Pesquisa do Blog

3 de fev de 2013

Esquentando os Tamborins

A uma semana do Carnaval, pelo menos 21 blocos desfilam pelas ruas do Rio de Janeiro. O pré-Carnaval na cidade arrasta multidões de foliões desde a segunda semana de janeiro, principalmente para as ruas do centro e da zona sul.

A programação deste final de semana começou na sexta-feira, quando 100 mil pessoas compareceram ao desfile de pré-Carnaval do Cordão da Bola Preta (veja a foto), o maior e mais tradicional bloco da cidade. O "Bola", como é conhecido, desfila desde 1930. O cordão desfilou às 20h e, por mais paradoxal que pareça, teve público reduzido. O público estimado para a data oficial, no sábado de Carnaval, dia 9, é de 2 milhões de pessoas.

Mas, tem mais:
O Domingo, dia 03/02/13, começa com bloco bem cedo.
# O Cordão do Boitatá, outro bastante tradicional na cidade, concentra às 8h na rua do Mercado, no centro do Rio. No desfile oficial, depois do cortejo fica montado um palco. Neste domingo haverá apenas músicos e um estandarte guiando os foliões. Fantasia é uma praxe entre seus admiradores. Não há previsão de público.

# Às 10h três blocos com características diferentes saem pela cidade. O Suvaco de Cristo desfila no Jardim Botânico (zona sul). Assim como o Simpatia É Quase Amor, o "Suvaco" foi um dos que resgatou a folia nas ruas. O bloco enche bastante e a previsão de público é de 40 mil pessoas.

# Em Laranjeiras, zona sul, sai O Gigantes da Lira, que inicialmente era um bloco para os pais levarem seus filhos. Por conta de ser uma opção menos cheia que os outros blocos, passou a ser frequentado por jovens sem filhos. A previsão é de 6.000 foliões.

# O terceiro bloco é O Fogo & Paixão, que desfilará pelo segundo ano consecutivo no Largo de São Francisco, no centro da cidade. O bloco nasceu há um ano e já caiu no gosto do foliões, que vão bastante fantasiados. Uma banda toca músicas bregas e no passado estourou por conta da morte recente do cantor Wando. A estimativa de público é de 2.000 pessoas.

# O Chora Me Liga, sai às 11h, na avenida Atlântica, em Copacabana. O bloco de música sertaneja começou no Leblon e teve que mudar de endereço devido ao sucesso de público. Dez mil pessoas devem comparecer.

# Às 14h tem O Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, sairá pela segunda vez no Pré-Carnaval. Ele desfilará na avenida Rio Branco, a principal do Centro do Rio. Geralmente toca todos os tipos de música e atrai uma multidão. São esperadas 250 mil pessoas.

# O outro bloco é na zona norte. O Timoneiros da Viola desfila no Parque de Madureira às 14 h, em Madureira. O bloco é uma homenagem ao compositor Paulinho da Viola e a bateria é composta por integrantes da escola de Samba Portela. Ele estreou no ano passado e já é bastante reconhecido.

Tem CARNAVAL pra todos os gostos... 
Escolha o ritmo e entre nesta Folia!!!



Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

7 comentários:

  1. O melhor Carnaval do mundo,sem duvida!
    Beijinhos e divirtam-se muito:)

    ResponderExcluir
  2. Que maravilla tiene que ser estar en el carnaval de Rio en persona, estoy con Silvua, el mejor del mundo , besos
    Sofía

    ResponderExcluir
  3. Qué bonito poder estar en los Carnavales de Río, ha de ser todo espectacular, lleno de colorido, música y ganas de pasarlo bien.
    Qué real es el poema de Bertolt Brecht de la entrada anterior, falta unión entre la gente.
    Besos.

    ResponderExcluir
  4. Márcia,
    acho bem legal esses blocos carnavalescos.

    beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o seu blogue mas gostei tanto que fiquei seguidora.
    Beijinho e até amanhã

    ResponderExcluir
  6. Aquí na Bahia o carnaval ferve a partir de quinta e só termina na outra quinta. Parece coisa de doido, é muita gente na rua, eu me recolho tenho até medo de tanta gente junta, mas prá quem gosta é bom. Hoje tenho cautela pela violencia. O suco é tudo de bom. Beijinhos.

    ResponderExcluir