Pesquisa do Blog

16 de mai de 2017

Shakshuka - Ovos ao Molho de Tomate

Shakshuka (ou shakshouka, a grafia pode variar) é um prato originalmente da Tunísia que se tornou muito popular em todo o Oriente Médio e consiste basicamente de ovos cozidos em um molho grosso de tomate. 
Não se deixe enganar pela descrição simples achando que é um prato mais ou menos (meu marido também não botou muita fé antes de comer) shakshuka é um prato surpreendente, um molho espesso e bem temperado salpicado com a suavidade das claras e a cremosidade da gema. Daí você pega tudo isso e serve com um naco de pão quentinho e se transforma na pessoa mais feliz do mundo porque descobriu um novo prato preferido. Sério, aconteceu aqui em casa e vai acontecer com você também.

Ingredientes:
1 cebola grande
1 pimentão grande
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de páprica
1 pitada de pimenta caiena
Molho de pimenta (tipo Tabasco) a gosto
1 lata de tomate pelado, ou molho de tomate de boa qualidade de sua preferência
6 ovos
Salsinha
Queijo parmesão
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 200 graus.
- Corte a cebola e o pimentão em fatias e pique bem o alho. Separe uma frigideira que possa ir ao forno e aqueça o azeite.
Obs.: Para que a sua frigideira possa ir ao forno, ela precisa ser feita inteira de metal e não pode ter nenhuma parte de plástico, inclusive no cabo. Se você não tiver nenhuma frigideira assim em casa, não desista! Eu te ajudo. Você pode fazer o molho na frigideira e depois transferir para uma forma antes de levar ao forno. Combinado? 
Mas, se você não quiser levar ao forno, a sugestão do nosso Blog é que você deixe o fogo bem baixinho quando colocar os ovos, e que tampe completamente a frigideira (uma tampa de vidro seria o ideal neste caso), mas fique de olho para não queimar (talvez seja necessário desligar o fogo e continuar com a frigideira tampada por mais alguns minutos, para que a gema fique mais durinha e atinja a consistência desejada), Ok.  
- Salteie a cebola e o pimentão até a cebola ficar transparente. Adicione o alho, o cominho, a páprica, a pimenta caiena e misture por 1 ou 2 minutos. Adicione todo o tomate e o líquido da lata e cozinhe por cerca de 10 minutos, até o molho ficar bem espesso. Prove o molho e tempere com sal e pimenta do reino. Adicione o molho de pimenta a gosto.
- Se você vai transferir para uma forma, agora é a hora. Transfira todo o seu molho para uma forma ou um refratário que possa ir ao forno e prossiga.
- Com uma colher, faça 6 cavidades no molho para colocar os ovos (não precisa ficar perfeito não, é só para dar uma ajuda aos ovos). Com cuidado, quebre um ovo dentro de cada cavidade. Tempere cada ovo com um pouquinho de sal e leve ao forno por 7 a 10 minutos. Lembre-se que quando a shakshuka sair do forno, o ovo continua cozinhando no calor residual do molho, então se você gostar de gema mole, não deixe passar de 7 minutos, 10 minutos é para os amantes de gema dura.
- Assim que sair do forno, salpique salsinha e queijo parmesão ralado sobre a shakshuka. 
- Sirva imediatamente com pão para acompanhar, ou sirva acompanhado de arroz branco soltinho e uma saladinha de folhas.


Fonte: Xícara de Chá

Um comentário: