Pesquisa do Blog

23 de mai de 2017

Joguinho com Material Reciclado - Totó/Pebolim

Super simples de fazer
Neste artesanato com caixa de sapato você irá aprender a construir uma mesa de pebolim ou totó (como a brincadeira é conhecida a em algumas regiões do país). Temos certeza que a criançada vai amar ter uma mesa como está para se divertir, e o seu passo a passo é tão simples, que elas mesmas podem confeccionar as suas. 
O jogo de pebolim além de ser muito divertido é uma ótima opção para o desenvolvimento da coordenação motora e também uma ótima ajuda para se aprender princípios como a cooperação, competitividade e trabalho em equipe. Ou seja, é um bom exercício para pessoas de qualquer idade.

É como se fosse um mini jogo de futebol: para jogar basta posicionar a bola no centro da caixa, e o objetivo é fazer um gol no adversário movimentando as varetas correspondente a fileira de jogadores do time (os jogadores neste caso são os pregadores de roupa)

Material necessário:
Caixa de sapato
Varetas de madeira sem ponta
Pregadores de roupa de madeira
Estilete
Furador
Canetinha
Régua
Cola quente
Papel estampado para revestir a caixa
Fita adesiva transparente, ou fita crepe
Tinta spray
Bola de ping-pong


Como fazer:
- Em primeiro lugar, determine onde você irá posicionar as as varetas com os pregadores de roupas que serão os nossos jogadores (foto 1, coloque alternados os pregadores da primeira vareta em relação a vareta seguinte). 
- Na imagem foram colocados 2 goleiros na vareta próximo a extremidade da caixa, e mais 3 jogadores em cada vareta do meio (repita tudo igualmente para fazer o outro time). Assim cada jogador irá manusear apenas duas varetas por vez. 
- Feito isso, marque com a canetinha onde você irá fazer os furos nas laterais da caixa para passar as varetas. Lembre-se que as varetas devem ficar posicionadas de forma que os pregadores não se encostem ao fundo da caixa
- Na imagem acima você pode ver onde foram feitos os buracos na primeira lateral da caixa com o furador e demarcados com a canetinha onde serão feitos os buracos na segunda lateral (observe as duas últimas fotos).
 - Após fazer os furos em ambas laterais da caixa de sapato, encaixe as varetas e posicione os pregadores novamente, assim como está retratado na imagem abaixo. Demarque, com a canetinha, onde ficaram posicionados os pregadores, pois você precisará removê-los para fixá-los com a cola quente.
- Retire as varetas que estão encaixadas nos furos feitos na caixa. Coloque os pregadores de roupa nas varetas onde foram feitas as demarcações anteriormente.
- Pegue as varetas com os pregadores já posicionados e pinte usando a tinta spray (veja as fotos acima). Use duas cores diferentes, uma para cada time (se não quiser pintar, minha sugestão é colocar canudinhos de refresco nas varetas de cor diferente para cada time, e decorar os pregadores como quiser para diferenciar cada time, Ok!)
- Revista a caixa de sapato com o papel estampado e fixe as bordas do papel com a fita adesiva transparente, ou fita crepe.
-  Corte o gol em cada extremidade da caixa. Desenhe um retângulo em cada ponta com ajuda da régua e depois corte com o estilete ou tesoura.
- Encaixe as varetas novamente nos furos, cole com cola quente os pregadores nas posições demarcadas, e jogue a bolinha de ping-pong para iniciar a diversão.
(na foto acima as varetas foram revestidas de canudinhos, observe que aqui posicionamos 1 goleiro para cada time, o que deixa o jogo um pouco mais difícil)
E agora a sua mesa de pebolim artesanal já está pronta para ser usufruída pela criançada 
 DIVIRTAM-SE!


Fonte: U Creat

Um comentário:

  1. Que lindas sugestões,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir