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14 de set de 2016

O Uso de Compressas Frias e Quentes Contra a Inflamação

Batida, lesão, inchaçovermelhidão: será que não existe uma receitinha caseira para aliviar a dor e prevenir a inflamação?
As compressas quente e fria podem ser excelentes analgésicos locais: diminuem o inchaço e facilitam a circulação do sangue na região afetada. O resultado pode ser quase imediato! Neste artigo, mostramos para você qual das compressas pode ser usada para o seu problema e quais cuidados é preciso tomar com elas.

Compressa fria
A compressa fria é ideal após quedaspancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o trauma.
Este tipo de trauma pode romper alguns vasos, deixando vazar sangue (formando hematomas que causam vermelhidão) ou linfa (formando edemas que causam inchaço). A compressa fria faz os vasos se contraírem, propiciando uma diminuição nos fluidos e acúmulos de líquido.

Modo de fazer:
- Você precisa de água gelada, de uma bolsa de plástico (vendida em farmácia) ou de um pano de mesa (ou flanela), se não encontrar a bolsa. 
- Coloque a água gelada na bolsa envolta em um pano ou umedeça o pano com água gelada e em seguida torça-o bem. 
Coloque a bolsa ou o pano sobre a região afetada do corpo por 5 minutos. 
- Repita este procedimento três vezes ao dia.

Compressa quente
A compressa quente é importante em situações infecciosas como pus, furúnculo, terçol, etc. Ajuda a diminuir os edemas e hematomas que se formaram até 48 h após o trauma. A água quente tem uma função contrária à da fria: dilata os vasos, facilitando a circulação do sangue. Esse efeito diminui o processo inflamatório.
A compressa quente proporciona também relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar dores como torcicolos. Pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como dor de dente e cólicas abdominais provocadas pela TPM.

Modo de fazer:
- Primeiro, aqueça a água. 
- Quando começar a ferver, coloque-a em uma bolsa térmica (encontrada em farmácia), ou umedeça um pano com água quente e em seguida torça-o bem. 
- Coloque o pano ou a bolsa envolta em um pano sobre o local afetado por 5 minutos. 
- Repita o procedimento três vezes ao dia.

Cuidados importantes:
Fique sempre atenta com o uso da compressa quente e fria. Apesar de criar um real alívio, ambas podem machucar as peles sensíveis e, dependendo da temperatura, podem provocar queimaduras. Portanto, respeite bem os tempos de aplicação indicados acima e sempre teste a temperatura do pano ou da bolsa de água em uma pequena parte do corpo antes da aplicação na parte afetada.
Lembre-se também que o uso de compressa não substitui uma consulta médica. Se o seu problema não melhorar no dia seguinte ao uso da compressa, direcione-se a um especialista que recomendará os cuidados necessários.



Fonte: Artigo escrito com a consultoria de Jó Ferreira, Terapeuta Corporal Sistêmico

2 comentários:

  1. Márcia...dicas bem importantes!!!
    Bj

    Espreite a sugestão:
    http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/09/empada-de-soja.html

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  2. Amei seu post, parabéns!
    Já estou seguindo seu blog rs
    Dá uma passadinha lá no meu cantinho, tem postagem nova.
    Obrigado!!

    http://curiosidadegerasaber.blogspot.com.br/

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