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30 de set de 2013

Geladeira Saudável

Sempre dizemos que na segunda-feira, iremos começar aquela tão esperada dieta... Ei, acorda, hoje é segunda-feira!!!!
E que tal, ao invés de fazer uma dieta, você iniciar uma mudança de hábitos?

Estou voltando da consulta com a minha endocrinologista, e ela me disse que deveríamos nos alimentar da seguinte forma: Tomar o café da manhã como uma rainha, almoçar como uma ledy, lanchar como uma plebeia e  jantar como uma mendiga. E se abastecer a geladeira com os alimentos certos, assaltá-la não será motivo de tanta culpa.

  

É incrível: toda vez que a gente se propõe a perder peso, a geladeira de casa passa a exercer uma atração infinitamente maior do que a de costume (o mesmo vale para os armários, repletos de biscoitos recheados entre outros) — sem perceber, lá estamos nós espiando o que tem dentro da danada para beliscar. Mas no lugar de travar uma batalha insana contra ela, transforme-a numa aliada. Se souber preenchê-la só com alimentos saudáveis e pouco calóricos, não vai se expor à tentação de traçar o sorvete de chocolate que está ali dando sopa ou passar à base de pizza congelada por falta de opções mais leves. Do querido pão do café da manhã à sobremesa do jantar, você pode encher as prateleiras exclusivamente de comidas do bem sem sacrificar seus desejos.

Variedade no recheio da geladeira é fundamental. “Monotonia no sabor e na textura dos alimentos afasta as garotas do objetivo de enxugar os excessos na balança”, diz o nutricionista Leonardo Haus, do Rio de Janeiro, que orienta a introduzir toda semana um alimento inédito no cardápio. “Com isso, você desenvolve o gosto por sabores diferentes e a possibilidade de consumir todos os nutrientes que precisa é maior”, completa. 
Se preferir ir ao supermercado com uma lista pronta, legal. Mas procure fazer algumas mudanças — pegue uma fruta que você não come faz tempo ou um produto light novo e gostoso. Sim, existe prazer na comida saudável — a indústria de alimentos sacou isso e sempre coloca um montão de produtos com esse perfil nas gôndolas.

Uma boa sugestão para facilitar as compras é organizá-la por refeição.
- Frutas, pão e torrada integral, queijo branco, cream cheese, iogurte ou leite desnatado são itens básicos e rendem um café da manhã completo.
- Os semi-prontos são alternativas práticas para o almoço e o jantar, especialmente se você vive correndo e não sabe cozinhar, ou para aquele dia que você nem quer cozinhar. E tem várias opções que combinam com sua dieta. “Hambúrguer e salsicha de carne magra são fáceis de preparar e pouco calóricos”, sugere a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo.
- As hortaliças são fontes de fibras, vitaminas e minerais e, portanto, nem pense em dispensá-las. Se você tem preguiça ou falta tempo para lavar e picar, use a estratégia de comprar as folhas higienizadas e os legumes sem casca, cortados ou raladinhos “Eles duram menos, custam mais caro e perdem parte dos nutrientes, porém, aumentam a chance da gente consumi-los mais vezes na semana. E convenhamos, isso é melhor do que comer verduras e legumes esporadicamente”, diz Cynthia.... Chester e queijo light fatiados são perfeitos para um lanche rápido.

Para completar a compra, escolha dois ou três sucos sem açúcar e que forneçam vitaminas e minerais sem que você tenha o trabalho de espremer as frutas. Também compensa investir em chá light, água-de-coco e água mineral para manter o corpo bem hidratado. E, por fim, procure três ou quatro sobremesas magras — elas dão uma boa segurada na vontade de comer doce de verdade, aqueles carregados de açúcar. Geladeira completa, o próximo passo é distribuir bem as refeições (de quatro a seis por dia, incluindo os lanches) e combinar certo os alimentos.
                                                                                                             (Fonte: Revista Boa Forma)                                                                                    
Vejamos então: 
- Para evitar TODO esse dilema e culpa, o ideal seria  fazer uma lista antes de ir ao mercado, mas nunca deixe para escrevê-la com fome, ou não haverá papel suficiente... Kkkkkkkkkk 
- Existem várias opções que podem ser armazenadas em casa sem que tenhamos que nos preocupar com o número de calorias: abobrinha, aipo, alface, berinjela, chuchu, ,cereja, peito de frango, água, leite desnatado são algumas delas. 
- Procure rechear a geladeira com itens poucos calóricos... A relação desses produtos é enorme, e você deve saber bem do que estamos falando.

De certa maneira, podemos dizer que existe a seguinte equação: cozinha saudável é igual a corpo sadio.
E para finalizar, encontrei essa imagem na Net que nos mostra "Como Organizar os Alimentos em sua Geladeira"... Até a próxima!!!




23 comentários:

  1. Adorei as dicas Márcia querida, bjs e uma semana linda p/ vc, Ana ;).

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  2. Oi Márcia, gostei muito das suas dicas. A imagem da geladeira sobre armazenamento é muito importante para mantermos os alimentos em bom estado e bem conservados.

    Abraços. Fabiana.

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  3. Ohh, garota! Preciso ! "Tomar o café da manhã como uma rainha, almoçar como uma ledy, lanchar como uma plebeia e jantar como uma mendiga" kkk na verdade preciso de muiiiitas mudanças. Valeu, querida

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    1. Como eu disse, tenho de entrar nessa, mas a verdade é que atualmente tenho feito TUDO isso literalmente ao contrário... :0(

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  4. Ótimas dicas!
    Alimentação saudável é uma preciosidade para nossa saúde.
    Pena que muitas vezes deixamos a desejar.
    Bjs

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  5. Adorei as dicas querida!!!!

    Mudança de hábito é tudo né??
    Boa sorte por aí!!! rsrs

    Beijocas
    Andressa
    http://www.pimentasdocepimentas.blogspot.com.br

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  6. ótima dica Márcia! muitas vezes esses pequenos detalhes passam desapercebido rsrs bjus*

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  7. Minha geladeira tem muita fruta e verduras acho que estou fazendo certinho nesse caso, mais colorida melhor não é, claro dependendo doo que está dentro.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

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  8. Márcia,
    iniciar a semana com estas belas sugestões, bom demais!

    Bjs

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  9. Curioso... hj comecei tb uma dieta.
    Beijinho
    Selene

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  10. Olá, adorei as dicas, aqui em casa tento ao máximo não comprar "porcarias" só no fim de semana mesmo, assim fica mais fácil resistir as tentações e levar uma alimentação mais saudável! Bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

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  11. Olá Márcia,
    Excelentes dicas. A imagem é muito elucidativa. Boa sorte para a reeducação alimentar.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

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  12. Ótimas sugestões,amigas, embora nem sempre fáceis de seguir ;)
    Bjn
    Márcia

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    1. Tem toda razão, ainda mais quando se é a única a entrar na dieta (ou melhor dizendo "Mudança Alimentar") em casa... São tantas as TENTAÇÕES... Huuuuuuuuummmmmmm!!!!
      Mas eu vou tentar, afinal de contas é por uma boa causa.
      Beijos.

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  13. Óptimas dicas!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

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  14. Parabéns pelo blog. Jesus te ama
    "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
    Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
    Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
    O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
    Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

    João 10:7-11"

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  15. huuummmmm!!! Adorei o Blog, Ótimas dicas, Excelentes receitas, Não saio mais daqui!! rsrs

    http://estilosaperua.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/estilosaperua

    Beijos
    Amanda Bullo

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  16. Belas dicas Márcia, são sempre úteis
    obrigada :)
    Bjns
    Isabel

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  17. Olá Márcia, que dicas maravilhosas, aprendi muito, as vezes deixamos as coisas passarem batido, mas com estas dias excelentes vou aprender muito! Obrigada por compartilhar! Bjo

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  18. Oi Márcia, muito boas dicas, realmente alimentar-se bem passa por ter os alimentos certos na geleira. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

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