Pesquisa do Blog

5 de jun. de 2013

Pé de Moleque com Aveia - É tempo de Festas Juninas!!!

 
*Existem duas explicações para o termo Festa Junina.  
- A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho.
- Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio à dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Em junho a festança começa no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio (o santo casamenteiro, e é também o dia dos Namorados por aqui) e se encerra no dia 29, Dia de São PedroO ponto mais elevado da festa, no entanto ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João, muito comemorado na região Nordeste do Brasil.

Hoje, cada região tem seu jeito de comemorar a festa, mas uma coisa todas tem em comum: a comilança!

Bolos de milho, curau, pamonha, canjica, tapioca, amendoim, queijadinha, pinhão, farofa, quentão, pipoca, paçoca e pé de moleque são só alguns dos muitos e muitos itens comuns nas mesas juninas pelo Brasil afora. Ufa! Dá-lhe força depois na malhação, né? Aliás, não seria justo que tudo que a gente comesse em junho não engordasse? Os santos bem que podiam dar essa forcinha pra gente, não é mesmo? ;)

Bom… mas enquanto isso não acontece (sonha, Alice!..), dá pra deixar alguns pratos da festa, se não menos calóricos, pelo menos mais nutritivos, como esse pé de moleque com aveia…

 Pé de Moleque com Aveia

Ingredientes:
2 colheres de sopa de margarina
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de mel
2 xícaras de aveia (eu usei a aveia em flocos finos VITÃO)
1/2 xícara de amendoim torrado sem casca

Modo de preparo:
Unte uma forma refratária de 18 cm. Leve ao fogo o açúcar, a manteiga e o mel até dissolver. Tire do fogo e junte a aveia e os amendoins. Mexa bem. Derrame a mistura na forma e leve ao forno em 190ºC por 25 minutos, até ficar dourado e começar a borbulhar nas beiradas. Deixe esfriar na própria forma durante 5 minutos. Corte com uma faca afiada, marcando os quadrados. Deixe esfriar completamente e quebre os quadradinhos.


Fonte:http://www.blogdautilplast.com.br

24 comentários:

  1. Eeba, adoro pé de moleque, mais nutritivo melhor ainda!
    Bem, adoro todos os docinhos com amendoim, rsrs...
    Legal saber a origem das festas juninas, valeu!

    bjs,
    Rosa

    ResponderExcluir
  2. Adoro pé de moleque Márcia e todas essas tentações das festas juninas, esse pé de moleque ficou uma delícia, adorei!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A melhor festa do ano, adoro.


    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OBÁ, EU GOSTO MUITO DE FESTA JUNINA E DE PÉ DE MOLEQUE!
    Bjs Vilma :)

    ResponderExcluir
  5. Una buena receta para unas buenas fiestas!!
    Besos

    ResponderExcluir
  6. Se ven muy crujientes, ideales para celebrar las fiestas del mes de Junio.
    Besos.

    ResponderExcluir
  7. amooo pé de moleque, ótima receita!! bjos
    http://menudabelez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me llevo un trocito de ese rico dulce, se ve delicioso, besos
    Sofía

    ResponderExcluir
  9. oi Márcia ficou com carinha de quero maisssssss um pedaço bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  10. Márcia, pé de moleque é bom demais... amo, o seu ficou maravilhoso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  11. eu amoo cozinhar , vo tentar fazer para meu namorado *-*
    amei seu cantinho tantas receitas gostosas, e além do nome super criativo do blog rs
    já estou seguindo aqui *--*
    segue la meu cantinho pra ajudar?*-* beijoooos
    http://lollimundodeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Márcia:)

    Esse pé de moleque deve ser uma delícia! Adorava provar:)
    Aqui em Portugal nas festas dos Santos não tem grande tradição nos doces mas sim na sardinha assada:) E Eu adoro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente eu gosto muito de festas juninas sempre dancei na escola, amava aqueles vestidos tudo era festa,
    Agora menina a essa hora mostrar pé de moleque hummm é judiação rsssseu adoroooooo
    nhac, nhac nhac delicia
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/
    https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser
    Bjim e boa dia

    ResponderExcluir
  14. Que delícia!!!Amo festas Juninas,e aqui no nordeste então é bom demais!!!
    Bjus Márcia

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da receita e achei piada ao nome "pé de moleque" :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  16. Amei esse pé de moleque...
    Delicinha...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Hmmm, adorei a receita, acho que vou me arriscar a fazer, hehehe.
    História com Quadrinhos
    Facebook

    ResponderExcluir
  18. Hummmmmm
    Menina.. que coisa mais deliciosa..
    Fiquei aqui agora só babando..

    Bom demais da conta..

    Beijinhos e uma tarde lindona viu?

    ResponderExcluir
  19. amo pé de moleque

    adorei essa receita, super diferente

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Birbirimizi anlamiyoruz belki ama cok guzel gorunuyorlar eminim lezzetleride oyledur eline saglik sevgilerr;)

    ResponderExcluir