Pesquisa do Blog

Carregando...

08/01/2013

Repelentes Caseiros contra Mosquitos, Pernilongos,...


Zuuuuuuuummmmmmmm!!!!

É só a temperatura subir um pouquinho que lá vêm os mosquitos e pernilongos dando vôos rasantes pertinho da gente, fazendo aquele barulhinho que não nos deixam dormir.  Além de irritar, sua picada provoca uma baita coceira e pode até se transformar em uma grande ferida.

Nesta hora o que fazer?.. Enchemos o ambiente de repelente?.. E se alguém da família for alérgico?.. Ou se não sobrou dinheiro para comprar, e se justo nessa hora você não tiver o repelente?.. E agora o que fazer???

Suas preocupações acabaram, pois a solução pode ser encontrada na Sábia Mãe Natureza, que nos fornece repelentes naturais como o cravo da índia, a casca da laranja, do limão, a andiroba, a citronela,... Repelentes caseiros são mais eficazes porque além de espantar mosquitos, são naturais e não causam alergias.

## A primeira receita e conhecida como repelente dos pescadores, pois eles há muito já conhecem esta mistura, usam sempre em suas noites de pescaria para evitar picadas de insetos.
Ingredientes:
1/2 litro de álcool
10 gramas de cravo da índia (2 colheres sopa)
100 ml de óleo de bebê (ou substitua por óleo mineral, óleo de amêndoas,...)

Modo de preparo:
- Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 a 8 dias, agitando 2 ou mais vezes/dia (pelo menos de manhã e de tarde - quanto mais se agita, e por mais tempo deixar em infusão, mais concentrado vai ficar). Desta forma, o álcool irá extraindo o óleo essencial do cravo (o óleo de cravo tem a propriedade de repelir também formigas (da cozinha e dos eletrônicos) e até as pulgas dos animais).
- Após 4 dias acrescente o óleo que você escolheu.
- Coe tudo, coloque em frascos bem limpos e de preferência com tampa de borrifador, para facilitar a aplicação (caso não tenha este tipo de tampa, coloque uma gota em cada braço e pernas, espalhando como se faz com o repelente comercial, e os mosquitos serão repelidos).
- Como sabemos óleo e o álcool não se misturam completamente, então antes de usar de uma agitada no frasco. Dê uma certa distância e borrife um pouco desta solução sobre a pele (como na foto). 
- E como todo repelente, tem de ser reaplicado a cada 6 h aproximadamente.

## Outra solução para acabar com estes hóspedes indesejados, é utilizar aquele aparelhinho elétrico de pastilhas que comprados no supermercado, e que a maioria tem em casa.
Faça assim: recorte um retângulo da casca da fruta (limão, laranja ou tangerina) em um tamanho que caiba no vão do aparelho (use o refil já usado como medida), encaixe e plugue na tomada.
O aquecimento vai liberar o ácido cítrico (o que repele os insetos) e você terá uma noite tranquila.

## Para proteger os Bebês dos ataques dos mosquitos, vale usar o tradicional mosquiteiro no bercinho e também esta solução encontrada pela Fundação Fiocruz.
Ingredientes:
1 pomada hidratante para bebês (por exemplo: Proderm emulsã hidratante, ou a que o pediatra do seu filho recomendar)
20 gotas de Complexo B
Modo de preparo:
- O complexo B que exala esse cheiro ao qual é desagradável para os mosquitos, e o hidratante como veículo a misturar.
- Em um recipiente bem limpo, seco e com tampa (recipiente de preferência de vidro, ou de lata e de boca larga para facilitar), misture bem os ingredientes com a ajuda de uma espátula bem limpa, ou um palito de sorvete que não foi usado.
- Aplique pequenas quantidades desta solução sobre a pele do bebê espalhando bem por todo o corpinho do seu bebê (no local do corpo em que estiver protegido pelas roupas ou fraldas não é necessário à aplicação, e muito cuidado com os olhos e boca, nunca passe próximo a estes locais).

## Essa solução é para ser borrifada em toda a casa...

## Mas, se o mosquito já te pegou e você tá com aquela baita coceira, a solução é molhar o local com um pouco de água e esfregar um pouco de sal de cozinha. A coceira alivia na hora. 
Ou então...
- Esfregue um pedaço de sabão de coco seco ou molhado sobre a pele irritada.
- Coloque um pouco de creme dental sobre a área picada. Isso pode funcionar como mágica para aliviar a coceira. Creme dental que não seja em gel é a melhor opção para este método.
- Coloque uma bolsa de gelo ou cubos de gelo sobre as mordidas. Você deve deixar a bolsa ou os cubos de gelo sobre a área afetada por cerca de 20 minutos.
- Mergulhe uma toalha em água quente (tão quente quanto a sua pela suportar). Pressione a parte molhada da toalha contra a picada. Mantenha-a sobre a picada até você sentir um formigamento na parte afetada. Repita uma ou duas vezes. Isto irá confundir os seus nervos e a coceira irá desaparecer por horas. O calor faz com que toda a produção de histamina (a proteína utilizada pelo organismo para iniciar reações, as quais incluem irritação ou coceira) na pele que circunda a picada seja liberada de uma só vez.

A coceira é causada pela saliva do mosquito, um anticoagulante. Isso faz com que o nosso corpo reaja produzindo histamina, criando uma ligeira coceira ao redor da área mordida, e para as pessoas que são mais sensíveis à picada de mosquito, o tempo de cura pode ser mais longo do que para as pessoas menos sensíveis.
Esses repelentes naturais evitam que o mosquito sugue o sangue humano, e uma vez subnutrido, eles não conseguirão maturar os ovos, realizar a postura, reduzindo com o tempo a sua proliferação... Então fica aí a receita pra vocês. Não vejo problemas de indicar isso aqui, já que não é remédio e não tem nenhuma contraindicação (a menos que você seja alérgico a algum componente, mesmo sendo natural).
Há!.. Colocar telas nas janelas, e não deixar água parada também está valendo, OK!
  

61 comentários:

  1. Oi querida
    Boa ideia... vou anotar para o proximo verao...
    Um abraço.
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao ja pode usar .,...
      Aqui em casa nao para essas pragas

      Excluir
  2. Oi Márcia,

    cuidado com os repelentes caseiros feitos com cravo da índia, casca de laranja, citronela, entre outras coisas. De acordo com a medicina, eles são ineficazes para espantar os insetos.

    Na verdade, esse tipo de repelente vai nos deixar vulneráveis às picadas de insetos transmissores de doenças como dengue, malária, febre amarela, leishmaniose, entre outras.

    Eu tenho usado repelente com Icaridina. Segundo pesquisas, o produto é um promissor princípio ativo que, inclusive, é indicado pela Organização Mundial da Saúde.

    Na pele, a proteção dura cerca de 10 horas. Se acaso você se molhar em rios, cachoeiras, mar, ou se estiver calor e suar muito, o melhor é aplicar o repelente antes.

    O mais legal é que repelente com Icaridina pode ser usado com protetor solar. Mas, é bom aplicar o repelente 30 minutos após passar o protetor.

    Nas roupas: a proteção é de 72 horas ou uma lavagem.

    Caso tenha filhos com idade acima de 2 anos, pode usar repelente com Icaridina. Aplicando o produto no mosquiteiro, a proteção dura 7 dias ou uma lavagem.

    Todo cuidado é pouco, pessoal!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia,
      Obrigada por sua informação, mas o uso informações aqui divulgadas já foram testadas e aprovadas em um programa de TV da Rede Globo bastante conhecido, o “Mais Você”, além dos testes realizados pelo Instituto Fiocruz, e outros sites de pesquisa sobre o assunto.

      Durante as campanhas de vacinação infantil realizada pelo Instituto Fiocruz, velas de andiroba eram produzidas e distribuídas para repelir mosquitos, tinham sua eficácia testada e comprovada.

      Eu mesma e minha família, fazemos uso já algum tempo de alguns dos métodos aqui descritos. A indicação foi dada por um médico naturalista e homeopata do hospital em que trabalho, e tem funcionado perfeitamente durante todo este tempo.

      Com relação ao cravo da índia, ele tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal (a comprovação deste dado encontra-se no site http://pt.wikipedia.org. entre outros).
      Há também na internet, inúmeros relatos sobre o uso destes produtos caseiros (repelentes caseiros), com bons resultados... Assim como há também os que desaprovam,é só uma questão de opinião.

      Contudo, sua informação sobre os repelente com Icaridina, é de grande valia. Sua eficácia e forma de uso foram muito bem explicadas por você... E como já havia dito, agradecemos por sua colaboração e contribuição para com o Blog.

      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
    2. QTO AO REPELENTE CASEIRO COM O CRAVO DA ÍNDIA EU POSSO DIZER QUE É EFICAZ, ALÉM DE USA-LO EU USEI TB NA MINHA CACHORRINHA QUE É ALÉRGICA A PICADA DE PULGAS E TB ESTA SENDO MUITO EFICAZ, EU PREFIRO OS PROCEDIMENTOS CASEIROS DO QUE OS DA MEDICINA

      Excluir
  3. Márcia não tem nada mais desagradável nesse calor estonteante do esse picadas ,como vc bem diz"indesejáveis", né?
    Gostei muito de todas as dicas dadas por ti. Vou tentar fazer essa primeira, pois achei genial. Obrigada por esse post tão oportuno e nada melhor do que natural!!!
    Bjinhos. Re

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcia, bom dia!
    Obrigada pela visita.
    Muito legal o seu blog. É bem eclético. Adorei as dicas!
    Vou sempre pra Ilhabela e Ilha Comprida e sofro com os borrachudos e mutucas...:_)
    Já estou te seguindo.
    Bjs, fique com Deus.
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ola...adorei a sua visita...e adorei essas dicas...já salvei a pagina ..pq aqui...oque mais tem são esses bichinhos chatos!!
    Muito obrigada...e volte sempre,tá?
    Monica..

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas, tenho visto muitos comentários negativos sobre o uso dos cravos como repelente, mas cada pessoa responde de uma maneira às substãncias, por isso o melhor mesmo é testar, usando uma pequena quantidade e observar possíveis reações. Vou fazer para levar para a praia. Tenho usado um repelente em creme com citronela, feito em farmácia de manipulação, mas aumentou muito o preço e acho que é um abuso pagar tanto por um repelente, sendo que posso eu mesma fazer um que funcione. Grata!

    ResponderExcluir
  7. Este verano probaré una de sus propuestas, seguro, a los pequeños de la casa les ataca mucho y a mí también, grrr! odio los mosquitos!!!
    Gracias por los consejos!!
    BSS!!

    ResponderExcluir
  8. Nenhum desses funciona. Estou todo picado!!!

    ResponderExcluir
  9. seria muito bom acabarmos de vez com este problema de Dengue. Vamos torce pela vacina sair antes de 2016!

    ResponderExcluir
  10. acho que os governantes teriam que investir mais na saúde. Cadê a vacina, já que o povo não consegue e não tem controle sobre a praga do mosquito!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, meu e-mail é tilibra.anacleto@gmail.com.

    Por gentileza todas as pesquisas e formulas e compostos para extratos ou óleos que espantam ou mata o mosquito da dengue pode enviar para meu e-mail.
    Tenho um pequeno grupo que estuda o método para combater esta praga que nos cerca a anos.
    Caso a senhora possa me enviar, seria muito bem vindo. Obrigado.
    Detalhe a minha idéia é de distribuir gratuitamente na demanda populacional.

    Exemplo.

    A larva tem uma vida útil de dois anos.
    Se conseguíssemos deixar uma formula consecutiva neste ciclo, em questão de números reduziríamos para menos de 10% a população deste mosquito.

    Meu projeto é muito complexo, mas com fontes novas quem sabe possa me ajudar.
    Fico no aguardo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento isso é tudo o que tenho sobre o assunto. Mas, gostei muito do seu projeto e ficarei feliz em ajudar, e se souber de alguma outra dica te enviarei com certeza.

      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  12. Já alguém experimentou? Encontrei mais algumas noutro site. Será que funciona mesmo?
    Site:http://www.poupaeganha.com/aliviar-picadas-de-insectos/

    ResponderExcluir
  13. Ola...,sempre tive problemas de psoriase no couro cabeludo e no rosto..., fiz esse repelente para minha filha de alcool de cereais, cravo da india e azeite de oliva..., mas a menina não usou..., então borrifei uma vez no rosto e couro cabeludo..., já não tenho aquelas escamas brancas no couro cabeludo e o vermelhidão do rosto se foram..., uso todos os dias após o banho e pra mim valeu a pena..., espero ajudar mais alguem que tenha o mesmo problema aí ok...

    Abraço - Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      Com certeza o seu depoimento será de grande valia para muitos... Muito obrigada.

      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  14. Boa noite; Moro em uma cidade que é rodeada por dois rios, Rio Paranapanema e Rio Paraná. Logo que me mudei para a cidade usava inseticidas e repelentes industrializados para minimizar os pernilongos que são agressivos por aqui, mas depois de alguns meses vi que estava me fazendo mal pois estou grávida de 6 meses, então depois de algumas pesquisas na internet descobri o repelente caseiro de cravo da india assim como a citronela. Hoje utilizo o repelente para espantar os pernilongos e também cultivo em vasos pequenos a citronela dentro da minha casa. Percebi que ainda existem pernilongos mas com muito menos intensidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua visita e seu depoimento.

      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  15. oba adorei as dicas vou fazer com certeza

    ResponderExcluir
  16. EU JA TESTEI E COMPROVEI SUA EFICACIA, ATE MESMO CONTRA BIXO DE PE. NO SITIO QUE FUI COM MEU MARIDO E MINHA CUNHA TEM MUITO, E SO EU NÃO PEGUEI BIXO DE PE TODOS PEGARAM, E BASTANTE BIXO, NÃO FOI UM OU DOIS NÃO, FOI MUITO MESMO. EU USAVA O REPELENTE DE CRAVO EM TODO O CORPO E PRINCIPALMENTE NOS PES, MEU MARIDO NÃO QUIS USAR, FALAVA QUE NÃO IA ADIANTAR, ATE RIU. SE ARREPENDEU. DEPOIS QUEM RIU FUI EU

    ResponderExcluir
  17. a receita de repelente com cravo e muito boa repele mesmo ate bicho de pé

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei as dicas.
    Acabo de passar praticamente a noite em claro pq não consegui dormir com tanta picada, e mesmo com a vela de andiroba, que sempre funciona, dessa vez não deu jeito. Dessa vez a população de mosquitos está maior, até me espantei quando liguei a luz. Mas enfim, vou tentar fazer algumas das dicas, espero que funcione por aqui.

    Ah, vc já viu essa receita?
    http://www.utildicas.com/2012/08/dica-repelente-caseiro-mosquitos-moscas.html
    Achei bem simples, só preciso testar para ver se funciona.

    ResponderExcluir
  19. Sempre coloco cascas de limão no aparelhinho...e resolve bastante...Nós aki em casa temos alergia desses repelentes comprados em farmacias e supermercados.

    ResponderExcluir
  20. Li, fiz, e usei o cravo, deu bom resultado, parabens foi aprovado.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Obrigado pela dica do sal pra acabar com as coceiras. (Acabo de ser devorado pelas fêmeas grávidas dos pernilongos, que devem ter me sugado uns 3 ou 4 litros de sangue).
    Molhei bem as pernas (local dos ataques) e esfreguei um pouco de sal de cozinha, conforme sua dica. Durante pelo menos 1 minuto parece até arder ainda mais.
    .
    Em seguida, vai aliviando até não sentir mais as coceiras... SÓ ALEGRIA!.. MUITO BOA DICA! ... BRIGADÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradeço a você e aos demais Amigos pelos comentários e depoimentos... Muito Obrigada pelo Carinho de TODOS vocês, e volte sempre que quiser, pois é um prazer ter a sua companhia :0)
      Beijos Márcia

      Excluir
  22. Marcia,

    Esse repelente tambem serve para borrachudo, vou para ilhabela e estou preocupado porque por la tem muitos , e posso omar sol apos passar esse repelente.

    ResponderExcluir
  23. Marcia,

    Esse repelente tambem serve para borrachudo, vou para ilhabela e estou preocupado porque por la tem muitos , e posso omar sol apos passar esse repelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estive na IIhabela e ela faz jus ao nome... É um lugar Lindíssimo!!!!!!
      Quanto ao uso desse repelente ao sol, não sei se seria recomendado se for associado ao protetor solar, ou ao bronzeador pode haver alguma reação. Mas sei também, que os pescadores utilização este tipo de repelente para mosquito, e portanto se for utilizar puro sobre a pele limpa acho que não há problema (veja direitinho como utilizar na postagem fiz quanto a distância correta... e veja também outras dicas de repelentes naturais)
      Curta ao Máximo essa Ilha Maravilhosa :D
      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  24. Obrigada pelas dicas, vc é um amorrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelas dicas, vc é um amorrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  26. Minha cunhada fez este repelente contra pernilongos, para meu filho de 10 anos, que é alergico, mas foi muito bom, todos em casa usamos. E vou fazer mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ajudar de alguma forma.
      Obrigada pela visita e por seu depoimento... Volte sempre que quiser, é um prazer ter a companhia de TODAS(OS) vocês, isso que me anima a postar cada vez mais :0)
      Beijos Márcia

      Excluir
  27. Adorei as receitas, são tantos os mosquitos que a gente gasta muito com "venenos", agora vou usar estes repelentes naturais, pois, tenho um bebê em casa e todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  28. Depois da solução estar pronta, quanto tempo ela dura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução de álcool + cravo + e óleo, dura muito tempo se for colocada em vidro bem limpo (de preferência esterilizado), bem tampado e guardado longe da luz e do calor (guarde dentro de um armário)... A que eu fiz tem aproximadamente 6 meses e ainda estou utilizando, e já esta bem no finzinho.
      E de TODAS, a que tem menor duração é a que é feita para a pele das crianças, e o ideal que se faça em pequenas porções como a latinha da foto.
      Volte sempre, e se você gostou do Blog divulgue para os seus Amigos :0)
      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  29. Gostaria de fazer parceria com seu blog. Tem interesse?

    ResponderExcluir
  30. muito obrigada pela luz pois sou alérgica a tudo ate o ar que respiro e onde moro tem muito mosquito estou com o corpo todo marcado + agora sei o que fazer obrigada valeu DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  31. o repelente caseiro contra mosquitos e pernelongos tyem prazo de validade? qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução de álcool + cravo + e óleo, dura muito tempo se for colocada em vidro bem limpo (de preferência esterilizado), bem tampado e guardado longe da luz e do calor (guarde dentro de um armário)... A que eu fiz tem aproximadamente 6 meses e ainda estou utilizando, e já esta bem no finzinho.
      E de TODAS, a que tem menor duração é a que é feita para a pele das crianças, e o ideal que se faça em pequenas porções como a latinha da foto.
      Volte sempre, e se você gostou do Blog divulgue para os seus Amigos :0)
      Atenciosamente:
      Márcia

      Excluir
  32. A casca de laranja no aparelhinho, dura quantas horas.

    ResponderExcluir
  33. Dá para durar umas 6 horas como aromatizador de ambiente além de ajudar a repelir os mosquitos.
    Obrigada pela visita, volte sempre e ajude a divulgar o Blog :0)
    Atenciosamente:
    Márcia

    ResponderExcluir
  34. passei creme dental melhorou um pouco mas depois passei agua para sair

    ResponderExcluir
  35. E para essa tal de asa de palha q toda vez q fico no computador ataca minhas pernas,querida um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Olá
    Aprendi com meu sogro que morou a vida quase toda na roça,a usar,AMÔNIA em picadas de abelha,marimbondos e até mosquitos . Impressionante, a dor passa na hora, a vermelhidão some.
    Outra dica. Aprendi com um cara na Internet, ainda não usei,pois estou aguardando a chegada dos ingredientes. Essência de citronela e óleo de andiroba, meio a meio. Uso, colocar no recipiente usado em tomadas com um vidro acoplado. Segundo o inventor,não fica um mosquito no quarto.
    Comprei o litro da citr o nela a R$79,00 e 50 me de óleo da andiroba por 22,00.
    Rende uma infinidade.

    ResponderExcluir
  37. Tem jeito que çê suga moskito pra tê seu sangue di vorta ... la no ceará nos faiz isso

    ResponderExcluir
  38. Oi Flor,
    Fiz um post sobre mosquistos ontem no meu blog, rssrrs
    Em acsa eu uso limão com cravo e espalho pela casa inteira! Ô bichinho chato viu!! Mas resolve, fica sem moscas, mosquitos e nem pernilongos!!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  39. BOM DIA,

    EU TENHO A FOLHA DE CITRONELA, E GOSTARIA DE FAZER UM REPELENTE LIQUIDO, PARA COLOCAR NAQUELES APARELHINHOS QUE VÃO NA TOMADA.

    ResponderExcluir
  40. Ótimas dicas, aqui onde moro (no Norte), os mosquitos só faltam nos carregar e isso o ano todo, e a gente gasta muito com repelentes industrializados, agora vou fazer o meu, obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Meu caros, tenho uma loja de artigos para festas e esses mosquitinhos que somente chegam no calor não saem de cima de mim e do vidro que fica quente.
    Eles ficam tbm no banheiro.
    Já tentei álcool com cravo da índia e não adiantou....tem alguma solução melhor....

    abs...
    edsontj1971@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta receita eu adquiri há pouco tempo com um amigo farmacêutico que trabalha na Fiocruz.
      Anote a receita:
      Ingredientes
      150 ml de glicerina líquida
      150 ml de tintura de capim-limão, ou citronela
      350 ml de álcool cereais
      350 ml de água destilada

      Modo de Preparo
      Misture todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea.
      Armazene em recipiente esterilizado e use para combater pernilongos e mosquitos.
      Espero ter ajudado... Volte mais vezes, seja uma de nossos seguidores e divulgue o Blog aos Amigos.
      Atenciosamente Márcia

      Excluir
  42. Gostei das dicas dessee post

    ResponderExcluir
  43. Muito interessante, não sabia que colocar casca de laranja naquele aparelhinho poderia funcionar, mas foi uma ótima idéia, e vou testar pra ver. Muito obrigado pelas dicas dadas aqui no site.

    ResponderExcluir