva vazio que você ia jogar fora, em um lindo objeto para decorar a sua casa?
Esta é mais uma proposta para reciclar e transformar o que era lixo em arte.

Material necessário:
Tinta relevo dourada
Verniz vitral na cor que quiser
Pincel macio
Vidros de conserva bem limpos e secos (após lavar e secar passe um paninho com álcool em todo o vidro para retirar a gordura, ou resíduo de detergente)

Passo a passo:
- Pinte a parte externa dos vidros utilizando a tinta relevo, aplicando-a com o próprio bico do frasco da tinta formando o desenho que preferi (veja na Nete e tente imitar os desenhos marroquinos). Deixe secar por 24 h.
- Agora vem à parte mais fácil. Pinte toda a parte interna dos vidros utilizando o verniz vitral na cor que você escolheu . Deixe secar também por 24h, ou pelo tempo indicado pelo produto.
- Utilize os vidros para decorar a casa... Use-os como luminárias (coloque pequenas velas dentro deles), você pode pendura-los, ou coloca-los sobre um aparador, tenho certeza que ficarão lindos e farão muito sucesso.


Nota: Se quiser decorar ainda mais, coloque algumas pedrarias na parte externa do vidro. 
Mas se for reutilizar o vidro para por algo comestível dentro, então inicie o trabalho pintando a parte externa com o verniz vitral para só depois decorar com a tinta relevo, OK!




Fonte: fotos da Net

21 de jun de 2012

Luminária com Colher de Plástico – Reciclagem


"Rio + 20   Por um mundo mais sustentável"

O plástico e uma das matérias primas que demoram mais a se decompor no meio ambiente (leva mais de 100 anos para se decompor). E é por esta razão que a reciclagem é muuuuiiiito importante para o planeta.

Esta é mais uma ideia super legal de reciclagem.

Material necessário:
Colheres plásticas sem os cabos
Garrafão de água
Cola quente
Estilete e tesoura
Fio, bocal e lâmpada

Passo a passo:
- Retire todos os cabos das colheres plásticas e reserve (foto 2).
- Corte o fundo do garrafão (foto 3).
- Cole lado a lado as colheres reservadas iniciando pela base do garrafão (foto 4).
- Para o acabamento do gargalo do garrafão, faça um elo de colheres colando-as umas as outras como mostra a foto 5.
- Prepare a fiação da luminária, coloque o acabamento do gargalo e finalize pendurando onde quiser.

Você pode ainda criar outros objetos de decoração utilizando as colheres plásticas, como estas: 


Fonte: Net 

20 de jun de 2012

Pinhão à Provençal

Ingrediente que ganha destaque nesta época do ano, o pinhão pode ganhar receitas caprichadas, como esta.


Ingredientes:
500 g de pinhão com casca (corte um pouco da pontinha)
6 tomatinhos-cereja cortados ao meio, ou 2 tomates grandes picados (opcional)
1 colher de café de ervas seca mista (orégano, manjericão, alecrim,...)
2 dentes de alho bem picadinho
1 cebola de tamanho médio picada, ou cortada em pétalas finas
200 g de bacon em cubinho (opcional)
Azeite extra virgem a gosto
Salsinha fresca picada a gosto
Castanha de caju levemente moída a gosto
Sal e pimenta do reno a gosto

Modo de preparo:
- Cozinhe o pinhão em água, na panela de pressão com um pouco de sal, por 10 a 15 minutos (contar o tempo após começar a pressão – se as cascas dos pinhões estiverem secas e velhas mais tempo levará para cozinhar).
- Apague o fogo, deixe esfriar, descasque os pinhões, corte-os ao meio e reserve.
- Em uma frigideira, coloque um pouco do azeite, doure ligeiramente a cebola, o bacon e o alho.
- Adicione os pinhões refogando um pouco mais.
- Em seguida, coloque as ervas secas, os tomatinhos, a pimenta do reino e corrija o sal se necessário. Refogue um pouco mais até estar tudo crocante.
- Desligue o fogo, adicione a castanha de caju, a salsinha e coloque um pouco mais de azeite se guise.
- E está pronta esta deliciosa receita, que poderá ser servido em sua Festa Junina.

Nota: Como o pinhão e de época, você pode cozinhar uma quantidade maior e congelar em pacotes individuais, com a quantidade em gramas necessária para a receita, ou congelar o pinhão fresco com casca. E assim poderá repetir a receita o ano todo.

Outra opção para você utilizar esta receita, é misturar ao seu arroz já pronto. Coloque um pouco de queijo parmesão ralado para finalizar, e sirva como um delicioso risoto. 

19 de jun de 2012

Reciclagem - Luminária Com Caixas Tetra Pack


Até bem pouco tempo atrás, as caixas Tetra Pack eram as verdadeiras vilãs dos aterros sanitários. Hoje porem é vistas como uma nova fonte de renda, pois nela há alumínio, papelão, filme PVC, polietileno, e através de máquinas específicas se consegue separar estes materiais e reciclá-las totalmente.
Mas, felizmente para nós mortais que não dispomos da alta tecnologia é possível reciclar as tais caixinhas, basta ter um pouquinho de criatividade, carinho e uma dose de paciência, e você pode transforma-las em carteiras, brinquedos, móveis, mantas térmicas,... Você pode até se transformar em um eco designer famoso, como o criador desta FANTÁSTICA LUMINÁRIA, o malaio Ed Chew (foto abaixo), que faz das caixinhas de Tetra Pack uma verdadeira obra de arte, com um designer bem inovador e super estiloso.



E agora, que tal você mesma fazer a sua luminária de leite longa vida?
Material necessário:
Para fazer uma luminária como esta de 2,6 cm de diâmetro, você precisará de 450 embalagens de caixa de leite, ou suco (caixinhas Tetra Pack), para formar os 108 hexágonos que produzem um efeito incrível ao seu ambiente. Há, você também irá utilizar a cola quente, ou outra de sua preferência.

Passo a passo:
- Embalagem longa vida limpa e aberta, bem limpinhas, secas, cortadas em tirinhas e dobradas como mostra a foto 1 e 2.
- As dobras formam triângulos, para formar os hexágonos e pentágonos (para estes serão 12 peças ao todo) que formarão a sua luminária (foto 4).
- Faça também algumas tiras menores, para unir os triângulos entre si e formar os hexágonos e pentágonos (foto 3), ok!
- Agora os módulos são montados, formando a cúpula (foto 5), e está pronta sua luminária super fashion, ecologicamente correta.

Gente parece difícil, mas não é, e olhe só o resultado desta iluminação...

"Rio + 20   Por um mundo mais sustentável"


Fonte: http://www.edchew.my/

18 de jun de 2012

Gelatina de Quentão

"Quentão é Bão D+  da Conta e dá pra faze um mundão di receita... 
Ó só mais essa ai!!!!! "

Ingredientes:
1 1/2 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de cravo-da-índia
2 paus de canela médios
60 g de gengibre ralado
Suco e raspas de 2 limões
Raspas de 1 laranja
2 xícaras de água fervente
1/2 litro de cachaça
6 envelopes de gelatina incolor (hidratada conforme o fabricante)

Modo de preparo:
1 - Numa panela funda (com 2 litros de capacidade) coloque o açúcar, o de cravo-da-índia e a canela, e leve ao fogo médio até derreter o açúcar e obter uma calda cor de caramelo (não deixar queimar o açúcar para não amargar o quentão). 
Acrescente o gengibre ralado, suco e raspas dos limões, as raspas da laranja e a água fervente, e ferva por 8 minutos. Adicione cachaça e volte a ferver por mais 8 minutos.

Dica: Para que o quentão fique com menos álcool deixe a cachaça evaporar por mais tempo (total 15 minutos).

2 - Coe o quentão e ainda quente junte os envelopes de gelatina incolor (hidratada conforme o fabricante). Mexa bem para dissolver a gelatina e despeje-o numa assadeira levemente untada com óleo.
Deixe na geladeira por 2 horas ou até firmar bem. Corte em quadradinhos ou no formato desejado. Sirva em seguida.


Fonte: Batelli - www.batelli.com.br

17 de jun de 2012

Brigadeiro de Quentão para Festas Juninas

Amado pelos brasileiros, o brigadeiro deixou de ser uma exclusividade de festas infantis e hoje combina com tudo, até mesmo com Festa Junina. Confira esta deliciosa receita do Chef pâtissier Leandro Blazkowski.



Ingredientes:
1 lata de leite condensado
5 colheres de sopa de chocolate branco picado
1 xícara de quentão
1 colher de sopa de manteiga
Açúcar de confeiteiro para o acabamento
Manteiga para untar as mãos

Modo de preparo:
Reduza o quentão em fogo médio até 1/5 da quantidade. Acrescente o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco. Misture rapidamente em fogo baixo, até começar a desgrudar da panela.
Transfira o brigadeiro ainda quente para um refratário e deixe esfriar naturalmente por cerca de 4 horas.
Em outro refratário despeje o açúcar de confeiteiro. Unte as mãos com manteiga. Com a ajuda de uma colher de café, pressione a massa já fria e faça bolinhas. Passe-as no açúcar e disponha em forminhas próprias para brigadeiro.

Rendimento: 25 brigadeiros pequenos.

Fonte: G1 -  http://g1.globo.com


Nota do "De Colher pra Colher": Eu fiz "O Brigadeiro de Quentão" com chocolate meio amargo (chocolate preto, não tinha o branco em casa e estava morrendo de vontade de experimentar a receita), coloquei em potinhos e por cima cobrir com uma farofa de paçoquinha de amendoim (deve ficar bom também com farofa doce de pinhão)... Huuuuuuummmmmm!!!!!

16 de jun de 2012

Quentão do Amor

Para esquentar o “Arraiá” e o coração!!!!

                                                                                         foto: Net
Ingredientes:
1/2 kg  de açúcar refinado
2 garrafas de cachaça
Gomos cortados com casca de mexerica (o mesmo que tangerina)
1 pedaço de +-5 cm de gengibre sem casca
1 maçã picadinha
1 pau de canela de tamanho médio
5 cravos

Modo de preparo:
- Doure o açúcar em fogo médio.
- Quando começar a caramelizar adicione as especiarias e mexa rapidamente.
- Dissolva bem os gomos do caramelo, junte a cachaça e continue mexendo.
- Quando o açúcar dissolver tampe a panela, abaixe o fogo e aguarde 20 minutos (não deixe ferver muito tempo, pois o álcool evapora e o sabor muda ok!).
- Depois é só coar, colocar em uma garrafa térmica para manter sempre quentinho e começa a festa.

Nota: Você pode substituir a mexerica por laranja.

Confira também a receita do "Esquentão", uma bebida sem álcool que passamos a vocês no ano passado, perfeita para as crianças. 



15 de jun de 2012

Lasanha de Jiló

A quem não goste do amarguinho do jiló, mas experimente um pouquinho antes de fazer uma careta... Quem sabe você não se surpreende com este sabor?

Ingredientes:
6 jilós grandes, verdinhos, bem lavados e sem os cabinhos
Cebola, alho, pimentão, orégano e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de bacon bem picadinho
1 colher de sopa de azeite extra virgem
200 g de carne moída
1 xícara de molho de tomates
Queijo parmesão misturado ao queijo mozzarella ralado para polvilhar

Modo de preparo:
- Aferva um pouco de água com um pouco de sal, coloque os jilós e deixe por uns 5 min. Depois escorra a água e deixe esfriar.Corte os jilós em rodelinhas não muito finas e reserve.
- No azeite refogue o bacon, até ficar crocante. Adicione a cebola, o alho, o pimentão, o orégano, a pimenta do reino, refogue um pouco mais e então adicione a carne moída e deixe cozinhar um pouco.
- Coloque o molho de tomates e um pouco de água se necessário para um molho bem básico e gostoso.
- Em um refratário untado com um pouco de azeite, distribua uma camada do jiló seguido de uma camada do molho. Coloque uma camada de queijo e repita as camadas até terminar tudo com a camada de queijos.
- Leve ao forno por 30 min., ou até gratinar ligeiramente.

14 de jun de 2012

Bolo D'Água

Um bolo super fofinho, econômico e muito, muuuuiiito gostoso.

Ingredientes:
Bolo:
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara de água
1 1/2 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de trigo peneirado
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo:
- Bata as claras em neve e reserve.
- Peneire as gemas (para retirar a película que deixa o cheiro de ovo), adicione o açúcar e bata na batedeira até ficar uma mistura clara.
- Adicione alternadamente a água e a farinha, já misturada com o fermento em pó. Bata até estar tudo bem incorporado.
- Desligue a batedeira, e misture delicadamente às claras.
- Coloque a massa do bolo em uma forma de +- 28 cm, forrando somente o fundo da forma com papel toalha.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30 min (faça o teste do palito, se sair seco, está pronto).
- Misture todos os ingredientes da calda e aplique no bolo ainda quente.


13 de jun de 2012

Escondidinho de Lasanha da Larissa

Esta é o "Escondidinho de Lasanha da Larissa" (a receita é dela e ela escolhe o nome que quiser) que me surpreendeu pelo sabor e praticidade da criação da receita. 
A Larissa tem apenas 17 anos e inventou esta receita para reaproveitar a sobra de arroz do fim de semana.
Não é que a minha Futura Norinha (quem sabe daqui a uns 10 anos, ok!) sabe mesmo cozinhar?

Ingredientes:
Sobra de arroz (+- 5 xícaras de arroz pronto)
Linguiça calabresa sem pele (+- 4 a 6 unidades)
Queijo prato a gosto (ela utilizou +- 12 fatias)
Água filtrada (o suficiente para ajudar a bater no liquidificador)

Modo de preparo:
- Bata no liquidificador o arroz com um pouco de água até obter um “creme de arroz bem homogêneo". Reserve.
- Bata no liquidificador a linguiça calabresa (se necessário coloque um pouco de água para facilitar)
- Em um refratário levemente untado com manteiga, faça uma camada com arroz, seguido de uma camada de calabresa e uma camada de queijo. Repita as camadas finalizando com a camada de arroz.
- Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 45 min.

Nota: O arroz e a linguiça calabresa podem ser triturados em um processador ao invés do liquidificador. Também pode ser utilizado outros recheios, outro queijo,... 

Esta é minha homenagem a você Larissa, para agradecer e incentiva-la a preparar outras delicias. Mil Beijos ... E se os próximos quitutes forem tão bons quanto este, pode me fazer de sua provadora oficial, ok!

12 de jun de 2012

12 de Junho - O Amor está no Ar

Dia dos Namorados

SIMPATIAS PARA SANTO ANTÔNIO:
O Dia de Santo Antônio, mais conhecido como “Santo Casamenteiro” é amanhã - dia 13 de junho, mas alguma das simpatias para conseguir um namorado, ou casamento devem ser realizadas hoje dia 12 - Dia dos namorados.

Para arranjar namorado:
. Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.

. Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no relento, na véspera do dia de Santo Antônio- 12 de junho, peça tudo o que deseja a nível de realização afetiva tipo (felicidade, harmonia, romantismo, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc...).
No dia seguinte, passar a água: nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade, e que o amor seja pleno e digno.

 . No dia de Santo Antônio - dia 13 e junho, pegue na imagem do Santo e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará na geladeira, se demorar que irá para o congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater á porta.

. No dia 13 de junho - Dia de Santo Antônio, Logo de manhãzinha antes de falar com qualquer pessoa, abra a porta da frente da sua casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim àquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz.”.
Você pode ainda acender uma vela rosa de qualquer tamanho em um pires com mel e pedir a Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.

Para saber o nome do futuro marido:
. Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o quem serão futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados dentro de um balde com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

Para se casar:
. Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.

Para saber se o casamento está próximo:
. Para descobrir se faltam muitos anos para casar, no dia 12 de Junho á meia-noite (na véspera do dia de Santo António) amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. O fio com a aliança funcionará como um pêndulo.
Pergunte então a Santo António, quantos anos faltam para você se casar. O número de batidas no copo informa quantos anos ainda faltam para o grande dia.

. No dia de Santo António, a 13 de Junho, coloque 2 agulhas iguaizinhas dentro de uma bacia com água, com 2 colheres de açúcar. No dia seguinte veja com estão as agulhas. Se estiverem juntas é porque o casamento está próximo.
Santo Antônio 

11 de jun de 2012

Drinque de Champagne e Sorvete Cremoso de Limão

Um delicioso drinque para finalizar um maravilhoso jantar a luz de velas.

Ingredientes:
1 garrafa de champagne gelada (ou prosecco, ou espumante, ou cidra)
Sorvete cremoso de limão

Modo de preparo:
- Coloque uma bola generosa de sorvete cremoso de limão em uma taça.
- Complete a taça com a champanhe.
- Decore como quiser e sirva.

E esta é minha sugestão para a decoração à luz de velas,
desejando uma noite esplendida para o "Dia dos Namorados". 



10 de jun de 2012

Fondue de Chocolate em apenas 10 minutos

A dica de ontem foi fantástica... Mas, esta também é uma dica imperdível para o “Dia dos Namorados”, super fácil é que fará toda a diferença em sua noite.

Ingredientes:
200 gr de chocolate meio amargo ralado em ralo grosso, ou picado 
200 gr de creme de leite fresco, ou de caixinha
3 colheres de sopa de uísque 
1/2 de colher de café de gengibre fresco ralado em ralo fino, espremido e coado 
1 pitada de canela 
1 pitada de cravo em pó 
1 pitada de noz-moscada 
Mini bolos recheados fatiados (aqueles industrializados tipo "Ana Maria")
Morangos frescos lavados e secos, ou a fruta de sua preferência cortadas em cubinhos,pode utilizar também mini suspiros, marshmallow,... 


Modo de Preparo:
Coloque o creme de leite em um recipiente refratário e leve ao micro-ondas na potência alta por 30 segundos. Acrescente o chocolate e volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Mexa e coloque novamente no micro-ondas por mais 30 segundos.

Acrescente os ingredientes restantes e misture bem até ficar homogêneo. Transfira o fondue para um réchaud, deixando a chama o mais baixo possível. Monte espetinhos com uma fatia do mini bolo e um morango. Disponha os espetinhos em uma vasilha e sirva mergulhando cada um deles no chocolate. 

Se preferir preparar o fondue em fogão convencional, misture o creme de leite, o chocolate, o uísque, as especiarias e leve ao fogo em banho-maria até derreter. Mexa bem até ficar homogêneo e sirva.

Nota: Substitua o chocolate meio amargo por amargo, ao leite ou ainda uma mistura destes. 
- No lugar do uísque você também pode usar conhaque, ou licor de frutas vermelhas, ou outra bebida de sua preferência. 
- O  gengibre, da canela, do cravo e da noz-moscada dá um toque especial ao seu fondue, mas eles são um ingrediente opcional a sua receita.



9 de jun de 2012

Torta Mousse de Chocolate com Framboesa

Que tal preparar esta sobremesa fantástica do Chef Diego Lozano, para finalizar a noite perfeita do "Dia dos Namorados"...
Esta torta além de ser deliciosa e irresistível aos olhos, é fácil de fazer e ficará para sempre na lembrança dos corações apaixonados.

Ingredientes:
1 disco de massa de bolo para forrar o fundo da forma (receita de sua preferência).

Mousse:
160 g de polpa de framboesa levemente aquecida
250 g de chocolate ao leite derretido
4 g de gelatina sem sabor
300 g de creme de leite fresco batido como chantiily mole

Modo de preparo:
- Misturar a polpa com o chocolate, depois colocar a gelatina dissolvida. 
- Por último colocar o creme de leite batido. 
- Despejar na forma, sobre o disco de bolo no fundo. 
- Congelar por 1 hora mais ou menos.

Glaçagem:
250 ml de leite aquecido
50 g de glucose
600 g de chocolate braco derretido
Corante vermelho comestível em pó a gosto
13 g gelatina sem sabor dissolvida

Modo de preparo:
- Misturar o leite quente com a glucose e despejar no chocolate branco derretido. 
- Colocar o corante e por último a gelatina dissolvida. Não mexer muito para não entrar muito ar. 
- Despejar sobre o bolo congelado (dica: coloque a torta sobre uma grelha, jogue toda a glaçagem bem no centro da torta (veja a foto), rapidamente e com poucos movimentos espalhar para as laterais. Deixe escorrer bem e tomar um pouco de consistência, transfira para o prato em que irá servi e termine a decoração).


Fonte: Bem Simples - http://www.bemsimples.com

8 de jun de 2012

Fronhas Decoradas para o "Dia dos Namorados"


Sou super adepta da decoração personalizada, e adoro ideias estilo "faça você mesmo".
Por isso, em vez de ter em casa, um jogo de lençol igualzinho aos da loja, que tal fazer pequenas intervenções nas peças e dar toque personalizado? 

Material necessário:
2 fronhas brancas
Caneta para pintar tecido na cor de sua escolha
Folha de papel
Carbono para tecido

Como Fazer
- A escolha do poema ou a frase, deve ser algo significativo para você. Eu me rendi a uma frase de escritor Antoine de Saint-Exupéry.
Você pode escrever a mão livre se quiser, ou pode usar o recurso de imprimir o texto no papel sulfite, com o estilo de letra e tamanho desejados. E passar cuidadosamente para a fronha. Neste projeto usei o estilo Bradley Hand ITC, no Word. 
- Passe o risco para a fronha com cuidado, e depois é só cobrir as letras usando a caneta para tecido. Deixe secar conforme as instruções da caneta para tecido. 
- Se quiser pinte também alguns coraçõezinhos... Afinal de contas, detalhes que fazem a diferença e nada mais aconchegante que deixar o carinho registrado pela casa.

Nota: Coloque uma folha de papel, enquanto escreve, por dentro da fronha, para que não manche o outro lado da peça.
  

Fonte: Casa com Decoração – http://www.casacomdecoração.com.br

7 de jun de 2012

Um Bom Feriado a Todos



O nome Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia
 O Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Esta data acontece em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo e bebendo o vinho que se transformaria em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida.

O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jó 6, 55 - 59)

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado e se faz alimento, para nos dar força para continuar a caminhada.

 Jesus nos comunica o seu Amor e se entrega por nós. 
 E que assim seja... Amem